5 cuidados com a pele oleosa que você precisa ter no dia a dia

6 minutos para ler

Poros dilatados, espinhas, acne, brilho excessivo: você sofre com esses problemas? 😟 Não sem motivo: o clima tropical do nosso país contribui muito para que as pessoas tenham a pele com mais sebo que o normal.

Com tantas particularidades, é preciso prestar muita atenção à rotina de cuidados com a pele oleosa. A boa notícia é que, com alguns truques e os produtos certos, é possível contornar essa situação e desfilar por aí com uma pele perfeita, sempre lisinha e sedosa! 🤩

Quer saber como? Então, continue lendo este artigo que preparamos para você com as dicas mais valiosas sobre o tema! 😉

1. Identifique o seu tipo de pele

O primeiro passo para cuidar bem do seu rosto é saber, exatamente, qual é o seu tipo de pele: oleosa ou mista. Afinal, embora compartilhem algumas características parecidas, cada uma exige cuidados específicos. Entenda a diferença entre elas:

  • pele mista — apresenta bastante oleosidade na região T (testa, nariz e queixo). Os poros são dilatados, com acne e excesso de brilho nessa área. Nas demais partes do rosto, a pele é normal ou ressecada e opaca;

  • pele oleosa — tem bastante oleosidade em todas as regiões do rosto, tornando os poros bem visíveis e dilatados. Também tem um brilho excessivo e predisposição à acne, principalmente os cravinhos.

Em resumo, se a oleosidade ocorre também nas suas bochechas, no contorno do rosto e ao redor dos olhos, a sua pele é considerada oleosa, e não mista.

2. Limpe-a corretamente

Sem dúvida, um dos principais cuidados com a pele oleosa é a limpeza. Um sabonete comum não é o suficiente para retirar todas as impurezas dos poros, como resíduos de poluição, sebo e maquiagem. 💋💄 Esse tipo de cútis requer uma higienização profunda, então, o ideal é utilizar um gel de limpeza facial.

O Gentle Cleanser Pro-Aging da BEYOUNG pode ser usado em todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. Em contato com a água, ele é transformado em uma espuma cremosa com alto poder de limpeza, que remove todas as impurezas, a oleosidade e a poluição. Além disso, ainda apresenta outros benefícios:

  • mantém a pele naturalmente hidratada, porque restaura a funcionalidade da barreira cutânea;

  • pode ser usado diariamente;

  • tem efeitos antioxidantes devido ao peptídeo de cobre presente na fórmula, melhorando e remodelando a pele;

  • estimula a síntese de elastina e colágeno;

  • deixa a pele com toque suave e seco;

  • promove o crescimento de células de queratina;

  • é hipoalergênico;

  • é oftalmo e dermatologicamente testado e aprovado.

Com tudo isso, além de ser ótimo para a limpeza ele ainda age como um tratamento, deixando a sua pele bem hidratada, suave e lisinha, com aspecto mais jovem! 😀 Mas há ainda outro item simplesmente maravilhoso para controlar a oleosidade da pele: a água micelar (também oferecida pela BEYOUNG).

Alguns produtos indicados por aí retiram todo o sebo da superfície da derme, o que a deixa ressacada e pode até causar rachaduras.😯 Mas a água micelar retira apenas o excesso, deixando a pele hidratada 💦 na medida certa, e com o tão desejado efeito matte. Ela também tonifica a pele, impedindo a proliferação de micro-organismos e diminuindo a acne (tanto cravinhos quanto espinhas) e mancha.

Outra grande vantagem é que ela substitui os demaquilantes 💄 — os mais tradicionais deles contêm óleo em sua formulação, que agrava o problema da pele oleosa. Entre os maiores benefícios da água micelar estão:

  • purifica a derme;

  • tonifica a pele, deixando o rosto sequinho;

  • limpa profundamente, retirando todos os resíduos de poluição, óleo e maquiagem;

  • controla a oleosidade, deixando o seu rosto como um pêssego. 🍑

3. Não deixe de hidratar a pele

Todas os tipos de pele precisam de hidratação, inclusive as oleosas. Devido ao seu aspecto brilhante, muitas pessoas supõem que não há necessidade nesse caso, o que é um grande erro. Na verdade, grande parte desse sebo produzido pela derme é justamente uma tentativa de mantê-la bem hidratada.

Quando a hidratação está em dia e na medida correta, o corpo entende que não é preciso que as glândulas sebáceas produzam mais óleo. Para isso, porém, é preciso utilizar um hidratante específico, que deve ser aplicado após a água micelar. Sua textura ideal é a de gel ou sérum, e a fórmula deve ser oil-free.

4. Fuja da água quente

Lavar o rosto na água quente ajuda o processo de produção de sebo. Isso também vale para banhos muito quentes e demorados, ok? 🛁🚿

Essa temperatura elevada causa o ressecamento na pele, fazendo o organismo entender que é preciso produzir mais óleo para reidratá-la. Sendo assim, a água deve estar, no máximo, a 37°C. O mais recomendado é finalizar as lavagens com água fria, pois ela ajuda a fechar os poros.

5. Não se esqueça do primer

O primer é um produto cuja função é fechar os poros, nivelar pequenos sulcos, preparar a pele para receber a maquiagem e controlar a oleosidade. Além disso, o BEYOUNG Studio Primer tem efeito matificante, deixando o seu rosto sequinho e aveludado 😍. Veja o que ele faz pela sua pele:

  • prolonga a duração da maquiagem;

  • uniformiza a textura da pele;

  • reduz a aparência de rugas e linhas de expressão;

  • melhora a elasticidade;

  • fecha os poros;

  • controla a oleosidade, deixando a pele com efeito matte;

  • mantém a pele naturalmente hidratada e macia;

  • tem efeito lifting instantâneo;

  • é hipoalergênico.

Com tudo isso, ele cria uma película sobre a pele, garantindo que ela fique perfeita para receber a maquiagem. No geral, a oleosidade não deixa a make durar, fazendo-a escorrer e borrar com o tempo — mas o primer garante que ela fique perfeita o dia todo, sem craquelar.

Por criar uma barreira no rosto, ele também não permite que partículas entrem nos poros, obstruindo-os e gerando os terríveis pontinhos pretos. Assim, além de deixar a pele ainda mais bonita, você a protege contra os agentes externos causadores da oleosidade!

Bom, como você viu, os cuidados com a pele oleosa são bastante simples e fáceis de serem incorporados na sua rotina. Basta ter disciplina e utilizar sempre os produtos adequados! Então, não deixe de seguir as dicas que apresentamos: assim, você terá uma pele perfeita, sem brilho e livre das espinhas e cravos. 😉

E já que o assunto é cuidado e proteção da pele do rosto, não deixe de ler também nosso artigo sobre a importância de usar o protetor solar diariamente! 😊

 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-