Como tirar olheiras: veja aqui 6 dicas!

como tirar olheiras

como tirar olheiras

A hipercromia periorbital — popularmente conhecida como olheira — é caracterizada pelo escurecimento da região abaixo dos olhos e pode incomodar bastante quem sofre com o problema.

Ela pode surgir tanto em homens quanto em mulheres e suas causas costumam estar ligadas à produção excessiva de pigmentos, noites mal dormidas, hereditariedade ou dilatação dos vasos sanguíneos da área. O problema não tem um único tratamento, por isso dúvidas sobre como tirar olheiras são comuns.

Desse modo, preparamos este post especialmente para dar dicas que ajudarão você a solucioná-lo. Acompanhe com a gente!

Quais são os tipos de olheiras?

As olheiras são classificadas de acordo com suas características específicas e levando em consideração suas causas. A seguir, listamos os três tipos mais comuns. Confira!

Falsa

Também denominadas de olheiras estruturais, são chamadas de falsa porque, de fato, não são olheiras. A própria anatomia do rosto, a estrutura dos ossos da face ou a perda de gordura na parte inferior dos olhos pode causar um sombreamento na região, dando a impressão equivocada de escurecimento no local.

Pigmentar

Devido à excessiva produção de melanina — substância responsável pela pigmentação da nossa pele —, esse tipo apresenta coloração amarronzada. É mais comum em pessoas morenas e com tendência genética ao desenvolvimento das olheiras.

Vascular

Geralmente, essas olheiras são azuladas, arroxeadas ou avermelhadas e ocorrem quando há um aumento dos vasos sanguíneos da região abaixo dos olhos. Além disso, são mais frequentes em quem tem a pele clara.

Como tirar olheiras?

Atualmente, existem diversos tratamentos com tecnologias realmente eficientes para solucionar o problema. Abaixo, veja como funciona cada alternativa!

1. Peeling

O peeling promove uma esfoliação mais profunda da pele e remove as camadas superficiais dela. Nesse tratamento, é utilizado um produto com potencial clareador que torna as olheiras menos escuras. Para obtenção de resultados satisfatórios, são necessárias várias sessões.

2. Laser

O laser é o tratamento mais moderno para as olheiras. Consiste na utilização de feixes de luz ultravioleta ou infravermelha que agem na correção de cores irregulares da pele.

Apesar de trazer ótimos resultados, apresenta valor elevado. Assim como o peeling, requer mais de uma sessão para se chegar ao resultado.

3. Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento é indicado quando observa-se profundidade nos olhos. Em linhas gerais, o ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo nosso organismo, por isso tem boa aceitação da pele e ocupa a área funda, com o intuito de nivelar a superfície das olheiras.

4. Luz pulsada

Esse tratamento é realizado com um aparelho emissor de luz que aquece pontos específicos da derme. Assim, estimula a produção de colágeno, combate vasos pequenos e suaviza a coloração gerada pela melanina.

A quantidade de sessões é variável, mas depende principalmente da profundidade das olheiras e de suas causas. Os resultados podem ser observados desde a primeira sessão.

5. Tratamentos caseiros

Tratamentos caseiros também podem ser boas opções para quem não deseja gastar valores muito altos ou prefere alternativas mais naturais. No geral, eles são feitos com o uso de ingredientes que apresentam ativos com propriedades que beneficiam a pele, sendo capazes de melhorar o aspecto da região e diminuir as bolsas abaixo dos olhos.

Óleo de amêndoas

O uso do óleo de amêndoas para olheiras é considerado muito eficiente para amenizar o problema, pois ele é um emoliente natural que hidrata a pele. Além disso, contém vitaminas E e K, que são eficazes na redução dos círculos escuros sob os olhos.

Outro aspecto importante a destacar é o auxílio na correção do desequilíbrio causado pela perda de água da pele e na manutenção de sua hidratação, na medida em que os ácidos graxos que constituem o óleo possuem ações ativas que ajudam a rejuvenescer peles sem brilho e desidratadas.

No entanto, é preciso estar atenta, pois existe um tipo específico que oferece essas funções: o óleo de amêndoa doce, o qual oferece ação reparadora significativa para uma pele cansada.

Rodelas de pepino ou de batata

O pepino tem funções calmantes e hidratantes que melhoram a elasticidade da pele na área dos olhos. Além disso, apresenta vitamina A, selênio e manganês, que são antirradicais livres. Por sua vez, a batata também é considerada um bom agente contra as olheiras, pois tem enzimas bem poderosas que ajudam a clarear a pele.

Para adotar esse método, é necessário saber seu tipo de pele, pois, caso seja sensível, o uso das rodelas geladas pode irritá-la um pouco. Assim sendo, é importante variar a temperatura e flexibilizar o tempo de uso.

Chá de camomila

O chá de camomila é muito conhecido pela sua ação clareadora. Por isso, uma boa opção para amenizar as olheiras é fazer uma compressa fria com ele, preferencialmente antes de dormir e pela manhã.

Colher gelada

A temperatura baixa da colher ajuda na ativação da circulação e diminui o aspecto de cansaço. De quebra, seus poros ficam mais fechados, e a maquiagem fica mais bonita e dura mais. Para tanto, utilize a parte traseira da colher gelada e faça uma leve pressão durante alguns segundos. Feito isso, siga sua rotina de pele.

Máscara de argila

Depois de seca, a argila pressiona levemente a derme e ajuda a desinchar os olhos. Também melhora a circulação, e suas propriedades desintoxicantes reduzem os malefícios do estresse à pele.

6. Cosméticos específicos

Apesar de essas dicas caseiras ajudarem a reduzir as olheiras, dificilmente elas serão eficientes para tratá-las e melhorar seu aspecto no longo prazo. Nesse sentido, o ideal é utilizar um produto potente, que além de proporcionar resultado imediato, contribua para eliminá-las.

No mercado, existem cosméticos que são bastante eficazes no tratamento da hipercromia periorbital, pois mostram-se capazes de trazer resultados desde a primeira aplicação e ainda oferecem outros benefícios, tais como:

  • ampliam a duração da maquiagem;
  • oferecem lifting instantâneo;
  • aumentam a firmeza da pele;
  • melhoram o contorno do rosto;
  • diminuem a profundidade de linhas e rugas.

Portanto, apresentam-se como uma excelente opção para cuidar da pele. A soma dessas vantagens possibilita um efeito incrível na cútis e, sem dúvidas, ressalta ainda mais a sua beleza.

Diante disso, esperamos que as dúvidas sobre como tirar olheiras tenham sido esclarecidas. Agora, é só identificar quais são as características das suas, não abrir mão das receitas caseiras e procurar o produto perfeito para incluir na sua rotina.

Então, gostou do nosso post? Se está em busca de um tratamento efetivo para olheiras, visite nosso site e conheça mais sobre a solução que temos para você!

Posts Relacionados

Um comentário em “Como tirar olheiras: veja aqui 6 dicas!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *