6 tratamentos de beleza para fazer em casa!

17 minutos para ler

Os tratamentos de beleza são muito importantes para a manutenção da autoestima e, inclusive, da saúde. Afinal, ter uma pele impecável é o desejo da maioria das mulheres, até as que não são tão vaidosas assim. Mas visitar uma clínica de estética constantemente pode ser um pouco oneroso 💲, não é?

Por esse motivo, os tratamentos caseiros têm bastante procura. É lógico que não são todos que podem ser realizados sem a ajuda de um profissional, mas alguns cuidados básicos e, é claro, com os produtos adequados ajudam a manter a pele jovem e sadia 💁‍, mesmo quando realizados no conforto do seu lar.

Quer saber como se cuidar sozinha sem medo? Então, continue a leitura deste artigo, porque trouxemos informações completas sobre o assunto!

Quais tratamentos de beleza podem ser realizados em casa?

Sem mais delongas, vamos direto ao que interessa! A seguir, listamos os tratamentos de beleza mais comuns que você pode fazer em casa sem nenhum problema. Essas dicas vão deixá-la ainda mais linda e bem consigo mesma. Vamos lá?

1. Clareamento de axilas e virilhas

O escurecimento das axilas se deve, normalmente, as inflamações causadas pela depilação com cera ou lâmina ou, então, pelo uso de desodorantes muito secos.

Quando o ato de depilar essa região faz com que o local fique vermelho, significa que foi dado início a um processo inflamatório que ocorre depois que a pele sofre algum tipo de trauma. Isso leva a uma hipercromia pós-inflamatória, que nada mais é que o escurecimento da axila.

Já no caso das virilhas, o principal causador do escurecimento é o atrito, pois essa região é localizada em uma área “dobrada” do corpo. Além disso, o escurecimento também pode ser causado por micoses que se desenvolvem devido ao calor e à umidade da região.

Sem contar da depilação que, nesse caso, proporciona os mesmos efeitos mencionados na axila. A maioria das pessoas sentem-se incomodadas com a cor dessas regiões e, por isso, ficam constrangidas ao usar roupas que as deixam mais à vontade, como as de estilo alcinha ou regata.

Portanto, é muito importante tomar algumas atitudes para reduzir esse problema. Alguns componentes são muito eficazes em deixar essas regiões mais claras, como a hidroquinona, a vitamina C e a niacinamida.

Além desse benefício, eles também fazem muito bem para a sua pele, livrando-a de sinais indesejados.

Como fazer?

Uma maneira eficiente de clarear virilhas e axilas é usar a argila branca. Ela é bastante utilizada em tratamentos estéticos, pois apresenta resultados satisfatórios. Por ser um produto natural de origem mineral composta por sílica, água e óxido de alumínio, ela se torna muito útil no clareamento das axilas e virilhas.

Além disso, a argila branca consegue absorver a oleosidade da pele sem desidratá-la. O resultado é uma ação suavizante e cicatrizante. Para colocar a receita em prática, você precisará de:

  • duas colheres de água;
  • uma colher de sopa de argila branca;
  • três gotas de óleo essencial de laranja.

Misture todos esses ingredientes em um recipiente até formar uma pasta uniforme. Aplique sob a região escurecida e aguarde 15 minutos. Depois, é só lavar.

Ah, duas dicas importantes: use desodorantes que não apresentem álcool em sua composição e faça uso contínuo do protetor solar, já que o sol intensifica o problema — principalmente se você mora em regiões litorâneas e tem o costume de frequentar praias e piscinas.

2. Hidratação da pele

Independentemente da estação do ano, a sua pele merece uma série de cuidados para evitar diversos tipos de problemas. Além de ser o maior órgão do corpo humano, a pele também é a primeira camada protetora do organismo. Ela impede a entrada de substâncias nocivas e microrganismos que resultam em alergias.

A hidratação é indispensável para o bem-estar da pele, pois quando ela é hidratada se torna ainda mais resistente aos agentes externos, como a poluição, o frio e o vento. Quando ocorre a desidratação, a pele não consegue fortalecer a barreira contra esses fatores.

No caso das peles oleosas, a hidratação se faz ainda mais importante. Isso porque, do contrário, os níveis de oleosidade aumentarão. A pele também pode ficar opaca, áspera, com tendência à descamação e sem elasticidade, pois perde suas propriedades biológicas, biomecânicas e, também, estéticas.

Por fim, é válido ressaltar que é a hidratação que ajuda a combater a degradação do colágeno, a diminuição da firmeza e a perda de elasticidade e, para completar, contribui para evitar o aparecimento de manchas.

Como fazer?

O primeiro passo para garantir uma boa hidratação da pele é consumir muita água — no mínimo, dois litros por dia —, pois você precisa cuidar dela de dentro para fora também.

Caso não tenha o costume de beber essa quantidade de água diariamente, vale a pena criar hábitos que lhe induzam a fazer isso, como andar com uma garrafinha de água por onde você for (no carro, na bolsa, na mesa do escritório etc.). Se achar necessário, compre uma garrafinha personalizada para ter mais motivação.

Mas além da ingestão de líquidos, o uso de hidratantes é indispensável, pois seus componentes são muito eficientes contra os efeitos do sol e da poluição. Esses produtos podem ser usados com outros componentes que ajudam a trazer ótimos resultados para a pele. Veja um exemplo:

  • 20 gotas de óleo essencial de gerânio;
  • 50 ml de creme hidratante (de sua preferência);
  • 25 ml de óleo de prímula.

Misture todos eles em um recipiente e, de preferência após o banho, aplique a mistura sobre todo o corpo com movimentos suaves e circulares.

3. Clareamento de manchas no rosto

As manchas no rosto são um verdadeiro tormento para as pessoas. Elas interferem diretamente na estética de uma mulher e mexem muito com a autoestima e o bem-estar.

Geralmente, essas manchas estão relacionadas à exposição solar, mas existem outros fatores que incentivam o aparecimento delas, como a predisposição genética, a gravidez, as alterações hormonais, os distúrbios da tireoide, as dietas descontroladas, a menopausa etc.

Mas por que elas aparecem? Quando os melanócitos produzem melanina em excesso, devido aos estímulos normais (como os raios solares), as manchas aparecem. Nesse momento, o pigmento na região que está danificada se acumula, o que favorece o escurecimento da pele.

As manchas podem atingir somente a epiderme (superfície da pele), mas, em alguns casos, chegam até a derme (camada mais profunda). Podem até mesmo atacar ambas — nesse caso, o tratamento é ainda mais difícil.

Como fazer?

Para se livrar das temidas manchas na pele, você pode tomar algumas ações simples que vão ajudar a melhorar a sua autoestima e livrá-la desse escurecimento. O leite de colônia ou leite de rosas, por exemplo, desinfeta e limpa a pele, seca as espinhas — que também são responsáveis pelo surgimento das manchas — e torna o tom mais uniforme.

Já a loção clareadora é muito eficaz contra as manchas causadas pela catapora, queimaduras e pelo sol. Para completar, você pode usar um creme que também colabore para o clareamento.

Agora, você já deve ter lido sobre o uso de bicarbonato de sódio e água oxigenada para eliminar o escurecimento da pele, não é? Apesar de indicados por muita gente, esses elementos devem ser dispensados, pois são responsáveis por irritações e não trazem resultados permanentes.

Os cuidados com a pele do rosto precisam ser diários e fazer parte da sua rotina. Não se esqueça de uma boa limpeza e hidratação antes de dormir, mesmo que esteja com muito sono, hein? Ah, como você já deve imaginar, o uso do protetor solar é indispensável, até em dias nublados.

4. Redução das olheiras 👀

O estresse, a falta de sono e, até mesmo, os fatores genéticos podem contribuir para o surgimento das olheiras. Elas se desenvolvem devido ao acúmulo de melanina e à dilatação dos vasos sanguíneos na pele das pálpebras.

Esse incômodo estético costuma deixar as pessoas com uma aparência de exaustão, o que as chateia muito — é uma marca da qual todos desejam se livrar. No entanto, é válido destacar que a pele que se localiza na região abaixo dos olhos é a mais sensível do corpo, portanto, ela precisa de cuidados especiais.

O desgaste na musculatura orbicular do olho se desenvolve antes das demais musculaturas do rosto, tanto que as primeiras rugas que você nota geralmente são os famigerados pés de galinha. Por esse motivo, as precauções precisam ser tomadas logo na juventude (entre 30 e 35 anos). Veja como combater esse problema a seguir.

Como fazer?

É difícil encontrar uma mulher que não adore uma boa maquiagem, ainda mais na hora de disfarçar incômodos como a olheira, não é mesmo? Embora seja uma solução temporária, antes de aplicar a make, você precisa usar produtos que ajudem a diminuir o problema em questão, como é o caso do primer facial.

Esse produto contém cores que ajudam a uniformizar o tom da pele, o que garante uma aparência impecável. Apesar de o primer ser o máximo, ele não é suficiente! Você precisa ter uma série de outros cuidados específicos para essa área do rosto.

O ideal é hidratar a região de duas a três vezes ao longo do dia, pois além de ser uma pele sensível, ela também é muito seca. Outra dica é não menosprezar sua necessidade de sono, mesmo que esteja muito atarefada: uma boa noite de descanso ajuda a minimizar o problema.

Organize-se para ter um horário para se deitar e ter cerca de oito horas de sono diariamente. Inclusive, insira em sua rotina de cuidados com a pele o hábito de utilizar compressas com água fria nessa região, pois elas vão evitar o aparecimento das olheiras.

5. Tratamentos antirrugas

As linhas e as depressões que se formam na pele devido ao envelhecimento são as famosas e temidas rugas. Essas dobras são fruto do passar dos anos e surgem por causa dos movimentos e da força na musculatura da expressão facial.

Cumulado a isso, os efeitos solares contribuem para que elas se tornem definitivas, profundas e, inclusive, prejudiquem a qualidade da pele. Geralmente, elas se desenvolvem mais nas regiões que sofrem mais exposição ao sol, como mãos, braços, rosto e pescoço.

Além das rugas, também é possível que aconteçam algumas alterações na cor da pele e, inclusive, um aumento no número de vasos sanguíneos ao longo dos anos.

Apesar de serem o terror de muita gente, as rugas são naturais e se devem ao processo de envelhecimento, portanto, ninguém está livre de desenvolvê-las. O que você pode fazer é tomar alguns cuidados para minimizar seus efeitos.

Como fazer?

Os cremes antirrugas precisam se tornar seus aliados diários. Isso porque eles visam reorganizar as fibras de colágeno, promover uma melhoria na sustentação da cútis e, também, proporcionar uma aparência mais vigorosa. Sem contar na diminuição das linhas de expressão.

Você também pode fazer uso do óleo de coco. Aplique o líquido e massageie as zonas em que as rugas estão localizadas. Faça isso todas as noites, antes de dormir. Esse é um antirrugas natural e que vai proporcionar resultados positivos.

Existe a possibilidade de preparar um tônico de ervas antirrugas. Essa solução também vai ajudar no combate do problema. Para isso, você precisa adicionar três colheres de chá-verde em uma xícara de água fervente.

Depois, deixe a mistura descansar por 20 minutos e, com a ajuda de um algodão, espalhe o tônico no rosto e deixe secar. Faça isso duas vezes ao dia.

6. Esfoliação

A esfoliação é indispensável quando o assunto é garantir o equilíbrio e a saúde da pele. Embora muitas pessoas realizem a esfoliação, algumas não entendem a importância desse cuidado.

Entre seus principais benefícios estão a renovação da pele, pois ela elimina as impurezas e células mortas que deixam o rosto sem viço, envelhecido e ressecado.

Além disso, a esfoliação também é um procedimento fundamental no combate às manchas causadas pela acne, já que ela estimula a produção de novas células.

Esse tratamento de beleza também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, elimina a oleosidade excessiva, melhora a textura da pele, que fica mais suave, tonalizada e uniforme.

Além do rosto, é importante cuidar da pele do corpo inteiro. Nesse sentido, a esfoliação se faz muito eficaz no combate à celulite e à gordura localizada, sem contar que ela ajuda a reduzir os pelos encravados.

Durante o verão, a esfoliação garante um bronzeamento natural, uniforme e duradouro, sem manchas e defeitos.

Como fazer?

Antes de qualquer coisa, precisamos ressaltar que a esfoliação do corpo e do rosto são duas coisas distintas, já que a pele da face é mais sensível. Principalmente a frequência da realização desse procedimento precisa ser observada com muito cuidado para não causar um efeito negativo.

No caso do rosto, a esfoliação em excesso pode ser prejudicial e tornar a pele ainda mais ressecada. Assim, esfolie a face apenas uma vez por semana, pois essa é a frequência máxima indicada para essa região.

Em relação ao corpo, ele pode ser esfoliado a cada 15 dias — com exceção dos cotovelos, pés e joelhos, os quais devem passar pelo procedimento semanalmente.

Mas atenção: nunca esfolie a pele após a depilação, pois nesse momento ela ainda está muito sensível e você pode machucá-la. Não se esqueça também de hidratar a pele logo após a esfoliação.

Quais são os benefícios dos tratamentos de beleza caseiros?

Depois de conhecer os tratamentos estéticos que você consegue realizar em casa, vamos listar os principais benefícios que a prática desses procedimentos concede à mulher. Lembre-se de que esses cuidados precisam ser realizados para o seu próprio bem-estar e saúde.

A nossa pele, por exemplo, sofre muito com a incidência dos raios solares. Portanto, tomar precauções básicas vai ajudar a se livrar de doenças sérias e que podem colocar em risco a sua qualidade de vida, como é o caso do câncer.

Além disso, veja abaixo o que os tratamentos de beleza caseiros proporcionam!

Melhoram a autoestima

A autoestima influencia muito o dia a dia de uma pessoa, tanto de homens quanto de mulheres. Estar bem consigo mesmo é fundamental para ter mais confiança — e não estamos falando apenas dos relacionamentos afetivos, mas também das interações profissionais, como na hora de uma entrevista de emprego.

Os tratamentos de beleza proporcionam a segurança fundamental para ter sucesso em seus objetivos, pois eles contribuem para que a mulher se sinta empoderada e não se menospreze diante de outras pessoas. Assim, os cuidados estéticos afetam positivamente diferentes situações do dia a dia.

Pessoas que têm uma boa autoestima conseguem se comunicar melhor, defender seu ponto de vista e, acima de tudo, aprendem a se amar do jeito que são. Por isso, não se sentem encabuladas ou inseguras diante de outras pessoas.

Não são invasivos

Existem diversos tratamentos de beleza no segmento estético, no entanto, embora a tecnologia tenha evoluído muito nesse sentido, alguns procedimentos ainda são muito invasivos. Em alguns casos, o paciente precisa até mesmo ficar internado e em repouso para se recuperar de algum procedimento realizado.

Os tratamentos caseiros são uma alternativa muito interessante para quem não quer passar por isso: eles não são invasivos, pois o seu principal objetivo é estimular as funções naturais do organismo que foram prejudicadas de alguma maneira pela sua rotina.

Mas sempre cheque as contraindicações dos produtos estéticos que você compra! Assim, dá para realizar seus tratamentos de beleza com mais tranquilidade.

Nesse momento, não se deixe levar apenas pelo preço, pois muitas vezes o barato sai caro. Produtos de beleza de baixa qualidade podem causar alergias e outros problemas que interferem no seu bem-estar.

São rápidos e eficientes

Desde que usados os produtos adequados e de boa qualidade, os resultados dos tratamentos de beleza caseiros são muito eficientes e ágeis. Quando falamos em resultados rápidos, não estamos dizendo que a pele será outra assim que você remover o produto, mas também não demora meses para ter uma aparência muito melhor.

Em relação à eficiência, você notará que os resultados serão permanentes — desde que a continuidade ao tratamento seja dada. Dessa maneira, você não precisará gastar enormes quantias de dinheiro para ter uma pele bonita e livre de incômodos que afetam a autoestima.

Com os cuidados diários, é possível ter uma aparência mais saudável e jovial. É claro que os efeitos do tempo chegam para todos, mas a qualidade de uma pele bem cuidada faz toda a diferença em todas as fases da vida.

Quais cuidados precisam ser tomados?❗

Nem sempre um tratamento de beleza que é bom para um será bom para outro. Algumas pessoas têm traumas desse tipo de procedimento porque vivenciaram uma experiência desagradável no passado. No entanto, vale a pena testar esses cuidados caseiros, já que não são agressivos.

Antes de qualquer decisão, porém, preste atenção em alguns detalhes para evitar contratempos desagradáveis. Uma dica é realizar testes em pequenas áreas do corpo antes de iniciar os tratamentos.

Por exemplo, realize a aplicação do produto em uma parte do pescoço, deixe o produto agir e, então, verifique a existência de alguma irritação ou reação estranha. Caso você note o avermelhamento da região ou qualquer outro sintoma inadequado, retire o produto com água corrente e interrompa o tratamento imediatamente.

Qual é a relação entre beleza e saúde?

Antes, os tratamentos de beleza eram relacionados apenas à vaidade. Hoje, a história é bem diferente: eles estão alinhados à saúde do indivíduo também. Como isso acontece?

Pois bem, o primeiro fator que evidencia isso é quando falamos em autoestima. Esse sentimento tem grande importância para que a pessoa viva bem, pois afeta a vida emocional, psicológica e social do ser humano.

Além disso, os cuidados realizados nesses tratamentos ajudam a diminuir os sinais do envelhecimento e os índices de algumas doenças, como o câncer de pele, o melasma, entre outras mazelas que interferem na qualidade de vida do indivíduo.

Com isso em consideração, podemos afirmar que as rotinas caseiras de cuidado com a pele não se referem somente à aparência, mas principalmente à saúde. Viu só como dá para se cuidar e ficar bonita sem gastar fortunas em clínicas de estética?

Apenas lembre-se de seguir à risca os cuidados indicados para não ter problemas futuros. E, antes de terminar, uma última dica: quem quer cuidar da beleza precisa realizar atividades físicas e manter uma alimentação balanceada!

Pronto! Agora você já conhece os principais tratamentos de beleza que podem ser feitos em casa. Nossas sugestões vão ajudar você a ter mais confiança nas suas relações, tanto profissionais quanto pessoais, e proporcionarão uma melhor qualidade de vida. E aí, pronta para colocar as dicas em prática e evidenciar ainda mais a sua beleza?

Ah! Antes de ir, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber mais dicas interessantes no seu e-mail! ♥

 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-