Conheça 4 tipos de tinta para cabelo e escolha a ideal

6 minutos para ler

Você já quis mudar o visual, mas ficou confusa sobre qual coloração utilizar? 🤔 Existem diversos tipos de tinta para cabelo no mercado, seja em coloração definitiva ou temporária, como tonalizantes, rinsagens, henna e, até mesmo, shampoos e máscaras com cor. A escolha do melhor tipo vai depender da saúde do seu cabelo e do resultado que busca alcançar.

Quer conhecer um pouco mais sobre as formas de colorir os cabelos e tirar todas as suas dúvidas na hora da escolha? Neste post, vamos apresentar as principais opções disponíveis e ajudar a escolher a que melhor se enquadra no seu objetivo. Confira!

📌 As numerações de tons 

Além da variedade de tipos de produtos, os tons disponíveis em colorações também apresentam uma grande escala de opções — e vão desde os tons mais neutros até cores mais divertidas, como o rosa e o azul.

Para fazer a compra da tintura certa, é indicado que você consulte a tabela de mechas do fabricante. Como isso nem sempre é possível, entender como funciona a numeração da caixinha é fundamental para não se frustrar no final do processo.

Normalmente, as cores da tinta são formadas por três números, que respeitam uma escala internacional. O primeiro número diz respeito ao tom de base que vai do 1 ao 10, conforme a tabela a seguir:

  • 1 – preto absoluto;

  • 2 – preto natural;

  • 3 – castanho escuro;

  • 4 – castanho médio;

  • 5 – castanho claro;

  • 6 – loiro escuro;

  • 7 – loiro médio;

  • 8 – loiro claro;

  • 9 – loiro muito claro;

  • 10 – loiro claríssimo.

Já o segundo e terceiro número, que vem após o ponto, são referentes aos reflexos primários e secundários da coloração, ou seja, as nuances que ficarão mais visíveis sob a luz do sol. Os reflexos utilizados são definidos conforme os números:

  • 0 – sem reflexo;

  • 1 – acinzentado;

  • 2 – violeta ou azulado;

  • 3 – dourado;

  • 4 – acobreado;

  • 5 – acaju;

  • 6 – vermelho;

  • 7 – marrom.

Uma coloração 7.63 é um loiro médio avermelhado com reflexos dourados, enquanto a 6.66 é um loiro escuro avermelhado com reflexos vermelhos. No caso das tintas fantasias e tonalizantes de cores diferentes, como azul e rosa, essa regra não é seguida e as cores são nomeadas de acordo com o fabricante.

É importante entender que existe um outro fator crucial que vai interferir no resultado final da coloração e pode fazer com que seu cabelo não fique exatamente da cor indicada na caixinha, e esse fator é a sua cor atual. Se seu cabelo já está colorido, tenha em mente que “tinta não clareia tinta”, por isso, caso opte por um tom mais claro, será necessário realizar uma decapagem.

Já no caso do cabelo virgem, o resultado também dependerá da cor de base. Morenas, por exemplo, só conseguem clarear até quatro tons em uma primeira coloração, ou seja, não conseguiriam chegar ao loiro claríssimo sem passar por um processo de descoloração.

Os principais tipos de tinta para cabelo 👩

Antes de escolher o melhor tipo, é importante entender as diferenças e saber qual o seu objetivo: uma tintura permanente ou temporária. Alguns produtos são mais agressivos, enquanto outros são indicados para quem gosta de trocar de cor com frequência. A seguir, listamos as principais.

1. Rinsagem

Também conhecida como banho de brilho, a rinsagem é uma tinta temporária muito utilizada por pessoas com cabelos grisalhos para tirar o tom amarelado e envelhecido dos fios. 👵🏿 Livre de amônia e oxidante, essa tinta adere apenas na parte externa, dando brilho e realçando a cor natural.

Por ser apenas um processo superficial, ela não interage com os pigmentos naturais do cabelo, ou seja, após 5 ou 6 lavagens, o produto sairá e os fios voltarão à cor natural. É importante ressaltar que essa coloração não vai clarear a cor (pois não contém amônia nem peróxido), porém, é mais segura e não agride a estrutura capilar. 

2. Tonalizante

Muito similares às rinsagens, os tonalizantes são considerados tintas semipermanentes. São bastante utilizadas por homens que buscam devolver a cor natural dos fios de forma discreta. Tintas em cores fantasias também podem ser encontradas em formato de tonalizantes e, por isso, precisam que os fios sejam previamente descoloridos para que o tom desejado seja alcançado.

Também são livres de amônia, o que os torna menos agressivos aos fios, porém, desbotam com mais facilidade do que as tintas permanentes e precisam de retoque a cada, aproximadamente, 20 lavagens.

3. Tintura permanente ⚡

Essa é a tinta mais encontrada em farmácias e perfumarias. À base de amônia e oxidante, a tinta permanente penetra na fibra capilar, alterando a cor original dos fios. Pode clarear ou escurecer de forma efetiva e permanente e cobre completamente os fios brancos.

Para quem está certa sobre a nova cor, a coloração permanente é a melhor opção por conta da duração, contudo, é preciso que a aplicação seja feita com atenção, pois pode manchar os fios.

Essa tinta também é mais agressiva — tanto com os cabelos, que ficarão mais ressecados, quanto com a pele, que pode sofrer com irritações e alergias. Por isso, é importante realizar um teste de mecha antes de colorir.

4. Henna 🌱

A henna é uma coloração vegetal criada a partir de plantas, que não conta com aditivos sintéticos, como corantes, aromatizantes artificiais, amônia, água oxigenada e metais pesados. É uma boa escolha para quem quer colorir os cabelos, mas não gosta de utilizar produtos químicos nem quer gerar danos aos fios.

A duração é de, aproximadamente, um mês, e o produto, normalmente, é comercializado em forma de pó e em tons de vermelhos, acobreados e marrons.

Mudar a cor dos cabelos e conquistar um novo visual é um processo divertido, que melhora a autoestima e faz com que a mulher se sinta mais bonita. Para ajudar na transformação, você pode optar por vários tipos de coloração, tanto permanentes quanto temporárias.

Caso não se sinta segura de fazer o processo em casa, visite um cabeleireiro. Esse profissional poderá avaliar a saúde dos seus fios e determinar quais tipos de tinta para cabelo são mais indicados para você.

Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e descubra mais posts como este. 😉

 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-