Você sabe como cuidar da pele do corpo?

como-cuidar-da-pele-do-corpo
6 minutos para ler

como-cuidar-da-pele-do-corpo

Quem não gosta de ter uma pele bonita, não é mesmo? Muitas vezes cuidamos da pele do rosto e nos esquecemos de dar a atenção necessária para a pele do corpo. Mas não se deixe enganar: os cuidados com a pele corporal são tão importantes quanto.

Você costuma tratar sua pele com carinho? Ter uma rotina de cuidados é essencial para manter essa região saudável. Quer saber como cuidar da pele do corpo da melhor maneira possível? Então confira as dicas práticas que preparamos especialmente para você!

Identifique o seu tipo de pele

Há basicamente quatro tipos de pele: oleosa, mista, seca e normal. O que determina o tipo de pele é a genética, mas o estado dela varia muito de acordo com os fatores dos ambientes que frequentamos dia após dia. É importante que você identifique em qual critério a sua pele se encaixa para adotar o tratamento correto.

Pele oleosa

As peles oleosas possuem aspecto brilhante e geralmente têm os poros visíveis. Esse tipo de pele produz uma quantidade maior que o normal de sebo. Se a sua pele se enquadra nesse título, é provável que apareçam acnes e cravos com alguma frequência.

Geralmente a pele se apresenta mais grossa e pálida, e os vasos sanguíneos não conseguem ser vistos.

Pele mista

Peles que variam de textura (entre seca e oleosa) são caracterizadas como mistas. Geralmente na zona T — região da testa, nariz e queixo — a pele apresenta características oleosas e na região das bochechas apresenta padrões de pele normal e seca.

Pele seca

Diferente das peles oleosas e mistas, a pele seca apresenta muitas características que podem ser interpretadas como negativas. Utiliza-se o termo “pele seca” para descrever epidermes que não são capazes de absorver água devidamente.

Nesse tipo de pele, há três variantes. Conheça-as e confira as características principais de cada uma.

Pele seca

Esse aspecto é o mais leve dos três níveis. Geralmente, a pele apresenta: aspereza, aspecto opaco, sensação de rigidez e muita sensibilidade.

Pele muito seca

Caso a pessoa não tenha os devidos cuidados, a pele muito seca pode apresentar: leve descamação, aspecto áspero, irritação e vermelhidão.

Pele extremamente seca

Comumente encontrada em pessoas de idade mais avançada, a pele extremamente seca apresenta, em algumas partes do corpo (especialmente pés, joelhos, cotovelos e mãos): calos, aspereza extrema, coceira frequente e descamação.

Pele normal

As peles batizadas como “normais” são as que apresentam características como: poros finos, textura suave, aparência lisa e sem manchas. Essa versão apresenta pele totalmente balanceada, no sentido de oleosidade natural.

A zona T do rosto pode apresentar-se um pouco oleosa ou um tanto úmida, mas o conjunto de tudo é sempre muito equilibrado.

Mantenha a pele sempre hidratada

Independentemente das características da sua pele, é importante mantê-la sempre hidratada. Criar uma rotina para isso faz toda a diferença. Inicie o seu dia com um banho morno e aplique creme hidratante por todo o corpo na sequência. Dê uma atenção especial para as áreas como joelhos, cotovelos, mãos e pés.

Não esqueça de hidratar a sua pele à noite! O seu corpo precisa se recuperar das agressões diárias do sol e da poluição. Inclusive, o horário mais propício para o corpo receber hidratação é a noite. Nesse momento, a absorção de ativos é ainda mais intensa e o risco de desenvolvimento de irritações é baixíssimo.

Não se esqueça do protetor solar

Todo mundo já sabe que precisamos passar protetor solar no rosto. Mas você se lembra de aplicar o bloqueador na região do colo, braços ou em qualquer outra área exposta ao sol?

A radiação solar UVA e UVB e a poluição agridem muito a pele e aceleram o processo de envelhecimento, proporcionando muitas vezes o surgimento das tão indesejadas manchas.

Por isso, é muito importante preparar e proteger a sua pele antes de sair de casa. Escolha protetores solar de fator alto, preferencialmente a partir do 30.

Cuide de todas as regiões do corpo

Muitas pessoas aplicam hidratante nos braços e pernas e acham que o trabalho está feito, mas a verdade é que os cuidados essenciais para com a pele do corpo são muito maiores do que apenas a aplicação de hidratante nos membros.

É necessário perceber os sinais do corpo: hidratar onde está mais seco, esfoliar onde aparentemente há células mortas etc. Áreas como joelho, pés, mãos e cotovelos devem ganhar uma atenção especial, portanto hidrate-os com frequência!

Faça esfoliação de tempos em tempos

A técnica de esfoliação pode ser (e é!) uma aliada à sua pele, independente dos aspectos apresentados por ela. Esse procedimento limpa a epiderme, remove as impurezas, as células mortas e devolve a luminosidade que a gente tanto busca.

Para as peles secas, o indicado é esfoliar uma vez por semana; já as peles oleosas e mistas podem ser esfoliadas 2 a 3 vezes por semana. Respeite o tempo da sua pele, caso contrário o efeito da esfoliação pode tornar-se reverso, prejudicando peles secas e tornando peles oleosas ainda mais oleosas.

Prepare o seu corpo por meio da limpeza

Estar com o corpo apto para receber os tratamentos corretos é essencial. A melhor forma de prepará-lo é manter um ritual de limpeza:

  • tome banhos mornos, uma vez que essa temperatura é a mais adequada para a sua pele;
  • use sabonetes neutros e dê preferência aos de glicerina pois não agridem a cútis;
  • opte por esponjas naturais, que podem esfoliar levemente a pele.

Esses elementos vão proporcionar a você banhos relaxantes e pele limpa. Tudo o que a gente deseja, não é mesmo? Não se esqueça de enxaguar bem o seu corpo, para se livrar de resíduos de sabonete ou quaisquer outros produtos, que podem ser prejudiciais.

Já parou para pensar que cuidar bem da sua pele pode fazer toda a diferença no seu visual? Considere manter rituais de cuidados adotando essas dicas que apresentamos. Você vai ver como a sua pele vai ficar ainda melhor.

Gostou das dicas de como cuidar da pele do corpo? Assine a nossa newsletter e receba diversas outras dicas preparadas para você diretamente no seu e-mail!

 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar
-