Como cuidar do cabelo liso? 9 dicas para deixá-lo bonito e saudável

como cuidar do cabelo liso
6 minutos para ler

como cuidar do cabelo liso

Embora as madeixas lisas pareçam mais simples e fáceis de tratar, elas também precisam de cuidados específicos para permanecerem saudáveis. Mas você sabe como cuidar do cabelo liso? Bem, o primeiro passo para tratá-lo adequadamente consiste em identificar as peculiaridades desse tipo de fio.

Por isso, desenvolvemos este post com suas principais características e elencaremos 7 dicas que farão toda diferença na beleza dos cabelos lisos. Ficou interessado no assunto? Continue com a gente! 😉

Quais as principais características do cabelo liso?

O liso apresenta pouca ou nenhuma curvatura, e pode ser classificado de três maneiras, de acordo com o nível de ondulação. Descubra o que caracteriza cada tipo!

Liso 1A

O famoso “liso escorrido”, muito desejado pelas mulheres, pois é completamente reto, ou seja, não tem ondulações. Costuma ser bastante brilhante, fino e com tendência à oleosidade. Pessoas com madeixas 1A geralmente tem dificuldade para fazer o penteado ficar no lugar por muito tempo.

Liso 1B

No tipo 1B observamos fios mais grossos, encorpados, com uma leve curvatura, mas que não chega a formar ondas. Na maioria das vezes também é oleoso, porém, segura cachos com o babyliss e presilhas, sem complicação.

Liso 1 C

O cabelo 1C é espesso, o que o torna pesado e difícil de modelar. Além disso, tanto a raiz quanto o couro cabeludo tendem a ser oleosos.

O que fazer para manter a saúde desse tipo de fio?

Abaixo, listaremos diversos cuidados indispensáveis para quem tem cabelos lisos. Veja!

1. Manter o cabelo hidratado

Conforme você pode perceber acima, a oleosidade é uma característica comum nas madeixas lisas e, por esse motivo, muitas pessoas deixam de hidratá-las. No entanto, óleo não é sinônimo de hidratação, o que significa que essa etapa também precisa ser feita no fio liso.

Ela tem a função de repor água, eliminar o frizz, proporcionar brilho, maciez e outros benefícios. Assim, pelo menos uma vez na semana, hidrate os cabelos. Para resultados ainda melhores, aplique o condicionador por cima da máscara hidratante.

Jamais condicione antes de passar o creme de hidratação, pois dessa forma as cutículas capilares serão seladas e impedirão que outros produtos penetrem nas camadas do couro cabeludo.

2. Usar os produtos adequados

Da mesma maneira que a nossa pele, o cabelo necessita de tratamentos que sejam compatíveis com suas particularidades. Desse modo, se o seu fio é liso, busque produtos que ofereçam o que ele precisa.

Para a limpeza, os xampus transparentes são uma excelente opção, uma vez que eliminam com mais eficácia a oleosidade. Já os condicionadores devem ser leves, com fórmula que contenha jaborandi e Aloe vera, por exemplo, para controlar a produção de óleo.

3. Lavar com a temperatura correta da água

Na hora da lavagem dos fios, evite altas temperaturas, pois isso aumentará a oleosidade. Utilize inicialmente água morna e, para finalizar o processo, use a fria, que ocasionará uma vasoconstrição, fechando as cutículas. 🛀

O resultado será: muito brilho, cor renovada para os cabelos tingidos e prevenção contra os fungos causadores da caspa, que se desenvolvem no calor.

4. Evitar o calor excessivo de chapinha e secador

Cabelos lisos, principalmente os finos, são mais frágeis e propensos a danos. Por esse motivo, devem ficar longe de aparelhos como chapinha, secador e babyliss, uma vez que essas são fontes de muito calor, fator que prejudica o fio.

Mas caso você realmente precise usá-los, aplique um protetor térmico de qualidade para evitar pontas duplas, ressecamento e perda de massa capilar.

5. Aplique o condicionador corretamente

Após remover o xampu, passe o condicionador apenas no comprimento dos fios e nunca na raiz, visto que o produto pode obstruir os folículos capilares, provocar descamação e deixar um aspecto pesado.

Dessa forma, aplique uma quantidade referente ao tamanho de uma moeda. Se os cabelos forem longos, coloque um pouco mais, porém, tenha cuidado para não exagerar. 💆🏻

6. Faça um cronograma capilar

Trata-se de uma rotina fixa para cuidar das madeixas, composta por três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A frequência de cada uma varia de acordo com as necessidades dos fios.

Um cabelo tingido, por exemplo, precisa de reconstruções, enquanto o natural requer que você o hidrate mais para mantê-lo saudável. É ideal para reparar danos causados por agentes externos como o sol.

7. Penteie delicadamente

Para pentear o liso, utilize um pente de dentes largos e deslize sobre os cabelos com cautela para não quebrá-los. É muito importante que você comece pelas pontas e, somente após desembaraçá-las, penteie o comprimento.

Esse cuidado prevenirá quebras e o aumento de fios mais curtos que outros.
Vale ressaltar que o ideal é escovar as madeixas já secas, pois quando molhadas a elasticidade está máxima e as chances de danificá-las são grandes. 😥

8. Use fronhas de seda

Enquanto dormimos, o cabelo está constante atrito com o travesseiro e, por isso, pela manhã observamos os fios tão bagunçados. Se você quer resolver essa situação, aposte nas fronhas de seda. 🛌

Como elas apresentam a superfície completamente lisa, não desalinham os fios e previnem os “bad hair day”. Além disso, mantém a umidade natural das madeixas, o que impede a desidratação.

Até a sua pele agradecerá a mudança, pois também não ficará marcada e com riscos de ter rugas precocemente. 😍

9. Corte as pontas

As pontas duplas e secas podem surgir por agressões do dia a dia ou quando você fica muito tempo sem apará-las. Isso significa que, para evitar o problema, é fundamental cortá-las entre intervalos não tão grandes, de 3 em 3 meses, por exemplo. Desse modo, será possível ter um cabelo liso com uma ótima aparência. 💇🏻

Esperamos que as dicas tenham ajudado você a compreender como cuidar do cabelo liso. Essas medidas são essenciais para que os fios cresçam sedosos, fortes e saudáveis. Então, não deixe de incluí-las em sua rotina capilar.

Agora que você já sabe os cuidados essenciais com o cabelo liso, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e ajude outras pessoas a tratarem suas madeixas lisas. Até a próxima! 🤗💕

 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-