Veja aqui como se manter jovem aos 40 anos com 12 dicas!

como se manter jovem aos 40
12 minutos para ler

 

O envelhecimento é um processo natural do organismo, e a pele — especialmente a do rosto — é a parte do corpo que mais sofre os efeitos da passagem do tempo. Mas você sabe por qual motivo a sua aparência se modifica tanto com o avanço da idade? Tem ideia de como se ter a pele jovem aos 40 anos, com uma cútis saudável e bonita?

À medida que a idade avança, nossas células são renovadas de maneira mais lenta; a barreira que mantém a pele hidratada diminui, e há uma redução do colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação do tecido.

É daí que surgem o ressecamento, a flacidez, o aparecimento de manchas, as linhas de expressão e as rugas. Entretanto, alguns fatores externos atrelados ao estilo de vida agem retardando ou acelerando esse processo.

Quer saber quais hábitos ajudam a amenizar ou eliminar alguns dos efeitos do envelhecimento da pele? Confira nossas dicas para manter uma pele sempre jovem! 😍

1. Use protetor solar todos os dias ☀

O sol é um dos fatores externos mais danosos quando o assunto é o envelhecimento da pele. A exposição desprotegida aos raios solares, além de aumentar o risco de queimaduras, carcinomas e melanomas, é o fator responsável pelo chamado “fotoenvelhecimento” — que faz com que a pele fique espessa, áspera, amarelada, manchada e com maior número de rugas.

O uso do protetor solar é importante em todas as idades e não pense que, só porque você já chegou aos 40 anos, não adianta mais criar esse hábito. Sua pele, a essa altura, está mais sensível e precisa ainda mais de proteção. Portanto, aplique o produto todos os dias, mesmo quando o sol não estiver visível.

2. Hidrate sua pele e beba muita água 💧

Já mencionamos que, com o passar do tempo, a camada que protege a hidratação da pele fica prejudicada. Além disso, outros fatores internos do envelhecimento (como a redução do funcionamento das glândulas sebáceas e sudoríparas) contribuem para o ressecamento da pele, que pode deixá-la com um aspecto craquelado.

Portanto, aos 40 anos, os cuidados com a hidratação devem ser redobrados. Utilize produtos com essa finalidade diariamente — especialmente nas estações mais secas — e aumente o seu consumo de água. Isso é importante tanto para facilitar a eliminação de toxinas que contribuem para o envelhecimento quanto para manter a pele hidratada, macia e elástica.

3. Retire toda a maquiagem antes de dormir 💤

Você chega em casa cansada e, geralmente, tem preguiça de limpar a pele antes de se deitar? Adquiriu o (mau) hábito de dormir com o rosto maquiado? Esse tipo de comportamento é muito comum e é extremamente prejudicial, especialmente se a sua pele já está envelhecendo e, portanto, é mais sensível.

Passar a noite maquiada entope os poros e favorece o aparecimento de cravos, espinhas e sinais de envelhecimento. Além disso, essa prática pode deixar seu rosto com uma aparência opaca e cansada.

Portanto, todas as noites, utilize cosméticos específicos para retirar a maquiagem e lave o seu rosto com produtos adequados ao seu tipo de pele. Nunca é tarde para modificar hábitos, certo?

4. Faça uma boa limpeza de pele periodicamente 💦

Assim como a maquiagem, outros resíduos como suor, poeira e poluição se acumulam no rosto, obstruem os poros e impedem a pele de respirar. Todos esses elementos contribuem para o envelhecimento precoce.

Por isso, é importante realizar uma limpeza profunda uma vez por mês, com algum profissional de confiança ou na sua própria casa — seguindo os passos de limpar, tonificar, esfoliar, hidratar e proteger.

Assim, ao retirar as células mortas e o excesso de oleosidade, você renova a sua pele, combatendo a acne e mantendo um aspecto saudável e aveludado. Também é importante criar o hábito de lavar o rosto pela manhã e à noite com um sabonete neutro ou específico para essa região.

5. Alimente-se de forma saudável e pratique atividades físicas 🏃‍🍎

Esses são hábitos essenciais em qualquer idade, mas são ainda mais importantes se você quer saber como manter uma pele jovem aos 40 anos. A lista de benefícios da prática de atividades físicas é extensa e traz melhorias também para pele — já que ativa a circulação e, com isso, as células são nutridas e os tecidos são fortalecidos e regenerados.

Além disso, uma alimentação variada — com a ingestão de diversos legumes, frutas, verduras, carnes e grãos — fornece ao organismo tudo o que ele precisa para funcionar de forma equilibrada e regenerar as células, tornando a pele mais viçosa.

Considere uma dica importante: evite o açúcar (e os carboidratos, que se transformam em glicose), pois ele acelera o processo de envelhecimento da pele ao interferir na função do colágeno.

6. Aposte nas vitaminas🍊🍉

Os radicais livres degradam o colágeno e, por isso, são um dos maiores causadores do envelhecimento da pele. Quem neutraliza a ação dessas moléculas são os antioxidantes, obtidos, principalmente, por meio de uma dieta rica em vitamina A (presente na cenoura, espinafre, manga, mamão), vitamina C (frutas cítricas, melão, acerola, morango, brócolis, couve-flor) e vitamina E (óleos vegetais, folhas verdes, castanhas, sementes, cereais integrais).

Esses nutrientes são essenciais para melhorar o aspecto da sua pele. Por isso, inclua esses alimentos na sua alimentação, aplique cosméticos que contenham essas vitaminas na composição e, se for necessário e indicado por um profissional, utilize suplementos vitamínicos.

7. Invista em cremes rejuvenescedores 💁‍

Para manter uma pele jovem aos 40 anos sem precisar lançar mão de intervenções cirúrgicas, que tal investir em produtos rejuvenescedores? Existem diversos cosméticos disponíveis no mercado que podem atender superbem às suas expectativas.

A vantagem desses produtos é que eles diminuem a flacidez, olheiras, rugas e outros sinais do envelhecimento de maneira simples e prática. Alguns oferecem um resultado instantâneo e, ao mesmo tempo, promovem um efeito mais duradouro.

8. Consuma suplemento de isoflavona 🌱

As isoflavonas são substâncias químicas naturais que atuam como forma geral do estrogênio no organismo. Sendo assim, quando consumidas, as isoflavonas se ligam aos receptores de estrogênio no corpo e, assim, desempenham um papel muito parecido ao do estrogênio padrão.

Devido a isso, esse suplemento se torna um grande aliado para diminuir os impactos causados pelas alterações hormonais do indivíduo.

Elas podem ser encontradas em diversas plantas, no entanto, a sua fonte mais popular é a soja. Pelo fato de serem hormônios vegetais protetores, eles ajudam a revitalizar e hidratar a epiderme, superando até mesmo a eficiência da vitamina E nesse quesito.

9. Utilize um tônico facial 😁

como se manter jovem aos 40
como se manter jovem aos 40

Para garantir uma limpeza total da pele, é preciso lavá-la, tonificá-la e hidratá-la. Porém, muitas pessoas costumam pular o segundo passo sem dó nem piedade, mas isso precisa ser evitado ao máximo. Isso porque para manter a pele jovem aos 40 anos, você precisa se conscientizar da importância de cada etapa.

O tônico facial ajuda a regular o pH da pele, o qual é alterado pela maquiagem, sabonete e poluição. Isso acaba obstruindo os poros e favorece o envelhecimento. Ele otimiza a ação do hidratante e faz com que o creme facial penetre mais facilmente.

Por fim, é válido ressaltar que o tônico facial trata o rosto, ajudando a cicatrizar espinhas e controlar o brilho.

10. Faça um peeling regular 👩‍

Manter a pele jovem aos 40 anos exige uma série de cuidados necessários e, por isso, você precisa ficar atento a cada um deles se quiser alcançar os resultados desejados. Contar com o auxílio de peeling regular se revela de grande ajuda, pois vai ajudá-la a ter uma pele mais firme, lisa e livre daqueles pequenos incômodos que desanimam na hora de se olhar no espelho.

Pois bem, se você ainda não sabe o que é peeling regular e para que ele serve, nós vamos explicar a seguir. Acompanhe!

O que é?

Podemos definir o peeling regular como um tratamento de limpeza e esfoliação intensivo que possibilita a restauração da pele quando ela sofre agressões dos agentes externos, como raios solares e poluição. Por meio dos diferentes produtos utilizados nesse processo, os tecidos sofrem uma desintoxicação, e os poros são desobstruídos.

Durante o procedimento, o profissional pode fazer uso de lixas (apropriadas para a pele, é claro), cremes abrasivos e, inclusive, aparelhos adequados para cada tipo de peeling. Mas não se preocupe, pois o método é indolor e muito seguro, por isso ele é tão popular.

Além do mais, é possível perceber uma melhora imediata na pigmentação, ônus e textura da pele.

Para que serve?

Geralmente, o peeling regular é mais recomendado para pessoas que sofrem com o início do aparecimento das rugas e manchas, além de ajudar na prevenção de cravos e espinhas.

No entanto, existem outros tipos de peeling que têm como objetivo tratar marcar mais profundas da pele. Nesse caso, é sempre bom procurar um dermatologista da sua confiança para que ele possa indicar qual é o mais adequado para o seu incômodo.

Os peelings mais profundos são realizados em clínicas de estética, com anestesia e monitoramento das funções hepáticas e do coração. Isso é necessário para garantir que a química utilizada no procedimento não caia na corrente sanguínea.

11. Faça exercícios faciais 🤩

De acordo com um estudo publicado na revista Veja, os exercícios faciais rejuvenescem até três anos. Incrível o poder essa atividade, não é mesmo? Também conhecidos como ginástica facial, esses exercícios ajudam a tratar e prevenir a pele contra a flacidez e rugas causadas por movimentos involuntários durante o dia a dia e, também, por causa do envelhecimento.

Engana-se quem pensa que exercícios são só para o corpo, o rosto também merece atenção e pode usufruir de muitos benefícios proporcionados com essa prática. A seguir, mostramos quais são os principais e explicamos por que eles são tão eficientes. Veja!

Quais são os principais?

Veja alguns exercícios em diferentes áreas do rosto que você pode fazer:

  • ginástica facial para a testa: ajuda a suavizar marcas de expressão e rugas na região;
  • ginástica facial para os olhos: ajuda a evitar o aparecimento de rugas no canto dos olhos — os temidos “pés de galinha” — e a manter a pele firme;
  • ginástica facial para maçã do rosto: ajuda a levantar as maçãs e evitar a flacidez da região;
  • ginástica facial para a boca: ajuda a prevenir o aparecimento do “bigode chinês” e flacidez;
  • ginástica facial para o queixo: ajuda a fortalecer os músculos do pescoço e impede o aparecimento da papada.

Por que eles são tão eficientes?

Esse tipo de exercício facial é eficiente porque ajuda a melhorar a circulação, fazendo com que a pele permaneça firme e lisa. São exercícios simples e que você pode fazer no conforto de sua casa, a hora que se sentir mais à vontade. Mas é importante ressaltar que os resultados não são imediatos. Por isso, procure inserir essa prática no seu dia a dia e na sua rotina.

12. Aposte em máscaras de argila preta 👩🖤

A argila preta é um ingrediente muito rico em alumínio, silício e titânio, os quais juntos apresentam um alto poder no combate ao envelhecimento. Entre todas as argilas, a preta é a mais nobre, pois ela é extraída da lama vulcânica.

Atualmente, ela tem sido utilizada em tratamentos estéticos com a finalidade de fechar os poros, eliminar as células mortas, deixar a pele lisa e iluminada. A seguir, mostramos colo ela é feita.

Como a máscara deve ser usada?

como se manter jovem aos 40
como se manter jovem aos 40 utilizando máscara

Primeiramente, limpe bem o rosto e remova todos os resquícios de maquiagem e outros produtos. Em seguida, faça uma mistura da argila com soro fisiológico, até formar uma pasta.

Feito isso, aplique-a sobre a pele de baixo para cima, sempre tomando cuidado para evitar que o produto chegue na boca e nos olhos. Deixe-a agir por, mais ou menos, uma hora. Nesse momento, você sentirá que a máscara já está seca.

Retire-a durante o banho, com movimentos circulares e, também, de baixo para cima. Após duas horas da lavagem, hidrate o rosto com o creme facial de sua preferência.

Como dissemos no início do texto, envelhecer é um processo natural, mas vários fatores podem acelerar ou retardar esse processo. Então, que tal seguir essas dicas sobre como ter a pele jovem aos 40 anos e continuar com uma aparência saudável e bonita pelo máximo de tempo possível? Além do mais, sentir-se mais jovem só vai aumentar o seu entusiasmo, otimismo e longevidade!

Gostou deste artigo? Então aproveite a oportunidade para ajudar seus colegas e amigos a ter uma pele jovem aos 40 anos sem nenhum segredo! Compartilhe este post nas suas redes sociais. Com certeza, muitos vão lhe agradecer pelas dicas sugeridas! 😉

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar
-