Como evitar espinhas e acne no rosto com 10 cuidados imprescindíveis

como evitar espinhas
6 minutos para ler

Cravos, inchaço e vermelhidão… esses são alguns sintomas característicos da tão temida acne, uma condição que afeta a pele — principalmente o rosto — e costuma gerar grande incômodo. Apesar de ser mais frequente na adolescência, esse problema pode surgir também na vida adulta, o que torna as dicas sobre como evitar espinhas muito úteis.

Então, preparamos este post com 9 cuidados imprescindíveis que você precisa conhecer para deixar sua cútis protegida não só da acne, mas também das manchas e cicatrizes que ela pode deixar. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura! 😉

Como alguns cuidados podem ajudar a prevenir espinhas?

Em nosso dia a dia, temos hábitos que são comuns, mas prejudicam a nossa pele sem percebermos. No entanto, ao identificar que atitudes são essas, podemos evitá-las e assim garantir que a derme não sofra futuramente com cravos e espinhas. 😍

O que fazer para evitar a acne?

A seguir, explicaremos as principais dicas para prevenir o surgimento da acne. Confira!

1. Higienize o rosto duas vezes ao dia

Para deixar a pele longe das espinhas, é fundamental que você lave todos os dias o seu rosto, duas vezes — pela manhã e à noite. Isso porque ao acordar, a oleosidade costuma estar maior, em virtude da regeneração celular da derme durante o sono.

Já no período noturno, existem impurezas que se acumularam ao longo do dia, fator que provoca acne. Assim, a higienização servirá para deixar a cútis equilibrada, saudável e aumentará a absorção dos produtos de tratamento que serão aplicados.

2. Faça limpeza de pele periodicamente

Embora o cuidado de lavar o rosto diariamente contribua bastante na prevenção da acne, realizar uma limpeza de pele com um profissional também se mostra um fator indispensável para evitar o problema. Esse procedimento consegue limpar os poros de maneira mais profunda.

Além disso, os produtos utilizados são muito potentes e fornecem nutrientes importantes para a derme, que ficará mais lisa, viçosa e hidratada.

3. Troque as roupas de cama e toalhas de banho com frequência

Você usa a mesma fronha e toalha por mais de uma semana, e sofre com a acne? Saiba que essa pode ser a causa do problema! Esses itens acumulam bactérias que tampam os poros e impedem que a pele respire de maneira adequada.

Portanto, lembre-se de trocá-los sempre, para que ao dormir sua cútis possa se renovar e permaneça linda.

4. Retire a maquiagem para dormir

Por mais que a sua make esteja impecável, jamais durma antes de retirá-la. Os produtos utilizados na maquiagem obstruirão os poros e poderão resultar em inflamações na pele. Dessa forma, antes de se deitar, certifique-se de que os removeu completamente. 👍

Vale ressaltar que apenas o sabonete facial não é capaz de limpar todos os resquícios de cosméticos. Então, aposte em um bom demaquilante para dormir tranquila e continuar com a derme maravilhosa. 😁

Uma ótima dica nessa etapa são as águas micelares, que conseguem tanto demaquilar quanto oferecer outros benefícios como tonificar, hidratar, equilibrar o pH, remover partículas de poluição etc.

5. Não esprema seu rosto

Sem dúvidas, essa é uma das práticas que mais prejudica a pele. Ao espremer cravos e espinhas, você espalha os micro-organismos presentes na região para as áreas que estão saudáveis, ou seja, sem acne. 😨

Com isso, novos pontos de infecção podem surgir e há grandes chances de restarem marcas bem difíceis de saírem. Por esse motivo, prefira aplicar loções secativas à base de cânfora, óleo de melaleuca, ácido salicílico enxofre e zinco, por exemplo, que vão acelerar o processo de cicatrização, mas sem deixar sequelas.

6. Evite tocar as mãos na face

Apoiar o rosto com as mãos ou passá-las com frequência nele estimula a produção de oleosidade, bem como faz com que as bactérias que estão presentes ali migrem para sua face. Desse modo, se você tem esse costume, tente evitá-lo.

Coloque lenços absorventes de óleo em seu nécessaire de maquiagem e sempre que sentir necessidade, use-os pressionando delicadamente sobre as áreas mais oleosas.

7. Escolha produtos de qualidade

A qualidade dos produtos que você usa interfere diretamente na saúde da sua pele, uma vez que determinados compostos desencadeadores da acne podem estar na formulação. Dessa maneira, é essencial estar atento à procedência do cosmético, e isso vale para maquiagens ou cremes de tratamento. 💄

Para evitar espinhas, o produto deve ser livre de óleo, não comedogênico e para maior segurança, hipoalergênico, ou seja, com riscos reduzidos de causar alergias.

8. Lave os cabelos regularmente

Inicialmente, esse cuidado pode parecer pouco coerente, afinal, o que os cabelos teriam a ver com a pele? No entanto, quando você fica muitos dias sem lavar as madeixas, é natural que o couro cabeludo produza e acumule oleosidade, o que consequentemente afetará a cútis, pois o óleo tende a “espalhar” pela face.

Nesse caso, a testa costuma ser a área mais afetada, por estar mais próxima dos fios. Assim, opte por lavar o cabelo pelo menos três vezes na semana, principalmente se a sua raiz é oleosa. 💆‍♀️

9. Permita que a sua pele respire

Se você faz parte do grupo de pessoas que ama maquiagem, provavelmente deve se maquiar com frequência. Porém, é indispensável que a sua pele tenha “dias de descanso”, nos quais receberá cuidados que servem para nutri-la.

Por isso, reserve momentos apenas para deixá-la respirar, sem base, corretivo ou qualquer outro item de make.

10. Faça atividades que ajudam a combater o estresse

Devido a correria do cotidiano, sentir-se estressado é normal, mas você precisa encontrar meios de minimizar o estresse para manter a derme bonita, uma vez que ele aumenta os processos inflamatórios no organismo e, com isso, favorece o aparecimento da acne.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a entender como evitar espinhas e ter uma cútis saudável. Entretanto, além de segui-las, consultar um dermatologista para que ele possa prescrever produtos adequados à sua derme também é um fator crucial, que contribuirá significativamente na prevenção da acne.

Gostou deste post e deseja que sua pele fique ainda mais radiante? Então, não deixe de conhecer os produtos da BEYOUNG! Até a próxima! 😘

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-