Afinal, tem como recuperar o colágeno?

colágeno
6 minutos para ler

colágeno

O “bigode chinês” está dando as caras, assim como os temidos “pés de galinha”? Isso é sinal de que está faltando colágeno no seu organismo. No entanto, pode voltar a sorrir (sem medo das marquinhas de expressão, hein!): neste texto, apresentaremos a você algumas soluções para trazer em peso essa proteína queridinha da nossa pele.

É fato que a flacidez — um dos principais problemas da falta de colágeno — não aparece só na face. Os braços, pernas e barriga estão no conjunto de partes do corpo que mais sofrem com a ausência da proteína.

Está clara a importância do colágeno para a sustentação da pele, mas, como recuperá-lo? É sobre isso que vamos conversar hoje. Empolgada? Então, vamos lá! 🙆

Por que o corpo perde colágeno?

É, minha amiga, a idade chegou — mas não é por isso que você tem que ficar triste. As ruguinhas e a flacidez fazem parte do envelhecimento natural da mulher e acontecem com todos os tipos de pele. Isso porque o colágeno, proteína responsável pela sustentação da derme em conjunto com a elastina, começa a se desgastar e romper.

Você sabia que as mulheres têm uma taxa menor de colágeno que os homens? 😲 É por isso que essa preocupação com a perda da proteína é quase sempre feminina.

Outro fator que nos difere dos homens nesse cenário é que, quando ocorre a deficiência de estrogênio na menopausa, a quantidade de células fibroblastos — que se responsabilizam pela produção de colágeno — é diminuída consideravelmente.

Contudo, não pense que esses são os únicos motivos para a diminuição ou perda de colágeno no corpo. Abaixo, veja alguns dos outros:

  • exposição solar da pele sem proteção;
  • tabagismo;
  • sedentarismo;
  • estresse.

Se o seu corpo foi ou é submetido a algum desses pontos citados, com certeza ele produziu os radicais livres que destroem o tão desejado e importante colágeno.

Por isso, para manter uma pele e um corpo saudáveis é necessário adotar hábitos como praticar exercícios físicos de forma equilibrada, ter uma alimentação balanceada e prestar atenção nos cuidados com a derme. Lembre-se: proteção solar nunca é demais. 😎

Dá para recuperar o colágeno perdido?

Infelizmente, não é possível que o organismo volte a produzir a mesma quantidade de colágeno que ele produzia aos 20 anos. No entanto, isso não significa, em hipótese alguma, que você terá que assistir o seu corpo ficando flácido.

Há meios de “dar um empurrãozinho” e conquistar um organismo cheio de colágeno. São diversos os métodos eficientes — você pode escolher a estética, a indústria farmacêutica, os cosméticos e, é claro, a alimentação saudável 🍏.

Abaixo, confira como cada um desses possíveis aliados pode aumentar o colágeno do seu corpo:

Estética

Não é de hoje que a estética auxilia na boa aparência da pele. São muitos os procedimentos possíveis para ajudar na fabricação de colágeno pelo corpo. Todavia, existe um “porém” nessa aliada: a produção da proteína acontece apenas na área tratada.

O que pode ser feito para resolver esse defeitinho do procedimento estético e garantir o colágeno em todo o corpo é relacioná-lo a outro dos aliados que citamos acima.

Algumas das possibilidades que a estética oferece para fazer o colágeno “reviver” na sua pele são:

  • peeling;
  • injeção de CO2;
  • utilização de lasers.

Indústria farmacêutica

Aqui vai uma opção que assume o formato mais adequado para você. Consumir colágeno é o que sugere a indústria farmacêutica — e ela oferece diversas versões da proteína para que você escolha aquela que se adequa ao seu estilo de vida.

As versões do produto vão desde as tradicionais cápsulas gelatinosas até o colágeno em formato de barras, shakes ou gominhas de gelatina. Prático, não? No entanto, não vá achando que você pode definir a dose da proteína sozinha, sem prescrição médica.

Para garantir o bom funcionamento dos produtos farmacêuticos e ficar com uma pele incrível, você deve consultar o seu dermatologista. Não há mistério: os médicos estudaram por anos o funcionamento do corpo e quais são as reações dele com os remédios, por isso, sabem melhor o que vai fazer bem (ou não) para o organismo.

Cosméticos

Trata-se, provavelmente, do método mais fácil para manter a pele com o colágeno em dia. O mercado de cosméticos oferece diversos meios de aplicar a proteína no rosto, fazendo com que ela seja absorvida e proporcione os benefícios desejados. 👏👏👏

Cremes e séruns antirrugas de qualidade podem fazer uma grande diferença na aparência da sua pele e garantir a restauração do colágeno. Se você está considerando adquirir um cosmético com essa finalidade, mas está em dúvida sobre qual escolher, temos uma ótima sugestão.

Conheça o booster BeYoung — que, além de auxiliar na fabricação do colágeno na face, vai ofertar ao seu rosto um surpreendente e instantâneo efeito Cinderela. Produtos de qualidade merecem um espaço especial na necessaire e no coração. ❤️

Alimentação saudável

A boa alimentação deve ser mantida independentemente de você ter escolhido algum dos outros aliados que citamos no post. O fato é que há alguns alimentos que podem auxiliar no processo de restauração do colágeno no corpo. Você conhece algum?

A gelatina é a clássica opção de ingestão de colágeno. Isso porque ela apresenta uma alta taxa de derivados da proteína, correspondendo a quase 90% de sua composição. Entretanto, há outros elementos que ajudam na missão. Confira os principais:

  • frutas e vegetais vermelhos: pimentão, beterraba, tomate, cereja, morango…Esses itens carregam em si o nutriente “licopeno”, que é antioxidante e auxilia na produção de colágeno;
  • alimentos ricos em enxofre: tofu, azeitonas, banana, alho e pepino têm alto índice de enxofre, fator que também auxilia na produção de colágeno;
  • verduras e legumes: itens como berinjela, couve, repolho e cebola fazem o corpo produzir mais colágeno.

Percebe que os alimentos citados fazem parte do nosso dia a dia? Basta combiná-los com outros itens saudáveis para perceber uma mudança significativa no rosto e nas partes do corpo que são mais flácidas.

As ruguinhas e a flacidez incomodam demais, não é mesmo? No entanto, você viu como é fácil repor o colágeno do corpo e, consequentemente, rejuvenescer a pele. Basta incluir alguns hábitos saudáveis em sua rotina para fazer com que esses probleminhas — que tanto incomodam — sumam de vez.

E você, tem alguma técnica especial para a reposição de colágeno? Deixe o seu comentário abaixo e participe da discussão!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Um comentário em “Afinal, tem como recuperar o colágeno?

Deixe uma resposta

-