6 causa das olheiras e como identificar a origem do problema

causa das olheiras
6 minutos para ler

Certamente, você conhece alguém que sofre com manchas escuras ao redor dos olhos e parece sempre estar cansado. Mas, diferente do que muita gente acredita, a causa das olheiras nem sempre é falta de sono. Outros fatores podem influenciar no aparecimento das marcas e comprometer a estética.

Você sabe quais são esses fatores? A gente explica para você! A pele ao redor dos olhos é muito mais fina e vascularizada, por isso, algumas situações podem desencadear o surgimento das marcas. Para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, vamos abordar a seguir quais as principais causas das olheiras, suas características e como você pode reduzir seus efeitos.

🤔 O que são as olheiras?

As olheiras são alterações de coloração na pele que fica abaixo dos olhos, entre a pálpebra inferior e as maçãs do rosto. A coloração pode variar de pessoa para pessoa, sendo entre tons de preto e violeta e deixando a pele sem brilho. Existem casos, também, em que a estrutura da face fica comprometida, deixando a região dos olhos mais profunda.

Por ser um tecido extremamente fino e vascularizado, alguns fatores podem fazer com que os vasinhos da área fiquem mais visíveis, causando a coloração. Ou seja, os círculos escuros são, na verdade, resultado da luz que reflete os vasos sanguíneos que ficam por baixo da pele fina.

👀 Quais as suas características?

Existem dois principais tipos de olheiras, as coloridas e as fundas. As olheiras coloridas são as mais comuns e acontecem devido à má circulação sanguínea nesta área, fazendo com que os vasos apareçam de forma mais nítida. As colorações mais comuns desse tipo de mancha são:

  • pretas;
  • arroxeadas;
  • acinzentadas;
  • marrom amareladas.

Entre as olheiras coloridas estão as olheiras escuras, também chamadas de pigmentadas, que afetam toda a circunferência do olho, além da pálpebra inferior. Esses casos acontecem, principalmente, por fatores genéticos.

Já as olheiras fundas são aquelas que apresentam uma concavidade na região intraocular, deixando o olhar mais fundo e cansado e as maçãs do rosto mais evidentes. Esse tipo de alteração, além do fator hereditário, aparece quando a camada de gordura abaixo da pele fica mais fina em consequência do envelhecimento.

👉 Quais as principais causas das olheiras?

causa das olheiras

Como já citamos, a pele ao redor dos olhos é muito mais fina para tornar possível toda a atividade muscular necessária à movimentação das pálpebras. Além disso, o contorno dos olhos apresenta quantidades menores de colágeno, elastina e lipídios, substâncias essenciais para garantir a elasticidade.

Em razão disso, a área dos olhos é mais sensível aos efeitos do envelhecimento, cansaço e alergias. A seguir, vamos citar os principais fatores responsáveis pelo aparecimento dos círculos nessa região.

1. Genética 👪

As olheiras muitas vezes podem ser uma condição hereditária. Nossa pele conta com melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, que dão a pigmentação. Um tecido com excesso de melanina pode sofrer com a hiperpigmentação periorbital, que resulta em uma área abaixo dos olhos mais escurecida. Essa condição costuma ser mais frequente em indivíduos de pele escura e passa de pai para filho.

2. Envelhecimento 👵

O processo de envelhecimento também é um fator importante na formação das marcas. Você já percebeu que os idosos aparentam ter uma pele mais fininha? Não é só impressão, com o passar dos anos, a pele perde sua elasticidade e capacidade de regeneração. Essa característica faz com que ela fique mais fina e os vasos sanguíneos se tornem mais aparentes.

3. Alergias 🤧

Por ser uma região sensível, a área dos olhos fica mais suscetível às alergias, que provocam coceira e, consequentemente, olheiras. As marcas podem surgir como resultado de alergias alimentares, rinites e como consequência do uso de produtos tópicos na área dos olhos. É comum, também, que as alergias desencadeiem os inchaços abaixo dos olhos, provocados pelo acúmulo de líquidos.

4. Doenças 😷

As olheiras podem ser sinais de problemas mais sérios, como falta de nutrientes no organismo, que provoca a anemia. A má alimentação, principalmente quando existe falta de ferro, dificulta a chegada de oxigênio nos tecidos e gera as manchas escurecidas abaixo dos olhos. Outras doenças como os distúrbios da tireoide também podem contribuir para o seu surgimento.

5. Cansaço 😴

Embora o cansaço não seja a principal causa das olheiras, ele pode sim contribuir para o seu aparecimento. Isso acontece porque, quando não dormimos o suficiente, nosso corpo aumenta, consideravelmente, a produção do hormônio cortisol, para ajudar a manter os níveis de energia no organismo. Como consequência da ação do cortisol, acontece um aumento do volume de sangue, fazendo com que os vasos sanguíneos fiquem mais aparentes, principalmente na região abaixo dos olhos.

6. Resíduos de maquiagem 💄

Não limpar o rosto adequadamente também pode contribuir para o aparecimento de olheiras e outros problemas na região dos olhos. Dormir com maquiagem pode deixar essa pele mais ressecada, irritada, com vermelhidão e coceiras. Além disso, acelera o envelhecimento que, como vimos, é um dos responsáveis pelos círculos escuros.

👩‍⚕️ Como prevenir e tratar?

causa das olheiras

Como as olheiras nem sempre apresentam uma causa única, os dermocosméticos são uma excelente maneira de tratar e disfarçar as manchas. Produtos de efeito imediato com o BEYOUNG INSTANT também são uma boa pedida, principalmente em casos hereditários, pois agem como lifting, minimizando bolsas e olheiras e deixando a pele com uma aparência mais uniforme.

É possível também, diminuir o surgimento das olheiras mudando alguns hábitos no seu dia a dia. Tenha uma alimentação saudável, uma boa noite de sono e sempre retire totalmente a maquiagem antes de dormir. Para remover todos os resíduos, até mesmo de makes à prova d’água, nós indicamos a água micelar da BEYOUNG, que limpa e purifica a pele de forma gentil, sem agredir essa região sensível do rosto.

A pele ao redor dos olhos é mais fina e vascularizada, por isso os vasinhos podem causar alterações de coloração, gerando as olheiras. Alguns fatores como genética, envelhecimento e falta de sono podem contribuir para esse aparecimento. O tratamento e prevenção devem ser feitos mudando hábitos e apostando em dermocosméticos e produtos que garantam uma pele mais uniforme.

Agora que você entendeu a causa das olheiras e como tratá-las, conheça BEYOUNG INSTANT e descubra como deixar sua pele com uma aparência mais jovem e radiante.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-