Confira principais tipos de maquiagem que você deve ter na bolsa

17 minutos para ler

Arrumar o cabelo, vestir um look legal e fazer uma make de arrasar são coisas de quem adora sair por aí bem produzida. Se você é desse time, já sabe quais são os tipos de maquiagem que não podem faltar no seu arsenal de beleza?🤷

Alguns itens são indispensáveis em uma maquiagem natural para o dia, já outros também são importantíssimos para uma produção mais elaborada. Neste post, a gente fala tudo sobre eles. Independentemente se o seu estilo é mais básico ou mais ousado, vale a pena conferir este conteúdo porque ele é para você! Bora?😉

Produtos essenciais para a pele

Preparar a pele para receber os demais tipos de maquiagens é fundamental. Você já viu alguém pintar uma tela ou parede com imperfeições? Não, né? Primeiro, a gente precisa corrigir para depois dar cor. A seguir, veja o que é necessário.

Itens de cuidados com a pele

Antes de falar de fato sobre as makes, vamos pincelar a importância de ter uma rotina de cuidados com a pele do rosto. Uma cútis bonita naturalmente, com certeza, traz melhores resultados quando está pintada.

Por isso, não se esqueça de seguir o passo a passo que inclui: sabonete facial, tônico ou adstringente, esfoliante, hidratante, protetor solar e demaquilante — todos adequados para o seu tipo de pele.👌

Primer

O primer é um produto multifunção. Sabe quando falamos em preparar a tela? Então, ele é capaz de nivelar a pele, fechar os poros, disfarçar manchinhas e cicatrizes e manter a durabilidade da make por muito mais tempo.

Se você é ligada nos segredos de beleza das atrizes e youtubers, já deve ter ouvido falar no primer BEYOUNG, não é mesmo? A marca traz duas versões: a Studio e a Glow.

A primeira matifica a pele, segurando a produção de sebo, sendo ideal para quem tem a cútis oleosa ou prefere o acabamento mais sequinho. A segunda dá um efeito iluminado que está super em alta entre as celebridades do mundo todo. Incrível, né?🤩

Base

A base é o que vai uniformizar a cor da pele e esconder levemente manchas, espinhas e outros probleminhas. Ela pode ser encontrada em bastão, líquida, mousse e pó. Antes de escolher, verifique qual é mais indicada para o seu tipo de pele.

Por exemplo, as em bastão ou mousses são mais densas e cremosas, por isso são melhores para cútis seca. Já as líquidas oil free ou em pó são boas para a pele oleosa, pois são mais absorvidas.

Muita gente também gosta de usar o BB cream, que é um produto que reúne hidratação, proteção solar e uniformização do tom da pele. Por ter cobertura mais leve que as outras bases, é ótima opção para usar no dia a dia.

Você tem dificuldade em encontrar uma base que seja exatamente da sua cor? Sempre que compra, depois percebe que deu diferença? Então, se liga nos truques.

Prove a base no próprio rosto em uma área que seja perto do pescoço, vá até a luz natural e veja se as cores se fundem. Se você não conseguir enxergar mais a base depois de espalhada, esse é o seu tom!👏

Nunca experimente na mão e nem no pulso, pois são partes que têm cores diferentes do rosto. Ah! Essas dicas também valem para o pó, tá? E sempre procure maquiagem para a pele de boa qualidade.

Corretivo

Sabe aquela espinha mais vermelha, aquela olheira da noite que você dormiu mal ou as manchas mais evidentes, que não somem somente com a base? Então, elas precisam de um bom corretivo.

Esse produto parece com uma base bem mais densa, com cobertura maior, e deve ter um tom mais claro que a pele. O corretivo pode ser usado tanto antes da base como depois. A recomendação é usar do segundo jeito, pois, assim, você evita usar mais do que precisa.

O pó é o selador de toda essa preparação da pele feita até aqui. Ele dá o aspecto aveludado, uniformiza o tom da cútis e segura a oleosidade. Ele tem duas apresentações: o compacto e o solto.

Geralmente, o pó solto é mais usado para os retoques. Sabe quando passa algumas horas depois de fazer a maquiagem e já dá para ver um brilho na zona T (testa, nariz e queixo)? Então, umas boas pinceladas de pó corrigem esse probleminha.😯

Blush

O blush é o item que confere aquela cor linda às bochechas. Ele deve ser aplicado nas maçãs do rosto para dar a impressão de que você está corada naturalmente pelo sol. Uma pinceladinha no topo do nariz também é legal, mas bem de leve, tá?

Muita gente tem dúvidas na hora de escolher uma cor de blush que combine com o tom de pele. Você também fica confusa? Fique tranquila porque ajudaremos nessa missão. Olha só:

  • pele clara rosada: rosa claro de fundo frio;

  • pele clara amarelada: pêssego claro com brilhos dourados;

  • pele média amarelada: tons de pêssego e areia;

  • pele média com subtom dourado: coral e caramelo;

  • pele oliva: malva;

  • pele negra dourada: malva escuro ou uva;

  • pele negra amarelada: tons de tijolo;

  • pele negra avermelhada: coral intenso.

Contorno

O contorno é para aquelas makes mais elaboradas, sabe? Com ele, dá para deixar o formato do rosto com aparência diferente, como afinar as laterais da face e do nariz. Ele cria um jogo de luzes diferentes que realça a maquiagem.

Ele é alguns tons mais escuros que a nossa pele, e por isso cria essa ilusão quando aplicado corretamente. Você pode adquirir uma paleta ou produto específico para contorno ou, simplesmente, usar um pó ou base mais escuros que a sua pele.😃

Iluminador e bronzer

Essa é para quem adora brilho! O iluminador é usado em pontos estratégicos para a incidência de luz que dá um charme a mais no rosto, como lateral das maçãs e topo do nariz. Ele pode ser em pó ou líquido, e tem diversas cores para combinar com os vários tons de pele.

O bronzer é aquele produto para deixar o seu rosto com jeito de quem acabou de voltar da praia🏝️. Ele também faz um contorno na face e acrescenta uns brilhos dourados lindíssimos. Já experimentou?

O que não pode faltar para a maquiagem dos olhos

Assim como para a pele, a maquiagem para os olhos demanda de vários produtos conforme o gosto de cada um. Para quem é mais básico, apenas uma ou duas cores de sombra, a correção das sobrancelhas e a máscara de cílios estão de bom tamanho.

Agora, quem curte um olhão todo trabalhado precisa de vários outros itens que dão destaque e glamour a essa parte tão destacada do rosto. Vamos aprender mais sobre tudo isso?

Primer de sombras

O primer de sombras, além de fazer a maquiagem durar mais tempo, deixa as sombras com cores mais vibrantes e bonitas. Alguns ainda uniformizam a cor das pálpebras. Por isso, ele é indispensável naquela produção de arrasar! Quer mais um truque, aqui? Se você não tiver um primer de sombras, pode aplicar o seu corretivo nas pálpebras. O efeito é bem parecido. Legal, né?🏝️

Sombras

Ah, as sombras! São elas que fazem a maior parte do estilo da maquiagem. Afinal, elas não só dão cor, como o desenho aos olhos. Em uma maquiagem mais básica, os tons neutros são excelentes. Se você é dessa turma, aposte no bege, terra, marrom, cappuccino e outros mais discretos.

Tem a galera que curte uma cor, então, vale a pena investir numa paleta grande com vários tons e subtons. Já o outro grupo prefere um olhão esfumado em cores escuras, como preto, marrom, roxo, azul marinho.

Assim como as diversas cores, as sombras também têm várias apresentações e acabamentos. Elas podem ser em pó, creme ou bastão, e cintilantes, mattes ou metálicas. Está em dúvida sobre a cor perfeita para você? A gente ajuda!

  • pele branca: bege, marrom, pêssego, caramelo, amarelo, laranja, rosa, verde, azul e lilás;

  • pele morena clara: preto, grafite, rosa, vermelho, marrom quente, verde, salmão e azul;

  • pele morena:  preto, marrom, dourado, chocolate, bronze e oliva, café e vinho;

  • pele negra:  amora, ameixa, vinho, preto, café, bronze, dourado e chocolate;

  • pele asiática: preto, marrom, malva, prata, cinza e azul-marinho.

Uma coisa importante ao comprar a sombra é saber se ela é pigmentada. Já aconteceu com você de passar uma e a cor não aparecer? Então, para que isso não se repita, passe o dedo na sombra do provador, com movimentos circulares, e aplique o produto no seu antebraço. Se você reparar que o tom ficou intenso, é porque a sombra é boa; se isso não acontecer, é melhor tentar outra marca.😉

Glitter

Se antes essas partículas de brilho incríveis só eram usadas em looks para a noite ou carnaval, hoje elas podem compor o seu visual do dia. Isso mesmo! Em pó ou em creme, o glitter está em alta na maquiagem e pode aparecer mais vezes pelas ruas.

Mas atenção! É importante comprar um produto que seja específico para uso na região dos olhos, pois, caso contrário, pode causar irritações e problemas visuais. Fica o alerta!👈

Delineador

Se você adora os olhos com expressões bem marcantes, deve apostar no delineador. Os em lápis são ideais para passar rente aos cílios inferiores e na linha d’água. Já os em forma líquida e em gel são para aplicação na pálpebra superior perto dos cílios, tipo aquele olho de gatinho 🐱 que todo mundo ama, sabe?

Aqui, a dica é usar o lápis para dar efeito nos olhos. Quem tem o formato de olhos pequenos deve usar o lápis branco na linha d’água e o escuro rente aos cílios. Já quem tem olhos grandes pode usar o escuro por dentro mesmo.

Máscara de cílios

A máscara de cílios é um item que não pode faltar em nenhum dos tipos de maquiagem, seja o mais natural ou o mais ousado. Ele é fundamental para destacar o olhar e finalizar a make.

Praticamente, existem dois tipos desse produto: a de alongamento e a de volume. Como o nome já diz, o primeiro deixa os fios mais longos e o segundo, mais cheios. Se você gosta de cílios bem lindos, que tal intercalar camadas de uma máscara e da outra?

Cílios postiços

Os cílios postiços são os queridinhos de quem gosta de um olhar bem marcante. Eles devem ser colocados depois da maquiagem dos olhos finalizada e unidos aos cílios naturais com boas camadas de máscara.

Você já ouviu falar na extensão de cílios? Então, ela é a sensação do momento. Um profissional cola fios de cílios artificiais aos naturais. Assim, não é preciso tirar e recolocar a cada make. Basta fazer a manutenção de 15 em 15 dias. Interessante, né?

Correção de sobrancelhas

É bem comum as pessoas se esquecerem de corrigir as sobrancelhas, porém esse é um passo muito importante. Já ouviu falar que elas são a moldura dos nossos olhos? E qualquer quadro fica ainda mais bonito com uma moldura linda, né?

Com o auxílio de um pincel chanfrado, use sombra em tons de marrom opaco (de acordo com a cor natural dos fios) e preencha as sobrancelhas. Existem lápis específicos para essa área, mas tome o cuidado de fazer traços bem finos e delicados para não parecer artificial demais.

O que você precisa para a boca

Agora, chegamos à boca👄. Tem gente que não usa maquiagem no rosto todo, mas pelo menos não sai de casa sem um batonzinho. Ele realça essa parte tão bonita do rosto e traz harmonia para toda a produção da make. Está curioso para saber mais sobre o assunto? Espia só!

Hidratante labial

Nada é pior do que passar um batom lindo e ele craquelar nos lábios, né? Pior ainda se ficar soltando “pelinha”. Isso é sinal de que a região está ressecada. Por isso, o hidratante labial não pode ficar de fora da sua bolsa. Principalmente no frio ou em dias de muito sol.

Um dos hidratantes mais comuns é a manteiga de cacau. Mas você também encontra outros com sabores diversos e, até mesmo, com uma corzinha que deixa os lábios incríveis.

Batom

O batom 💄 é o item de maquiagem mais democrático. Como dissemos, mesmo quem não usa muita maquiagem adora um. Além da versão em bastão, existe o batom líquido e o em lápis. Hoje em dia, também encontramos diversos acabamentos: matte, cintilante, cremoso, metálico e outros. Quer saber quais cores combinam mais com seu tom de pele? Veja!

  • pele branca rosa: pêssego, vermelho, rosa e lilás;

  • pele morena clara: marrons, vermelhos e rosas quentes;

  • pele morena: laranja, vermelho-amarronzado e marrom;

  • pele oriental: vermelho, malva, marrom e vinho;

  • pele negra: ameixa, amora, vinho, chocolate e café.

Delineador

O delineador para lábios demarca todo o contorno da boca para uma aplicação de batom perfeita. Antigamente, se usava um tom mais escuro desse lápis, mas hoje isso está fora de moda.

Escolha a cor do delineador de boca exatamente do tom do batom. Vale delinear um pouco para fora da linha dos lábios para deixá-los mais carnudos. Mas só um pouco, tá? Já quem quer disfarçar o volume pode demarcar por dentro dessa linha.

Gloss

Depois da onda dos tipos de maquiagem matte, em que o acabamento sequinho e opaco foi sucesso, agora o brilho molhado do gloss retorna com tudo! Ícone dos anos 90 e 2000, o gloss andava um pouco esquecido nos nécessaires, mas chegou a hora de tirá-lo de lá e usá-lo!

Os do tipo roll-on podem ser usados sozinhos, só para dar um glow nos lábios, ou por cima de um batom. Já os com pincel de aplicação costumam ter uma cor um pouco mais intensa. Quer chamar atenção para a boca? Aposte nesse produto!

Lip tint

Outro hit que está super em alta no mundo da maquiagem é o lip tint. Não sabe o que é isso? Calma que a gente já explica. Ele é um líquido de cor bem avermelhada, que quando aplicado nos lábios dá um efeito rosado natural.

Como ele seca na boca sem textura, a impressão que dá é que seus lábios são corados naturalmente. Legal, né? Para uma cor mais forte, você pode passar várias camadas sem perder esse acabamento. A dica aqui é utilizá-lo também nas bochechas como blush.

Acessórios para fazer a maquiagem

Bom, agora você já sabe de todos os itens para uma boa make, certo? Errado! São necessárias algumas ferramentas para dar um acabamento ainda mais bonito e perfeito para a sua produção.

Pincéis

Já pensou em pintar uma tela sem pincel🖌️? Na maquiagem, isso não é diferente. Em um conjunto de pincéis apropriados, existem diversos tipos. Mas, para quem não é profissional, apenas alguns são o suficiente.

  • Para base: podem ser bem parecidos com um pincel de pintar quadros mesmo, mas com pontas arredondadas ou cilíndrico com as cerdas retas.

  • Para corretivo: é menor, mais achatado e com pontas arredondadas para chegar nos cantinhos.

  • Para pó: é o maior e mais fofo, ótimo para espalhar bem o pó sem deixar acumular.

  • Para blush: parece com o de pó, mas o tamanho é menor e pode ter o formato do conjunto de cerdas mais arredondado na ponta. Também pode ser usado para bronzer e contono.

  • Pincel de aplicar sombra: tem o formato achatado e deve ser bem macio para não machucar.

  • Pincel para esfumar sombra: ele é cilíndrico e de cerdas muito fofas.

  • Pincel de côncavo: também é cilíndrico, mas tem o formato mais cônico, ideal para marcar o côncavo.

  • Pincel chanfrado: ele serve tanto para corrigir falhas nas sobrancelhas quanto para aplicar sombra rente aos cílios inferiores.

  • Pente e escovinha de sobrancelhas: ele serve para pentear as sobrancelhas e deixá-las no lugar.

Esponjas

As esponjas de aplicar base e corretivo fazem sucesso. Elas deixam um acabamento mais bonito, uniforme e natural. Além de não precisar sujar as mãos, né? Algumas têm o formato triangular, outras são parecidas com um ovo e, ainda, existem as planas.

Outro produto que também caiu no gosto dos amantes da make é a “esponja” de silicone. Ela é plana e com forma oval, espalha bem a base e economiza o item de maquiagem, já que ela não o absorve. Você já experimentou essa?

Curvador de cílios

Os cílios grandes e curvados exercem uma fascinação em homens e mulheres. O olhar fica ainda mais bonito com eles. Para ajudar nessa missão, existe o curvador de cílios. Você já usa?

Ele prensa os cílios, deixando-os, assim, mais curvados. Mas é preciso tomar muito cuidado para que ele não corte os fios, hein? Para isso, sempre use o curvador antes de passar a máscara de cílios e troque a borrachinha dele sempre que estiver gasta.

Nécessaire básico de maquiagem

Quer montar um nécessaire básico para make, mas não sabe ainda por onde começar? Afinal, não é preciso todos esses tipos de maquiagem para fazer uma boa produção. Confira os itens para começar:

  • primer;

  • base;

  • corretivo;

  • pó;

  • blush;

  • máscara de cílios;

  • lápis para olhos e para sobrancelhas;

  • paleta de sombras em tons neutros (beges, marrons, dourado, preto e grafite);

  • duas cores de batom: um em tom mais suave, como nude ou cor de boca, e outro mais forte (vermelho, pink, vinho);

  • pincéis de pó, blush e sombra.

Maquiagem é quase um vício, não é verdade? Ela realça a nossa beleza, aumenta a autoestima e também é um hobby super saudável. Não se esqueça de se certificar da qualidade dos produtos, pois isso influencia tanto na produção quanto na saúde da sua pele. A gente quer ficar mais bonito, mas nada que prejudique a cútis, né?

Por falar nisso, um passo essencial para manter a saúde da pele é retirar toda a maquiagem antes de dormir. Quem não segue esse passo, fica com os poros entupidos e com tendência a cravos e outros inconvenientes, além do envelhecimento precoce.

Portanto, tenha em mãos o melhor demaquilante para remover qualquer resquício de make. A nossa dica aqui é a água micelar da BEYOUNG: a Micellar Water, que é muito eficiente na limpeza da pele e de quebra reequilibra o pH, servindo como um tonificante.😍

Viu quantos tipos de maquiagem existem? Pode ter certeza que ainda ficaram alguns para trás, já que no mundo da beleza há lançamentos todos os dias. Escolha as makes que combinam com você, monte o seu nécessaire e arrase por aí!😘

Gostou das dicas? Saiba que o nosso blog sempre tem post novo com informações muito legais sobre beleza, saúde, bem-estar e comportamento. Para saber de tudo em primeira mão, assine a nossa newsletter. Você receberá o aviso diretamente na sua caixa de e-mail!

 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-