Como ter uma alimentação boa para a pele? 9 itens que não podem faltar

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Se você preza por qualidade de vida e procura estar sempre bem apresentável, certamente sabe da importância de seguir uma rotina saudável com exercícios e uma dieta equilibrada, correto? Mas e a derme? Você segue uma alimentação boa para a pele? 🤔 Há determinados nutrientes que são fundamentais para a saúde das células e dos tecidos no nosso corpo.

Ou seja, são responsáveis pelo brilho natural, maciez e textura firme da pele. Ficou curiosa para saber quais são eles? Então, continue com a leitura para saber quais alimentos devem ser incluídos em suas refeições! 😋

1. Goji berry

A goji berry é uma frutinha originária das montanhas do Tibete e que devido às suas propriedades, ficou famosa por aqui também. É considerada um antioxidante natural rico em ferro, aminoácidos, ácidos graxos, polissacarídeos, proteínas e vitaminas A e C. Isso faz com que ela combata o envelhecimento precoce e tenha ação anti-inflamatória e hidratante.

Além disso, ela promove a produção natural do colágeno, essencial para evitar a flacidez dos tecidos. A boa notícia é que pode ser ingerida por pessoas com qualquer tipo de pele. No Brasil, geralmente é encontrada na forma desidratada.

Então, o ideal é deixar entre 15 a 45 gramas das frutinhas na água para hidratar as fibras e potencializar seus benefícios. Após isso, podem ser misturadas em saladas, com outras frutas, iogurtes ou sucos.

2. Açafrão

Também conhecido como cúrcuma, é uma especiaria muito utilizada no preparo de carnes, molhos, massas e arroz. O açafrão é uma ótima fonte de vitamina C, antioxidantes e ferro e tem ação anti-inflamatória e antibacteriana. Seus benefícios para a pele são inúmeros.

O maior deles é o combate à acne. Ainda, age como um ótimo esfoliante, clareia manchas, reduz linhas e rugas finas, ilumina a pele e diminui as estrias e as celulites. Além de consumir o açafrão como tempero, você pode — e deve — aplicá-lo diretamente na pele.

Basta misturar um pouco de açafrão em pó com água até formar uma pasta esfoliante. Outra forma de usar, é preparar uma máscara facial ou creme para o corpo misturando mel e cúrcuma.

3. Tomate 🍅

Rico em licopeno, fibras, magnésio, potássio, cobre, ferro, fósforo, vitaminas E, K, B1 e outras, o tomate combate os sinais do envelhecimento, ajuda a eliminar as toxinas do corpo e ainda protege a pele dos efeitos nocivos do sol. Como é um alimento com bastante água, ajudam a hidratar peles secas.

Ótimo, não é? Mas calma, tem mais: o tomate também é ótimo para reduzir a oleosidade da pele. Nesse caso, o recomendado é bater um tomate bem maduro no liquidificador e, em seguida, peneirá-lo. Esse líquido deve ser aplicado no rosto por dez minutos.

Introduzir esse alimento na dieta é muito fácil: pode ser em molhos, refogados, saladas ou sucos.

4. Abacate 🥑

Como boa fonte de vitaminas A, D e E, ômega-3, ômega-6, ômega-7 e ômega-9, o abacate deixa a pele mais macia e combate a degeneração celular de todo o corpo. Por ser rico em óleos, é indicado para restaurar a hidratação natural de peles secas, mas sem deixá-las oleosas.

Pode ser utilizado para o preparo de vitaminas, guacamole e saladas. Entretanto, como tem grande quantidade de calorias, deve ser consumido com moderação para evitar o ganho de peso.

5. Espinafre 🌿

O espinafre é outro excelente aliado para as peles secas, pois auxilia na hidratação. Com muitos minerais e vitaminas A, C, E e K, desempenha um papel importante para combater a acne, prevenir contra raios ultravioleta, evitar o envelhecimento precoce e melhorar a textura da pele.

Isso porque o espinafre estimula a regeneração constante das células, evitando o acúmulo de impurezas e células mortas na superfície da pele. Portanto, não deixe de incluí-lo nas suas refeições. Ele pode ser adicionado no preparo de molhos, omeletes, tortas salgadas, refogados, panquecas, quiches e até sucos!

6. Laranja 🍊

A laranja, bem como outras frutas cítricas como kiwi 🥝, limão, tangerina e acerola, é rica em vitamina C, que participa na formação do colágeno e, por isso, torna a pele mais firme e saudável. A fruta também tem ação antioxidante, mantendo a pele mais jovem por mais tempo.

Como esses são alimentos bastante suculentos, ajudam a manter a hidratação do corpo e também da pele. Então, aproveite seus benefícios e prepare muitos sucos com frutas cítricas. 🍹

7. Morango 🍓

Frutas vermelhas como o morango, amora e framboesa têm alta concentração de cianidina, que é uma substância que diminui a oleosidade da pele e ainda reduz a acne. Também têm alfa-hidroxiácidos, que são nutrientes responsáveis pela renovação celular. Assim, estimulam o rejuvenescimento e contribuem para a firmeza da pele, principalmente do rosto.

As frutas vermelhas podem consumidas junto com iogurte desnatado ou serem usadas para fazer sucos, vitaminas, sobremesas e consumidas em lanches entre as principais refeições.

8. Atum

O atum é indispensável para quem procura seguir uma alimentação boa para a pele. Isso porque esse peixe tem alto teor de selênio, que promove uma pele firme e com aspecto suave. Desse modo, é um grande aliado na prevenção de rugas.

Ainda, contém ácidos gordos insaturados, que protegem a pele de fatores agressivos e conferem hidratação às peles ressecadas. Para consumi-lo, faça tortas salgadas, patês, sanduíches, quiches, e o que mais sua criatividade culinária mandar! 😋

9. Cenoura 🥕

A principal vitamina da cenoura é a A, que evita a produção excessiva de células na superfície da pele. Desse modo, evita o entupimento dos poros e o surgimento da acne. Ou seja, é excelente para peles oleosas. Também atua na produção de colágeno, deixando a pele firme.

Outro grande benefício é o auxílio do clareamento de manchas, uniformizando a tonalidade de toda a pele. Ela, que é muito versátil, pode ser servida crua em saladas, patês e sucos, ou cozida, como acompanhamento ou ingrediente de outros pratos, como cozidos, refogados de legumes, omeletes, entre outros.

Viu só como é fácil manter uma alimentação boa para a pele? São vários e variados tipos de alimentos que não devem faltar em seu cardápio. Afinal, são muito saudáveis e ainda deixarão sua pele mais jovem, tonificada, firme, sem manchas ou marcas! 😉

Que tal saber ainda mais sobre o assunto? Então, você não pode deixar de ler nosso artigo sobre cuidados com a pele do rosto. Boa leitura!

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