Veja aqui como se manter jovem aos 40 anos com 17 dicas!

como se manter jovem aos 40
17 minutos para ler

O envelhecimento 👵 é um processo natural do organismo, e a pele — especialmente a do rosto — é a parte do corpo que mais sofre os efeitos da passagem do tempo. Mas você sabe por qual motivo a sua aparência se modifica tanto com o avanço da idade? Tem ideia de como manter a pele jovem aos 40 anos 👸, com uma cútis saudável e bonita?

À medida que a idade avança, nossas células são renovadas de maneira mais lenta; a barreira que mantém a pele hidratada diminui, e há uma redução do colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação do tecido.

É daí que surgem o ressecamento, a flacidez, o aparecimento de manchas, as linhas de expressão e as rugas. Entretanto, alguns fatores externos atrelados ao estilo de vida agem retardando ou acelerando esse processo.

Quer saber quais hábitos ajudam a amenizar ou eliminar alguns dos efeitos do envelhecimento da pele? Confira nossas dicas para manter uma pele sempre jovem! 😍

1. Use protetor solar todos os dias ☀

O sol é um dos fatores externos mais danosos quando o assunto é o envelhecimento da pele. A exposição desprotegida aos raios solares, além de aumentar o risco de queimaduras, carcinomas e melanomas, é o fator responsável pelo chamado “fotoenvelhecimento” — que faz com que a pele fique espessa, áspera, amarelada, manchada e com maior número de rugas.

O uso do protetor solar é importante em todas as idades, e não pense que, só porque você já chegou aos 40 anos, não adianta mais criar esse hábito. Sua pele, a essa altura, está mais sensível e precisa de ainda mais proteção.

Portanto, escolha o fator de proteção solar adequado ao seu tipo de pele e aplique o produto todos os dias, mesmo quando o sol não estiver visível. Aliás, você sabia que a luz artificial causa tantos danos quanto a do sol? Então, mesmo em lugares fechados, é bom usar o produto.

2. Hidrate sua pele e beba muita água 💧

Já mencionamos que, com o passar do tempo, a camada que protege a hidratação da pele fica prejudicada. Além disso, fatores internos do envelhecimento (como a redução do funcionamento das glândulas sebáceas e sudoríparas) contribuem para o ressecamento da pele, que pode deixá-la com um aspecto craquelado.

Por isso, aos 40 anos, os cuidados com a hidratação devem ser redobrados. Utilize produtos com essa finalidade diariamente — especialmente nas estações mais secas. Escolha um hidratante específico para a sua pele, como os à base de óleos, para cútis secas, ou oil free, para as oleosas.

Aumente o seu consumo de água. Isso é importante tanto para facilitar a eliminação de toxinas que contribuem para o envelhecimento quanto para manter a pele hidratada, macia e elástica.

E como saber o quanto de água beber diariamente? A conta é simples. Multiplique o seu peso corporal por 30ml. Assim, uma pessoa de 50 quilos deve ingerir 1.500ml de água, por exemplo.

3. Retire toda a maquiagem antes de dormir 💤

Você chega em casa cansada e, geralmente, tem preguiça de limpar a pele antes de se deitar? Adquiriu o (mau) hábito de dormir com o rosto maquiado? Esse tipo de comportamento é muito comum e extremamente prejudicial, especialmente se a sua pele já está envelhecendo e, portanto, é mais sensível.

Passar a noite maquiada entope os poros e favorece o aparecimento de cravos, espinhas e sinais de envelhecimento. Além disso, essa prática pode deixar seu rosto com uma aparência opaca e cansada.

Portanto, todas as noites, utilize cosméticos específicos para retirar a maquiagem, como a Micellar Water, da BEYOUNG, e lave o seu rosto com produtos adequados ao seu tipo de pele. Nunca é tarde para modificar hábitos, certo?

4. Faça uma boa limpeza de pele periodicamente 💦

Assim como a maquiagem, outros resíduos, como suor, poeira e poluição, se acumulam no rosto, obstruem os poros e impedem a pele de respirar. Todos esses elementos contribuem para o envelhecimento precoce.

Por isso, é importante realizar uma limpeza profunda uma vez por mês, com algum profissional de confiança ou na sua própria casa — seguindo os passos de limpar, tonificar, esfoliar, hidratar e proteger.

Assim, ao retirar as células mortas e o excesso de oleosidade, você renova a sua pele, combatendo a acne e mantendo um aspecto saudável e aveludado. Também é importante criar o hábito de lavar o rosto pela manhã e à noite com um sabonete neutro ou específico para essa região.

5. Alimente-se de forma saudável e pratique atividades físicas 🏃‍🍎

Esses são hábitos essenciais em qualquer idade, mas são ainda mais importantes se você quer saber como manter uma pele jovem aos 40 anos. A lista de benefícios da prática de atividades físicas é extensa e traz melhorias também para a pele — já que ativa a circulação; com isso, as células são nutridas, e os tecidos, fortalecidos e regenerados.

Além disso, uma alimentação variada — com a ingestão de diversos legumes, frutas, verduras, carnes e grãos — fornece ao organismo tudo de que ele precisa para funcionar de forma equilibrada e regenerar as células, tornando a pele mais viçosa.

Considere uma dica importante: evite o açúcar (e os carboidratos, que se transformam em glicose), pois ele acelera o processo de envelhecimento da pele ao interferir na função do colágeno.

6. Aposte nas vitaminas 🍊🍉

Os radicais livres degradam o colágeno e, por isso, estão entre os maiores causadores do envelhecimento da pele. Quem neutraliza a ação dessas moléculas são os antioxidantes, obtidos, principalmente, por meio de uma dieta rica em vitamina A (presente na cenoura, espinafre, manga e mamão), vitamina C (frutas cítricas, melão, acerola, morango, brócolis e couve-flor) e vitamina E (óleos vegetais, folhas verdes, castanhas, sementes e cereais integrais).

Esses nutrientes são essenciais para melhorar o aspecto da sua pele. Por isso, inclua-os na sua alimentação, aplique cosméticos que contenham essas vitaminas na composição e, se for necessário e indicado por um profissional, utilize suplementos vitamínicos.

7. Invista em cremes rejuvenescedores 💁‍

Para manter uma pele jovem aos 40 anos sem precisar lançar mão de intervenções cirúrgicas, que tal investir em produtos rejuvenescedores? Existem diversos cosméticos disponíveis no mercado que podem atender superbem às suas expectativas.

A vantagem desses produtos é que eles diminuem a flacidez, olheiras, rugas e outros sinais do envelhecimento de maneira simples e prática. Alguns oferecem um resultado instantâneo, como o BEYOUNG Instant, e, ao mesmo tempo, promovem um efeito mais duradouro.

8. Consuma suplemento de isoflavona 🌱

As isoflavonas são substâncias químicas naturais que atuam como forma geral do estrogênio no organismo. Sendo assim, quando consumidas, as isoflavonas se ligam aos receptores de estrogênio no corpo, desempenhando um papel muito parecido ao do estrogênio padrão.

Devido a isso, esse suplemento se torna um grande aliado para diminuir os impactos causados pelas alterações hormonais. Ele pode ser encontrado em diversas plantas, no entanto, a sua fonte mais popular é a soja. Pelo fato de ser um hormônio vegetal protetor, ele ajuda a revitalizar e hidratar a epiderme, superando até mesmo a eficiência da vitamina E nesse quesito.

9. Utilize um tônico facial 😁

Para garantir uma limpeza total da pele, é preciso lavá-la, tonificá-la e hidratá-la. Porém, muitas pessoas costumam pular o segundo passo sem dó nem piedade, mas isso precisa ser evitado ao máximo. Afinal, para manter a pele jovem aos 40 anos, você precisa se conscientizar da importância de cada etapa.

O tônico facial ajuda a regular o pH da pele, o qual é alterado pela maquiagem, sabonete e poluição. Isso acaba obstruindo os poros e favorecendo o envelhecimento. Ele otimiza a ação do hidratante e faz com que o creme facial penetre mais facilmente.

Por fim, é válido ressaltar que o tônico facial trata o rosto, ajudando a cicatrizar espinhas e controlar o brilho. A água micelar da BEYOUNG, por exemplo, além de eliminar as impurezas, também funciona muito bem como um tônico, equilibrando a pele.

10. Faça um peeling regular 👩‍

Manter a pele jovem aos 40 anos exige uma série de cuidados, e você precisa ficar atenta a cada um deles se quiser alcançar os resultados desejados. Contar com o auxílio de peeling regular se revela essencial, pois vai ajudá-la a ter uma pele mais firme, lisa e livre daqueles pequenos incômodos que desanimam na hora de se olhar no espelho.

Pois bem, se você ainda não sabe o que é peeling regular e para que ele serve, nós vamos explicar a seguir. Acompanhe!

O que é?

Podemos definir o peeling regular como um tratamento de limpeza e esfoliação intensivo que possibilita a restauração da pele quando ela sofre agressões dos agentes externos, como raios solares e poluição. Por meio dos diferentes produtos utilizados nesse processo, os tecidos sofrem uma desintoxicação, e os poros são desobstruídos.

Durante o procedimento, o profissional pode fazer uso de lixas (apropriadas para a pele, é claro), cremes abrasivos e, inclusive, aparelhos adequados para cada tipo de peeling. Mas não se preocupe, pois o método é indolor e muito seguro — por isso é tão popular.

Além do mais, é possível perceber uma melhora imediata na pigmentação, ônus e textura da pele.

Para que serve?

Geralmente, o peeling regular é mais recomendado para pessoas que sofrem com o início do aparecimento das rugas e manchas, além de ajudar na prevenção de cravos e espinhas.

No entanto, existem outros tipos de peeling que têm como objetivo tratar marcar mais profundas da pele. Nesse caso, é sempre bom procurar um dermatologista da sua confiança, para que ele possa indicar qual é o mais adequado para o seu incômodo.

Os peelings mais profundos são realizados em clínicas de estética, com anestesia e monitoramento das funções hepáticas e do coração. Isso é necessário para garantir que a química utilizada no procedimento não caia na corrente sanguínea.

11. Faça exercícios faciais 🤩

De acordo com um estudo publicado na revista Veja, os exercícios faciais rejuvenescem a aparência do praticante em até três anos. Incrível, o poder dessa atividade, não é mesmo? Também conhecidos como ginástica facial, esses exercícios ajudam a tratar e prevenir a pele contra a flacidez e rugas causadas por movimentos involuntários durante o dia a dia e, também, por causa do envelhecimento.

Engana-se quem pensa que exercícios são só para o corpo — o rosto também merece atenção e pode usufruir de muitos benefícios proporcionados com essa prática. A seguir, mostramos quais são os principais e explicamos por que eles são tão eficientes. Veja!

Quais são os principais?

Veja alguns exemplos de ginástica facial para diferentes áreas do rosto:

  • para a testa: ajuda a suavizar marcas de expressão e rugas na região;
  • para os olhos: ajuda a evitar o aparecimento de rugas no canto dos olhos — os temidos “pés de galinha” — e a manter a pele firme;
  • para a maçã do rosto: ajuda a levantar as maçãs e evitar a flacidez da região;
  • para a boca: ajuda a prevenir o aparecimento do “bigode chinês” e flacidez;
  • para o queixo: ajuda a fortalecer os músculos do pescoço e impede o aparecimento da papada.

Por que eles são tão eficientes?

Esse tipo de exercício facial é eficiente porque ajuda a melhorar a circulação, fazendo com que a pele permaneça firme e lisa. São exercícios simples e que você pode fazer no conforto de sua casa, na hora em que se sentir mais à vontade. Mas é importante ressaltar que os resultados não são imediatos. Por isso, procure inserir essa prática no seu dia a dia.

12. Aposte em máscaras de argila preta 🖤

A argila preta é um ingrediente muito rico em alumínio, silício e titânio, os quais, juntos, apresentam um alto poder no combate ao envelhecimento. Entre todas as argilas, a preta é a mais nobre, pois ela é extraída da lama vulcânica.

Atualmente, ela tem sido utilizada em tratamentos estéticos com a finalidade de fechar os poros, eliminar as células mortas e deixar a pele lisa e iluminada.

Como a máscara deve ser usada?

Primeiro, limpe bem o rosto e remova todos os resquícios de maquiagem e outros produtos. Em seguida, faça uma mistura da argila com soro fisiológico, até formar uma pasta.

Feito isso, aplique-a sobre a pele de baixo para cima, sempre tomando cuidado para evitar que o produto chegue à boca e aos olhos. Deixe-a agir por, mais ou menos, uma hora. Nesse momento, você sentirá que a máscara já está seca.

Retire-a durante o banho, com movimentos circulares de baixo para cima. Após duas horas da lavagem, hidrate o rosto com o creme facial de sua preferência.

13. Invista em tratamentos faciais 👩

Hoje em dia, os tratamentos faciais vão além das máscaras e limpeza de pele. Você encontra uma gama de procedimentos estéticos que ajudam na saúde da cútis, deixando-a mais bonita e jovem sem precisar recorrer a métodos mais invasivos, como a cirurgia plástica. A seguir, confira os mais comuns e que dão resultados incríveis!

Luz pulsada

Por meio de um aparelho, os feixes de luz alcançam as camadas mais profundas da pele, fazendo com que fiquem aquecidas. Dessa forma, estimula o organismo a produzir as substâncias que são perdidas com o tempo, como o colágeno e a elastina.

Botox

A toxina botulínica — ou o famoso botox, como a maioria conhece — é uma substância que paralisa temporariamente o músculo em que é aplicada. Assim, as rugas de expressão e pés de galinha ficam menos visíveis. Além de suavizar essas marcas, ajuda também a prevenir novas, porque reduz a formação dos vincos na pele. Legal, né?

Preenchimento com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância presente naturalmente no nosso organismo. A sua função é atrair água para preencher os espaços entre as células, deixando a derme hidratada, com viço e uniformidade.

O tratamento estético com ácido hialurônico consiste na aplicação dele para o preenchimento dos sulcos, amenizando as rugas e linhas. Ele também pode ser usado para aumentar os lábios e fazer harmonização facial. O seu efeito é temporário, devendo ser reaplicado para manter os resultados.

Microagulhamento

O microagulhamento, com o nome já sugere, consiste em um rolinho com agulhas bem pequenas e finas que é passado sobre a pele com a intenção de formar microlesões. Com esses pequenos machucados, o organismo se vê obrigado a produzir colágeno e elastina para a regeneração da pele, beneficiando toda a derme. Geralmente, os profissionais utilizam mais algum cosmético após a sessão, como a vitamina C, para potencializar os efeitos.

14. Use óleos essenciais

Se você é da vibe mais natural e não gosta dos tratamentos estéticos convencionais, saiba que dá para ter uma pele jovem aos 40 usando óleos essenciais. Pois é isso mesmo! Os óleos extraídos das plantas têm propriedades maravilhosas para a pele, mas pouca gente aproveita. Veja alguns exemplos:

  • de cedro: indicado para peles maduras e com rugas;
  • de gerânio: atua como tratamento facial anti-idade e na redução de manchas localizadas, no rosto e no corpo;
  • de limão siciliano: é um ótimo tônico em geral e ajuda a amenizar as manchas;
  • de palmarosa: por ser um regenerador da pele, é excelente no combate às rugas;
  • de sândalo: tem poderes super-hidratantes, que são fundamentais para a pele madura.

Esses óleos podem ser usados puros, em massagens faciais, ou após a sua rotina de beleza noturna, por exemplo. Lembre-se de verificar a procedência deles, pois isso afeta os resultados diretamente, e evite sair ao sol logo após a aplicação, especialmente se o óleo usado for cítrico, como o de limão siciliano, para não queimar a sua pele.

15. Faça massagens faciais

Por falar em massagear a pele, você conhece as massagens faciais? Elas estimulam a circulação sanguínea no local e trazem diversos benefícios. Neste tópico, trouxemos alguns exemplos para você!

Drenagem

Assim como a drenagem corporal, a facial é usada para reduzir o inchaço do rosto e eliminar os líquidos acumulados ali. Os movimentos têm leve pressão em pontos estratégicos da face e do pescoço, que é para onde os fluidos vão. Então, as toxinas são liberadas dando um aspecto mais bonito à pele.

Relaxante

A massagem relaxante serve para diminuir a tensão do rosto e deixar a expressão mais leve e suave. Sabe aqueles dias de correria, que deixam a gente com o rosto abatido? Esse tipo de massagem é o ideal.

Lifting

Sabia que é possível ter um efeito lifting com massagem? Pois é. Os movimentos precisos e vigorosos da kobido, uma técnica inventada no Japão, são capazes de estimular os músculos, reduzindo a flacidez do local.

16. Prepare sua pele para receber a maquiagem

Em muitas dicas de beleza, fala-se da importância de remover a maquiagem antes de dormir, e isso é verdade. Mas e a preparação da pele para receber a maquiagem ✨, você sabe como fazer?

Preparar a face antes de se maquiar faz com que a make dure por mais tempo e fique mais bonita, além de ser mais saudável para a derme. Antes de aplicar a base, certifique-se de que a pele está bem limpa.

Use um sabonete facial específico para seu tipo de pele. Logo após, utilize o tônico, o hidratante, protetor solar (se for o caso) e primer. Assim, a cútis estará pronta para receber os produtos, e o acabamento da make ficará muito mais bonito.

A pele madura é mais fina e tem tendência ao ressecamento. Se você usa os itens de maquiagem diretamente nela, o efeito pode ser o de craquelamento. Fora isso, a hidratação faz mais uma camada de proteção da derme.

17. Conheça as máscaras faciais

As máscaras faciais estão mais em alta do que nunca — tanto as em creme quanto as prontinhas para serem aplicadas no rosto. Esse tipo de produto tem uma ação potencializada, já que os princípios ativos são mais concentrados e permanecem por um tempo maior na pele.

Engana-se quem acha que só existem as máscaras faciais de hidratação. Hoje, você encontra as mais diversas soluções para os vários probleminhas que a nossa derme enfrenta. Dê uma olhada:

  • de rosa-mosqueta, para combater o envelhecimento precoce;
  • de colágeno, para regenerar e prevenir rugas e linhas;
  • de argila verde, para fazer um detox na pele;
  • clareadora, para amenizar manchas;
  • de diamante, para dar um glow ✨ na pele.

Como dissemos no início do texto, envelhecer é um processo natural, mas vários fatores podem acelerar ou retardar esse processo. Então, que tal seguir essas dicas sobre como ter a pele jovem aos 40 anos e continuar com uma aparência saudável e bonita pelo máximo de tempo possível? Além do mais, sentir-se mais jovem só vai aumentar o seu entusiasmo, otimismo e longevidade! 😘

Gostou deste artigo? Então, aproveite que está por aqui e nos siga nas redes sociais. Lá, você encontra mais dicas tão incríveis quanto essas e fica sabendo de todas as nossas novidades diretamente no seu feed de notícias. Estamos no Facebook e Instagram!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar
-