Beleza da mulher madura: a importância da autoaceitação

beleza da mulher madura
6 minutos para ler

beleza da mulher madura

Muitas pessoas pensam que depois dos 40 anos a mulher não deve mais se preocupar com a sua aparência. Mas isso não é verdade, pois a autoaceitação está cada vez mais em alta. Assim, o público feminino — independentemente da idade — se importa cada vez mais com a sua saúde e, inclusive, com a sua estética.

Dessa forma, a beleza da mulher madura é um assunto que tem motivado as pessoas a se aceitarem como são e a cuidarem melhor da sua autoestima.

Nesse sentido, é importante não se deixar levar pelos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade, pois cada mulher tem a sua beleza natural, a qual precisa ser valorizada para que ela se sinta bem consigo mesma.

Neste artigo, vamos mostrar a você quais são os aspectos relacionados à beleza da mulher madura e como esse padrão mudou no decorrer dos anos. Acompanhe! 😍

Como eram os padrões de beleza antigamente?

Ao estabelecer os padrões de beleza, não somente o tempo é levado em consideração, mas a cultura também é um fator fundamental na hora de defini-lo. Como você já deve ter observado, o padrão de beleza estabelecido pelos norte-americanos é bem diferente do brasileiro, por exemplo.

Nos EUA, uma mulher é considerada dentro dos padrões de beleza se ela for bem magra; já no Brasil, é preciso ter bumbum e seios avantajados e uma barriga tanquinho. Conseguiu perceber a diferença entre as culturas? 😏

Nesse sentido, a seguir, vamos mostrar a você como os padrões de beleza eram definidos antigamente. Confira!

Pré-história

Durante a pré-história, a obesidade era considerada um padrão de beleza ideal, tendo em vista que ela representava a disponibilidade de recursos e estava associada diretamente à fertilidade.

Idade Média

A Igreja tinha uma forte influência sobre as pessoas durante a Idade Média. Assim, tudo o que era pregado por ela era acatado pelos demais. Nesse sentido, os hábitos de higiene foram deixados de lado e, durante esse período, nenhum padrão de beleza foi estabelecido, pois a Igreja dizia que os cuidados com o corpo eram uma atitude imoral, indecente e profana.

Nesse caso, eles acreditavam que a beleza era consequência da pureza, devoção, obediência e castidade.

Século XVII

Durante o século XVII, os padrões de beleza incluíam cinturas mais afuniladas, e corpos mais delicados foram se destacando. Para obtê-lo, as mulheres usavam muito o espartilho.

Século XIX

No século XIX, os corpos mais cheinhos começaram a ganhar destaque novamente, principalmente entre a burguesia.

Século XX

Foi no século XX que as mulheres começaram a conquistar mais a sua independência, sendo considerada uma das maiores vitórias para a classe. Nessa época, os espartilhos deram lugar para os sutiãs e as roupas começaram a ser desenhadas para dar mais conforto às mulheres.

Como tornar o corpo mais saudável?

Após esse pequeno percurso histórico, pudemos ver como, desde o século passado, a ideia de beleza está muito ligada ao conforto e bem-estar. Assim, a beleza da mulher madura precisa estar alinhada a uma série de hábitos saudáveis, os quais vão beneficiar a sua pele, cabelos e corpo, fazendo com que ela se sinta mais segura e feliz consigo mesma.

Confira o que você precisa fazer para ter uma melhor qualidade de vida e realçar a sua beleza! 🤗

Pratique atividades físicas

As atividades físicas não precisam ser realizadas apenas para perder peso — muito pelo contrário, elas ajudam a pessoa a ter um corpo mais saudável. Sendo assim, se você não tem interesse em se matricular em uma academia, não tem problema, pois existem inúmeros exercícios que você pode fazer, os quais vão desde uma simples caminhada até a prática de um esporte favorito.

Lembre-se de que o importante é deixar o sedentarismo de lado e realizar as atividades, pelo menos, três vezes por semana.

Alimente-se bem

Os alimentos ricos em gorduras, açúcares e demais componentes artificiais trazem sérias complicações para a sua saúde no decorrer dos anos. Além disso, eles também contribuem para o aumento de peso, desenvolvimento da celulite, acnes etc.

Nesse sentido, é muito importante que você alimente-se bem e dê preferência para frutas, legumes e verduras em seu cardápio diário. Com o passar do tempo, você perceberá que haverá uma melhoria na disposição, fazendo com que a sua produtividade também aumente. No final das contas, quem sairá ganhando é você!

Não exagere no álcool

É bem verdade que as bebidas alcoólicas ajudam a diminuir o peso da sua rotina. No entanto, é importante não abusar delas. Isso porque quando consumidas em excesso, existe grande possibilidade de o seu fígado ser prejudicado, além de poder desenvolver gastrite ou úlcera, em virtude da mucosa do estômago ser danificada com a sua ingestão excessiva.

Por outro lado, consumir 250 ml de vinho todas as noites pode fazer muito bem, pois ele ajuda a reduzir os níveis de estrogênio — hormônio responsável por facilitar o aparecimento do câncer de mama. Portanto, equilíbrio é a palavra-chave.

Aumente o consumo de água

O consumo de água traz diversos benefícios para o organismo, em especial para a pele, pois a água ajuda a hidratá-la de dentro para fora. Além disso, ela também é essencial para manter o equilíbrio do metabolismo do organismo. Sendo assim, é necessário ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia.

Maciez, elasticidade e suavidade são características de uma pele bem hidratada, pois elas estão diretamente ligadas ao teor de umidade na camada mais superficial da pele.

Quais são os aspectos relacionados à beleza da mulher madura?

Atualmente, muitas mulheres se preocupam em estar dentro dos padrões de beleza impostos pela sociedade e estilistas do mundo da moda. Mas, na verdade, a beleza da mulher madura está no se sentir bem. Então, se ela não se sente confortável em viver de dietas para manter um corpo sarado, por que não deixá-la de lado e conviver com as suas curvas?

Embora as pessoas estipulem padrões, o ideal é você se sentir bem com o seu corpo, sua saúde, seus cabelos — enfim, como você realmente é.

É claro que alguns cuidados precisam existir, até porque nosso corpo precisa de algumas precauções para garantir nosso bem-estar, como bons demaquilantes, hidratantes e máscaras para a pele do rosto, não é mesmo? Não esqueça de se atentar à qualidade desses produtos no momento da escolha.

Em suma, a beleza da mulher madura está na sua autoaceitação. A partir do momento que você aceita a sua imagem como ela realmente é e se cuida a partir dessa perspectiva, você se sentirá mais bela, elegante e, acima de tudo, mais feliz.

Que tal receber mais conteúdos interessantes como este diretamente no seu e-mail? Assine agora a nossa newsletter para não perder nossas novidades! 😉

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-