Como manter a pele jovem: descubra 7 técnicas infalíveis

como manter a pele jovem
6 minutos para ler

Os efeitos do envelhecimento podem literalmente ser sentidos na pele 😩. Diariamente, somos expostos a situações que aceleram o aparecimento de rugas, linhas de expressão e flacidez. No meio do excesso de poluição, radiação solar e estresse, como manter a pele jovem? Será que é realmente possível retardar as consequências da passagem do tempo?

Ora, mas é claro que sim! 😍 Com alguns cuidados diários, é possível ativar as defesas do organismo para que ele se defenda das agressões do cotidiano, promovendo a renovação tecidual e deixando a aparência esplendorosa por mais tempo. Fantástico, não é mesmo?

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe! Nós compartilharemos sete dicas preciosas 📌 para que você cuide melhor da sua pele sem sofrimento. Vem com a gente! 😉

1. Invista em tratamentos diários

Você certamente já ouviu que prevenir é melhor do que remediar. Com a estética da pele não é diferente, e adotar medidas para manter a aparência sempre jovem é menos agressivo e custoso do que investir em tratamentos reparadores.

Pense assim: ao optar por um peeling profundo, por exemplo, você precisará desembolsar um bom dinheiro 💸, além de sentir o desconforto do procedimento e do período de recuperação. Com alguns cuidados diários, é possível evitar ou, ao menos, diminuir a frequência de tratamentos mais invasivos 💉.

Veja algumas recomendações para ajudar você a dar um chega pra lá no envelhecimento precoce:

  • Durante o banho 🚿, para preservar a estrutura da pele, evite água quente e o uso de buchas.
  • Hidrate o rosto e o corpo diariamente com produtos formulados especialmente para o seu tipo de pele.
  • Jamais durma de maquiagem 💄 — a Micellar Water é um ótimo demaquilante.
  • Converse com seu dermatologista sobre o uso de ácidos para promover a renovação da pele.

2. Use sempre protetor solar ☀️

Os raios ultravioletas do sol penetram na pele e desencadeiam uma condição chamada estresse oxidativo. O nome complicado tem uma explicação simples: os radicais livres em excesso “atacam” diferentes estruturas da pele, levando à perda de sustentação e elasticidade.

Como consequência, as rugas e manchas se tornam mais pronunciadas. Mas ainda há outro problema: os radicais livres são moléculas travessas que danificam diversas estruturas celulares, inclusive o DNA. Com isso, podem surgir mutações que contribuem para o câncer de pele.

Assim, quando o assunto é evitar o envelhecimento precoce e ainda preservar a saúde da pele, usar protetor solar é a dica de ouro!

3. Faça limpeza de pele regularmente

Além dos cuidados no dia a dia, é preciso organizar sua rotina para incluir uma limpeza de pele profissional de tempos em tempos. Afinal, os benefícios desse tipo de tratamento vão muito além de livrar o rosto dos indesejados cravos e espinhas.

A limpeza ajuda também a equilibrar o pH da pele, tornando-a mais firme, hidratada e elástica. Com isso, ela permanece jovem por mais tempo, com aspecto limpo, macio e livre de manchas 🆓.

4. Lance-se aos dermocosméticos

Cada tipo de pele tem suas necessidades específicas. Portanto, o que é solução para sua amiga pode não funcionar para você. Logo, é importante conhecer as características da sua pele para elaborar um plano de ação. Mas uma coisa é certa: limpeza, hidratação e proteção solar não fazem mal a ninguém.

Na hora de escolher o que usar, fuja das receitas caseiras. Muitas delas podem causar irritações na pele e, até mesmo, alergias, contribuindo para o aparecimento de manchas.

Se você busca alternativas anti-aging, por que não investir em produtos que, além de proporcionarem o imediato efeito Cinderela 👸, continuam agindo na pele o dia todo e trazem efeitos duradouros? Nossas sugestões incluem as linhas Booster e Primer da BEYOUNG — se você não conhece, vale a pena testar! 🙆

5. Busque alternativas para aliviar o estresse 😬

Não tem jeito! Todo mundo experimenta algum nível de estresse diariamente. Nosso corpo responde naturalmente a situações tensas e de nervosismo, e isso é importante para ativar nosso instinto de lutar ou fugir.

No entanto, o excesso de estresse traz diversas consequências negativas para o organismo, contribuindo, também, para acelerar o envelhecimento. Assim, encontrar atividades que façam você liberar as tensões acumuladas e relaxar é muito benéfico para a sua pele.

Muitas pessoas encontram suas válvulas de escape na Yoga ou na meditação 🙏. Outras preferem mergulhar em um livro ou escutar músicas relaxantes 🎶. Há ainda aquelas que se sentem bem liberando energia na corrida 🏃 ou em uma luta. Opções não faltam, basta encontrar aquela ou aquelas que funcionam para você.

6. Cuide da sua alimentação 🍎

Você se lembra dos radicais livres que falamos há pouco? Uma boa maneira de impedir que eles se acumulem em nosso organismo é caprichando na alimentação. As chamadas moléculas antioxidantes, presentes em muitas frutas e legumes, protegem nossas células contra os danos causados pelo excesso de sol e não podem ficar fora do cardápio.

Outros nutrientes, como as gorduras saudáveis e as vitaminas, também são essenciais para manter o brilho e a vitalidade da pele. Já as proteínas são indispensáveis para a formação da estrutura cutânea e prevenção da flacidez. Portanto, investir em uma dieta balanceada à base de alimentos naturais é crucial para quem deseja saber como manter a pele jovem por mais tempo.

Outro ponto importante é a redução do consumo de produtos industrializados. Os salgadinhos, por exemplo, são ricos em sódio e favorecem a desidratação, facilitando o enrugamento da pele. Já o excesso de açúcar 🍭 mexe com a sustentação da pele, trazendo rugas e flacidez.

7. Não se esqueça do colágeno

Não dá para falar em saúde da pele sem mencionar o colágeno. Essa é a principal proteína que confere estrutura e elasticidade à nossa pele, mas sua renovação é prejudicada conforme envelhecemos. A consequência são os sinais que vemos em nossa aparência.

A alimentação tem um papel muito importante na formação do colágeno. Alimentos ricos em proteínas, como carnes 🍖, leguminosas, leite e seus derivados, oferecem a matéria-prima necessária para manter a estrutura da pele.

É possível, ainda, estimular a produção de colágeno por meio de cremes firmadores ricos em princípios ativos que combatem a degradação da proteína e de outras fibras que conferem firmeza à pele. 💆

Agora que você já sabe como manter a pele jovem, mãos à obra! 🔨 Coloque as dicas que apresentamos em prática 📔 e lembre-se: fazendo um pouquinho a cada dia, você evita passar por procedimentos mais invasivos, dolorosos e caros em longo prazo.

Buscando formas de se sentir melhor consigo mesma? Confira nosso site e descubra como podemos ajudar você nessa jornada! 😍

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-