Como tirar cravos? 3 técnicas infalíveis para fazer em casa

4 minutos para ler

Sabe aqueles pontinhos pretos inconvenientes que se acumulam no seu rosto? Sim, os cravos! Muita gente se pergunta como tirar cravos do rosto com segurança e se dá para fazer isso em casa sem correr riscos de machucar a pele. Será que é possível?

Esse problema afeta, principalmente, pessoas com pele oleosa e causa bastante incômodo. Aparecem com frequência nas regiões do rosto como nariz e testa, contudo, há quem sofra também com cravos em outras áreas do corpo, como as costas. Para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas, vamos explicar porque os cravos aparecem e como fazer para remover esses pontinhos em casa.

Mas, afinal, o que são cravos?

Esses pontinhos desagradáveis, conhecidos como comedões, nada mais são do que o acúmulo de sebo, que fica preso dentro dos seus poros obstruídos por células mortas. Quando o sebo fica presente na pele durante muito tempo, ele passa por um processo de oxidação, que faz com que os pontinhos fiquem pretos.

Além dos cravos pretos, mais comuns, existem também os cravos brancos, chamados de cravos fechados. A diferença deles é que são provocados pelo acúmulo de queratina, e não de gordura, sendo assim, se formam dentro da pele.

Como tirar cravos de forma segura em casa?

O mais recomendado é que você evite espremer cravos em casa. Isso porque, se retirado da forma errada, o problema pode evoluir mais rápido para um quadro de acne, além de resultar na formação de manchas e cicatrizes.

Por isso, o mais indicado é procurar um profissional e realizar uma limpeza de pele profunda. Assim, o procedimento será feito com produtos específicos e todos os cuidados para que não ocorra a proliferação de bactérias.

Entretanto, se você quiser se livrar dos temidos pontinhos pretos em casa, é preciso que o procedimento seja feito de forma cuidadosa. Certifique-se de higienizar bem as mãos e o rosto e siga as dicas abaixo. 

1. Faça a vaporização da pele

A vaporização é a melhor forma de abrir os poros para a remoção dos cravos. Você pode aproveitar o vapor do banho ou colocar o rosto sobre uma bacia com água quente e cobrir a cabeça com uma toalha. Permaneça ali por alguns minutos, em uma distância em que não haja o risco de se queimar e, em seguida, realize a extração.

2. Use esfoliantes

A esfoliação, além de remover os cravos mais superficiais, ainda impede o acúmulo de células mortas que obstruem os poros. A recomendação é que você utilize um produto com grânulos finos de duas a três vezes por semana, durante o banho, para que a remoção seja feita sem agredir a pele.

3. Faça a extração

Já os cravos mais profundos podem ser retirados por meio da extração, porém, é preciso ser muito cuidadoso. Depois de abrir os poros com a vaporização, pegue um pano limpo e esprema a pele ao redor da região do cravo, sem utilizar as unhas. Não coloque muita força para não machucar.

Como prevenir o aparecimento dos cravos?

Para prevenir o aparecimento dos pontinhos, você deve lavar bem o rosto duas vezes ao dia com um sabonete antibacteriano ou com ácido salicílico. Opte também por produtos não comedogênicos e livres de óleo, como maquiagens e protetor solar e sempre limpe a pele com água micelar antes de dormir para remover os resíduos e controlar a produção de sebo.

Os cravos são um problema comum que afeta muitas pessoas. Eles podem ser facilmente extraídos por um dermatologista ou esteticista e até mesmo por você, desde que seja feito de forma correta e com muita higiene.

Agora que você já sabe como tirar cravos de forma segura, compartilhe este post nas redes sociais para que seus amigos também conheçam a técnica.

 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-