9 cuidados indispensáveis com o cabelo no verão

6 minutos para ler

Está chegando a época de muito sol e calor, dos banhos de mar ou piscina e dos passeios ao ar livre. Então, surge uma pergunta: você está preparada para redobrar os cuidados com o cabelo no verão? 🤔

Os raios solares, o cloro e o sal são agressivos aos fios, pois ressecam e os deixam fragilizados. Além disso, a temporada favorece o aparecimento de caspa, micose no couro cabeludo e oleosidade excessiva. Portanto, devemos cuidar ainda mais das madeixas para mantê-las sempre bonitas e saudáveis. 😊

Já sabe como vai ser a sua rotina de beleza com os cabelos na estação mais quente do ano? Continue a leitura e confira as 9 dicas que preparamos para você! 😉

1. Proteja os fios do sol

É comum que as pessoas se preocupem em passar filtro solar na pele antes da exposição ao sol 🌞. Mas e nos cabelos, você usa? Isso mesmo! Nossos fios também precisam de proteção solar, já que sofrem com os raios todos os dias.

Pensando nisso, várias marcas de produtos capilares oferecem linhas específicas com esse componente na fórmula. Eles protegem e hidratam as madeixas. Bom, né? Aliás, não se esqueça dos chapéus 🤠 e bonés para deixar o couro cabeludo livre das agressões do nosso astro-rei!

2. Diminua a temperatura

Tem gente que não abre mão do secador e do banho quente mesmo no verão. O problema é que os fios já ficam expostos ao calor no dia a dia, fato que os torna ainda mais fragilizados — além de aumentar a oleosidade.

Se você é desse time 🤦‍♀️, faça um esforço e diminua a temperatura dos aparelhos (pelo menos para morno). Assim, é possível equilibrar as fontes de calor, evitando os danos às madeixas. Fora isso, a água fria dá um brilho incrível ao cabelo! 🛁

3. Prenda os cabelos

Além de amenizarem a sensação de calor e serem um charme, os cabelos presos ficam menos expostos ao sol. Por isso, se você tem fios compridos, prenda-os sempre que ficar diretamente sob os raios solares.

Aliás, essa dica também vale para os banhos de piscina, mar 🏖️ ou cachoeira, já que você evita que as madeixas embaracem e, consequentemente, se quebrem. Lembre-se de usar elásticos encapados com tecido e não muito apertados, ok?

4. Penteie com cuidado

9 cuidados indispensáveis com o cabelo no verão
     Cuidado ao pentear suas madeixas!

Muita gente reclama do frizz nos cabelos, mas mal sabe que a culpa pode ser da maneira com que os fios são penteados. Isso mesmo! Eles devem ser desembaraçados com cuidado e um pente de madeira de dentes largos, de preferência. Esse tipo de acessório diminui o frizz e evita a quebra das madeixas.

Além disso, na hora de pentear, comece pelas pontas e suba até a raiz — caso contrário, os nós podem se acumular nas extremidades e, assim, causar ainda mais danos 😩. Outra dica é usar um leave-in para facilitar nesse momento.

5. Blinde as madeixas

Vai para a praia ou piscina? Então, blinde os fios com um leave-in que tenha fator de proteção solar. Mas como fazer isso? Basta umedecer os cabelos, passar uma boa quantidade do produto e penteá-los, para distribuir melhor.

Assim, é possível reduzir o contato direto das madeixas com o cloro e o sal. Caso você não goste da ideia de muito creme nos cabelos, pode optar pelas versões em spray, que são leves e deixam um aspecto mais solto.

6. Mantenha a cor

Se você tem os cabelos tingidos 👩‍🎤, já sabe que no verão a cor dura pouquíssimo tempo. Isso ocorre tanto pela quantidade de banhos (que é maior) quanto pelo desbotamento causado pelo sol.

Para evitar tal inconveniente e manter sua cor sempre viva e brilhante, aposte nas linhas de produtos para cabelos coloridos. Elas contêm ativos que protegem os pigmentos e aumentam a durabilidade do tom.

7. Capriche na hidratação

9 cuidados indispensáveis com o cabelo no verão
Capriche na hidratação! 

Com o calor excessivo, a água contida nos fios evapora mais rapidamente, deixando-os ressecados, sem vida e quebradiços. Para minimizar esses estragos, escolha máscaras de hidratação potentes e utilize-as pelo menos uma vez por semana.

Quer saber como identificar os produtos ideais para esse fim? Procure os que contêm aloe vera, pantenol e extratos vegetais nos rótulos. Atenção! Mesmo quem tem madeixas oleosas precisa fazer hidratação. Para tanto, procure por cosméticos específicos para o seu tipo de cabelo.

8. Invista nos óleos

Quem está ligada no mundo dos cosméticos certamente já ouviu falar nos poderes dos óleos para os cabelos. Entre os mais famosos, estão os de argan, macadâmia e coco. Sabe quando os fios estão ásperos e rígidos? Essas substâncias são capazes de devolver a sedosidade e maleabilidade a eles.

Você pode usar os óleos de três maneiras: junto aos cremes de hidratação, como finalizador (se o produto tiver essa função) e na umectação. Não sabe o que é a umectação? Trata-se de passar o óleo no cabelo seco e ainda sujo, deixá-lo agir por algumas horas e, depois, lavar como de costume. Fica sensacional! 🤩

9. Fique longe dos problemas

Embora seja pouco conhecida, a micose no couro cabeludo traz danos aos fios, como queda em alguns locais. No verão, ela é mais comum porque o calor e a umidade proporcionam um ambiente perfeito para o desenvolvimento do quadro.

Os sintomas são: coceira, pontos escuros no couro cabeludo, caspa e crosta amarelada. Se perceber algum desses sinais, procure por um dermatologista 👩🏽‍⚕️ para o tratamento adequado.

Além desse inconveniente, a oleosidade excessiva e a caspa insistem em aparecer na época mais quente do ano. Nesses casos, você deve usar shampoos e produtos específicos para combater os incômodos.

A cada estação, as madeixas têm necessidades diferentes, o que requer adaptações em nossa rotina de beleza. Sendo assim, os cuidados com o cabelo no verão são essenciais para preservar a saúde e a beleza dos fios. Se você quer um aspecto bonito e de dar inveja o ano todo, siga as nossas dicas! 😍

Gostou do nosso conteúdo? Que tal ajudar suas amigas a terem cabelos ainda mais bonitos e saudáveis neste verão? Compartilhe este artigo nas redes sociais e leve nossas dicas para elas! 😘

 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-