Como usar tonalizante? 5 dicas para acertar ao tonalizar os fios

como usar tonalizante
6 minutos para ler

como usar tonalizante

Seja por conta dos cabelos brancos ou para mudar o visual, muita gente ainda tem dúvidas na hora de trocar a coloração dos fios. Afinal, são tantas opções no mercado que ficamos até perdidos, não é mesmo? Mas, e você, sabe como usar tonalizante da forma certa? 🤷🏽

Ao contrário da tintura, esse tipo de produto não contém amônia, e isso faz com que ele seja mais suave. Porém, a sua duração é menor e sai com as lavagens. Quer saber mais sobre o tonalizante? Continue a leitura a confira as nossas dicas!

1. Saiba quando optar pelo tonalizante

O tonalizante é uma coloração temporária. Enquanto a tinta penetra profundamente nos fios por conta da ação da amônia, ele deposita a cor de maneira superficial. Por conta disso, a sua duração é menor o que pode ser uma vantagem para muitas pessoas. A seguir, veja as indicações do produto.

  • gestantes 🤰🏿 que querem o tom mais vivo nas madeixas, mas não podem usar tinta com amônia;
  • pessoas que têm alergia à amônia;
  • pessoas que querem mudar o visual de forma sutil;
  • quem quer realçar a cor natural dos cabelos;
  • loiras de luzes que desejam eliminar o amarelado dos fios;
  • quem está inseguro em fazer grandes mudanças no tom das madeixas;
  • entre outras.

Vale lembrar que o tonalizante não é indicado para quem tem cabelos brancos, pois ele não é capaz de cobri-los, e nem para quem quer clarear o tom. Nesses casos, somente a tinta permanente é capaz de tingir os fios.😉

2. Aprenda a usá-lo da maneira certa

Se você nunca tingiu o cabelo em casa, é normal que tenha dúvidas de como fazer isso. Apesar de parecer uma tarefa fácil, essa missão pode esconder alguns truques que é bom saber. Vamos lá?

Teste

Mesmo que você já esteja acostumado a tingir os fios, o teste de alergia é indispensável, pois o nosso organismo nem sempre reage da mesma forma todas as vezes que entra em contato com alguma química. Para isso, siga exatamente as instruções do rótulo.

Proteção

O tonalizante também pode manchar a pele. Embora as manchas saiam com algumas lavagens, ninguém quer sair por aí com as mãos e testas coloridas, não é verdade? Para proteger o rosto, passe uma camada generosa de creme hidratante nas áreas que possam ser atingidas. Além disso, não descarte o uso das luvas.

Aplicação

Algumas marcas oferecem uma embalagem que pode ser usada na aplicação do tonalizante. Porém, para ter o resultado mais uniforme, é interessante usar o pincel. Com os cabelos desembaraçados e secos (podem estar sujos, mas sem finalizadores), comece da nuca em finas mechas em direção ao topo da cabeça.

Deixe agir conforme as instruções do rótulo. Atenção: não adianta deixar mais tempo que o indicado porque não fará efeito maior. Enxágue bem e aplique um creme de hidratação de sua preferência para devolver a sedosidade aos fios.

3. Conheça o banho de brilho

Você já ouviu falar no banho de brilho✨? Ele serve para quando os fios estão opacos e é preciso dar um up no tom! Para fazê-lo, é muito simples: basta misturar o seu tonalizante a algumas colheres de máscara de hidratação, aplicar nos cabelos úmidos recém-lavados com shampoo, deixar agir por uns 30 minutos e enxaguar.

Dessa forma, além de realçar a cor do cabelo, faz uma hidratação nos fios. Por isso, é que tem esse nome: pois dá muito mais brilho às madeixas. Você pode repetir esse procedimento quinzenalmente ou sempre que quiser os cabelos mais radiantes.

4. Cuide dos fios tonalizados

Muita gente acha que, por ser menos agressivo que a tintura, não precisa tomar os mesmos cuidados com a saúde dos fios. Mas isso é um grande engano, que pode comprometer a beleza dos cabelos. Saiba que até mesmo as madeixas naturais precisam repor os nutrientes que são perdidos no dia a dia.

Os tonalizantes costumam deixar os fios mais grossos, por conta do depósito de pigmentos sobre eles. Por esse motivo, é necessário usar produtos para deixá-los mais maleáveis, macios e sedosos. A seguir, veja os tipos de tratamento.

Nutrição

A nutrição é uma etapa que consiste em devolver a maleabilidade das madeixas, repondo os lipídeos (gorduras) que elas perdem com as agressões do sol e da química. Os produtos capazes de nutrir os cabelos são os que contêm óleos vegetais, como argan, coco, abacate, oliva etc.

Hidratação

Sabe quando o cabelo está áspero e embaraça à toa? É porque ele está implorando por uma hidratação! Os cosméticos que repõem a água nos fios são os que têm em sua formulação vitamina A, bepantol e aloe vera (a famosa babosa).

Reconstrução

Tanto a química quanto a chapinha e baby liss causam a diminuição da massa capilar. Isto é: os fios perdem as proteínas que o compõem. Para preencher esses espaços, é preciso devolver esses nutrientes com produtos que contêm queratina na sua composição, além de aminoácidos.

5. Use produtos para manter a cor

Um dos grandes pesadelos de quem colore os cabelos é vê-los desbotado em poucas lavagens. Mas a boa notícia é que tem jeito de reduzir o desbotamento com um cuidado especial: usar produtos que mantêm a cor.

Hoje em dia, é possível encontrar shampoos, condicionadores e máscaras específicos para cabelos coloridos que protegem a cor por muito mais tempo. Além disso, eles oferecem os nutrientes necessários para esse tipo de fio.

Outro ponto importante para a proteção do tom é não expô-los ao sol, e o filtro solar capilar pode ajudar nessa missão. Não se esqueça de usar chapéu ou boné sempre que for à praia, piscina ou outra situação que deixe as madeixas em longa exposição ao astro rei 🌞.

Viu como usar tonalizante não é um bicho de sete cabeças? Ele é um grande aliado na busca por cabelos bonitos e radiantes. Com alguns cuidados, é possível ter fios saudáveis e com um tom incrível! 😘

Está sem ideia do que vestir para ir ao trabalho? Então não deixe de ler o nosso guia completo dos looks para trabalhar! Tem dicas sensacionais!

 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-