Como saber se estou acima do peso após os 40 anos?

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Você tem mais de 40 anos e tem se perguntado “Como saber se estou acima do peso”? Saiba que essa é uma dúvida comum entre muitas mulheres, e essa preocupação se deve principalmente a uma questão de saúde, uma vez que o excesso de gordura no corpo pode trazer inúmeros prejuízos ao nosso organismo.

Além disso, com o passar do tempo, o nosso metabolismo começa a desacelerar cerca de 5% ao ano, fator que aumenta consideravelmente as chances de sobrepeso e obesidade. Mas mantenha a calma, pois, não é difícil descobrir se o seu peso está acima do ideal e tem provocado um desequilíbrio físico. 

Neste post, explicaremos para você como obter essa informação e abordaremos diversos aspectos importantes do assunto. Ficou interessado? Então, continue com a gente! 😉

Quais fatores influenciam no aumento de peso aos 40 anos? 

Existem inúmeros fatores que contribuem para que aconteça o ganho de peso aos 40 anos. Abaixo, listaremos os principais e daremos mais detalhes sobre eles. Confira!

Mudanças hormonais

Geralmente, a partir dos 40 anos as mulheres passam pela chamada perimenopausa, uma fase que modifica as taxas de hormônios importantes — o estrogênio, por exemplo — que atuam em nosso organismo. Essa mudança provoca o acúmulo de gordura no corpo e, por mais que a quantidade de comida ingerida diariamente seja a mesma de 5 anos atrás, ainda assim pode acontecer o aumento de alguns quilos. 😩

Perda de massa magra

Estima-se que, após os 40 anos, a massa magra reduza 10% por década. Como são os músculos que consomem grande parte da nossa energia, essa diminuição implicará na queima de menos calorias que, ao se acumularem, transformam-se em gordura e resultam no aumento do peso.

Resistência à insulina

Com a perda de massa magra, o corpo pode se tornar resistente à insulina — hormônio que possibilita a entrada de glicose nas células para a produção de energia. Quando ocorre resistência a ele, esse processo não se consolida e gera o armazenamento de gordura.

Estresse

Aos 40 anos, as preocupações e responsabilidades costumam ser maiores que antes, o que ativa uma substância denominada cortisol, que gera o estresse. Quando estamos estressados, a fome e o consumo de alimentos calóricos tendem a aumentar e, a partir daí, acontece o ganho de peso.

Sedentarismo

Nessa faixa etária, a prática de exercícios físicos é ainda mais indispensável e colabora, inclusive, para minimizar alguns efeitos já citados. Entretanto, muitas mulheres perdem o hábito de se exercitar e assim impedem a manutenção da massa magra, bem como favorecem o acúmulo de gordura.

Como descobrir se o peso está adequado?

O método mais simples para saber se você está acima do peso é o cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea). Ele serve para avaliar se a sua massa corporal tem compatibilidade ou não com a sua altura, porém, não revela de que forma a gordura está distribuída pelo corpo. 

Como calcular?

Para calcular o seu índice, basta dividir o seu peso em quilos pela sua altura ao quadrado — IMC = peso/ (altura)².

O que significa o resultado?

  • IMC acima de 40: obesidade tipo III (mórbida), a mais perigosa para a saúde, pois gera uma série de complicações;

  • IMC entre 35 e 39,9: obesidade tipo II (severa), grave e traz complicações metabólicas;

  • IMC entre 30 e 34,9: obesidade tipo I, também merece atenção;

  • IMC entre 25 e 29,9: considerado o estágio pré-obesidade;

  • IMC entre 18,5 e 24,9: peso adequado para a estatura;

  • IMC abaixo de 18,5: abaixo do peso ideal.

Como perder peso nessa idade?

Separamos algumas dicas incríveis que ajudarão a promover o seu emagrecimento. Acompanhe! 🤗

Evite fazer dietas restritivas

Se privar de consumir determinados alimentos resulta no chamado “efeito sanfona”, caracterizado por rápida perda de peso e, posteriormente, o ganho de até mais quilos do que os perdidos.

Desse modo, prefira apenas reduzir as porções de comida em cada refeição. Apesar de o emagrecimento acontecer de maneira mais lenta, você não correrá o risco de recuperar o que foi perdido.

Coma a cada três horas

Para emagrecer, não passe longos períodos sem se alimentar. O ideal é fazer pequenas refeições de três em três horas para que a queima de calorias seja feita constantemente.

Mantenha uma alimentação saudável

Se você consome açúcares, frituras e gordura com frequência, dificulta muito a perda de peso. Esses alimentos são considerados calorias vazias, ou seja, não apresentam nenhum valor nutritivo e fazem mal à saúde. 🍔 🍟 🍕 

Assim, dê preferência às frutas, legumes, vegetais, peixe, frango e grãos integrais. Lembre-se também de ingerir bastante água para limpar as toxinas do corpo e hidratá-lo.

Pratique atividade física 

Adquira o hábito de se exercitar diariamente para manter a massa magra do corpo e usufruir de outros benefícios que essa prática proporciona. A musculação é uma excelente escolha, mas caso prefira atividades menos intensas, a caminhada se mostra muito eficaz também. 💪

Tenha uma boa noite de sono

É durante o sono que hormônios ligados à fome e saciedade são produzidos, ou seja, quando você não dorme bem a produção não ocorre como deveria e isso dificulta o processo de emagrecimento. Portanto, durma pelo menos 8 horas por noite e evite refeições pesadas no período noturno, pois as calorias contidas nelas não serão queimadas e aumentarão seu peso. 😴

Procure um nutricionista 

Consultar um nutricionista é a opção mais segura e garantida de que você emagrecerá. Isso porque esse profissional consegue montar uma dieta individualizada de acordo com suas necessidades, mas sem deixar que haja a falta de nutrientes essenciais ao organismo. 👩🏼‍⚕️

Viu só, como a pergunta “Como saber se estou acima do peso?” pode ser respondida facilmente e ajuda a entender por que é fundamental ter hábitos saudáveis? Caso você esteja em busca do emagrecimento, tenha em mente que manter o peso adequado é uma tarefa que deve ser buscada por razões que estão além da estética, visto que essa é uma forma de aumentar a saúde e potencializar a sua qualidade de vida.

E ai, gostou deste post? Tem mais alguma dica ou deseja compartilhar sua experiência? Então, deixe o seu comentário, sua opinião é muito importante e pode ajudar outras pessoas também. Até a próxima! 😗

 

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