Como escolher o melhor creme hidratante para o rosto? Confira

6 minutos para ler

O inverno chegou e, nesse período, a pele do rosto precisa de ainda mais cuidados para se manter hidratada e protegida, certo? ❄️ Pois é, porém, é preciso cautela na hora de escolher o melhor creme para o rosto! Utilizar o produto inadequado para o seu tipo de pele pode trazer resultados negativos e até agravar problemas como acne e rosácea.

Mas, afinal, qual o tipo de hidratante ideal? As indicações de um dermatologista são elementares, mas conhecimento nunca é demais, né? Portanto, se você quer ficar ainda mais antenado no assunto, confira estas dicas que a BEYOUNG selecionou e faça a escolha certa! 🤩

Por que hidratar o rosto? 💧

Muitas pessoas já sabem que hidratar o rosto é um hábito importante e, por isso, inseriram esse costume em seus cuidados diários. Contudo, ainda fica a dúvida primordial: por que é que esse passo é necessário?

A nossa pele apresenta uma barreira, também chamada de manto hidrolipídico, responsável por proteger o tecido e evitar a perda de água. No entanto, essa barreira também sofre agressões e precisa ser reposta constantemente. A hidratação é, portanto, a reposição de água nas camadas mais superficiais da pele.

Logo, a hidratação é essencial porque, quando realizada com frequência, além dos resultados estéticos, também deixa a pele mais protegida contra as agressões externas, como vento e sol, e a faz sofrer menos com ressecamentos e dermatites!

Como escolher o melhor creme para o rosto? 🤔

Na hora de comprar um produto, é importante ter em mente alguns fatores. Entender qual o seu tipo de pele e conhecer os componentes do cosmético são dicas valiosas! Entenda um pouco mais a seguir.

👉 Conheça o seu tipo de pele

Parece óbvio, mas, muitas vezes, somos influenciados pelo preço atraente ou pela embalagem chamativa e esquecemos que o produto ideal é aquele que foi desenvolvido especialmente para o nosso tipo de pele!

Na hora da escolha, leve em consideração se a sua pele é seca, normal, mista ou oleosa e busque um produto específico, ok?

No caso das peles oleosas, muita gente acredita que a hidratação é uma etapa dispensável, mas cuidado, pois isso é um grande mito! O hidratante é, sim, um poderoso aliado no controle da produção de sebo e ajuda na reposição da água perdida.

👉 Opte pela textura ideal para você

A textura do hidratante também influenciará na performance do produto, que será tanto mais positiva quanto mais adequada for a textura à sua pele. Quem tem pele normal ou seca pode optar por versões em creme para manter a pele hidratada por mais tempo e evitar os ressecamentos e descamações.

Já nos casos das peles mistas e oleosas, a melhor fórmula é a em gel ou gel-creme. Esse tipo de hidratante é mais leve, facilmente absorvido e não obstrui os poros, deixando o rosto menos brilhante e não contribuindo para o aparecimento de acne.

👉 Atente para as peles sensíveis

As peles sensíveis também precisam de hidratação para combater coceiras, ardores e vermelhidões agravadas pelo ressecamento. Contudo, na hora de escolher o produto é preciso de mais atenção ainda!

Esses tipos de pele são mais reativos a produtos químicos como fragrâncias, álcool e parabenos. Os hidratantes mais indicados, nesses casos, são os hipoalergênicos e aqueles com fórmulas enriquecidas com ceramidas, glicerina e água termal.

👉 Foque nos resultados

Muito além da hidratação, existem produtos que aliam essa função com outras específicas, como ação anti-idade ou clareamento de manchas. Por isso, é interessante que você pense em quais objetivos deseja alcançar e foque em um de cada vez, a fim de conseguir os melhores resultados.

Quando falamos em cosméticos que tratam sinais além de hidratar, é fundamental que você consulte um dermatologista para uma avaliação individual. Alguns componentes, como ácidos, são muito agressivos e não podem ser utilizados em peles reativas. Por isso, nunca use esse tipo de produto sem, antes, contatar o seu dermato.

👉 Complemente o uso com outros produtos

A rotina de cuidados com a pele não se resume ao uso de um bom hidratante. É importante que todos os passos sejam feitos corretamente para garantir que o produto tenha uma completa absorção, promovendo uma pele saudável e bonita.

A limpeza é o primeiro passo e é ela que regula a oleosidade da pele e remove as partículas de poluição, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Nessa etapa, o uso da água micelar é uma excelente opção, pois esse tipo de produto promove uma limpeza profunda de forma delicada, purificando a pele e preparando-a para receber o hidratante.

Hidratante ou sérum facial?

Essa é outra dúvida recorrente. Qual a diferença entre os dois produtos e qual o mais indicado? Na verdade, o sérum é um fluído de textura ultraleve e com alta concentração de ativos que auxiliam a potencializar e acelerar o efeito do creme hidratante.

Sendo assim, o sérum não substitui o hidratante. Ele deve ser utilizado antes do creme escolhido de manhã e à noite e nunca por cima da maquiagem. Existem produtos para diversas funções, como amenizar rugas ou remover células mortas, e o ideal, como sempre, é conversar com seu dermatologista para entender qual o tipo de cosmético mais indicado para a sua pele.

📌 Quais outros cuidados auxiliam na hidratação? 

Conforme a pessoa envelhece, a necessidade de hidratação aumenta! Isso porque, ao longo do tempo, a pele perde muitos nutrientes responsáveis por reter a umidade nas camadas superficiais. Assim, além de aplicar o creme hidratante diariamente, outros cuidados auxiliarão na manutenção da beleza e saúde da pele, como, por exemplo:

  • beber, no mínimo, dois litros de água por dia; 
  • 🌡️ tomar banho com água morna e evitar altas temperaturas que podem danificar a proteção da pele; 
  • utilizar sabonetes hidratantes durante o banho e lavar o rosto com produto específico para essa região;
  • retirar completamente a maquiagem antes de dormir com água micelar ou demaquilante;
  • usar protetor solar diariamente.

Nossa pele precisa de hidratação diária e é importante incluir os cuidados faciais em seu dia a dia, aplicando o produto de manhã e à noite, após a higienização. Na hora de escolher o melhor creme para o rosto, nunca se esqueça de levar em consideração o seu tipo de pele e de atentar-se ao rótulo do cosmético!

E aí, gostou das dicas? 😍 Ficaremos felizes de ler seu comentário neste post!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-