Imagem profissional: como construir uma de sucesso

Construir uma imagem profissional perfeita nem sempre é uma tarefa fácil. Devido à grande concorrência no mercado de trabalho, ser competente e responsável não é o suficiente para garantir uma vaga. Além de ter formação e capacitação profissional, é imprescindível investir também no seu principal cartão de visitas: a imagem 💁.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão ajudar você a melhorar sua imagem profissional e construir uma carreira de sucesso. Preparada para se tornar a profissional que sempre sonhou? Então, acompanhe o post a seguir!

Saiba a importância da imagem

Mentalize uma grande celebridade consagrada da música, da moda, do esporte ou do universo business, como Gisele Bündchen, Neymar, Beyoncé e Mark Zuckerberg. Todos eles são profissionais de destaque pelo talento, inteligência emocional e alta qualificação em sua área de atuação.

Entretanto, vale dizer que, por trás de toda a genialidade de cada um, há um processo de construção de imagem a partir de ferramentas e princípios do marketing pessoal e profissional. Imagine quantas mulheres disputaram a mesma vaga que Gisele? Ou quantos artistas emplacaram tantos sucessos quanto Beyoncé? O que fizeram elas se destacaram das demais? A construção da imagem individual de cada uma.

No ambiente empresarial não é diferente. Diariamente, inúmeras pessoas disputam o mesmo espaço nas corporações, em concursos públicos e nas iniciativas empreendedoras individuais. A competência e qualidade dos serviços prestados só serão comprovados com o passar do tempo. Por isso, para se destacar no meio da multidão logo no início, é preciso investir pesado em uma boa imagem profissional.

Entenda como a imagem ideal pode construir uma carreira de sucesso

Imagem profissional: como construir uma de sucesso
Construir a imagem profissional é um processo de longa duração 

Pensar a imagem não significa, somente, cuidar do corpo e usar roupas caras. Assessorias especializadas em carreiras defendem que, ao pensar na imagem pessoal, você deve definir objetivos profissionais e ações que melhorem sua comunicação com as demais pessoas.

Portanto, para saber como melhorar a imagem, você precisa considerar o contexto no qual está inserida. Se trabalha em um ambiente de negócios, precisa elaborar estratégias e ações que sejam condizentes com seu público e colaboradores👩🏻‍🏫👩🏻‍⚖️👩🏼‍⚕️.

Entretanto, se você atua em ambientes despojados e lúdicos, como escolas, bares, lanchonetes etc., você pode adotar posturas mais descontraídas e descoladas, diferente dos espaços estritamente corporativos.

Confira alguns aspectos importantes para a construção da imagem profissional

Imagem profissional: como construir uma de sucesso
   Investir na imagem profissional traz benefícios para a vida toda!

Estar sempre bem-vestida realmente importa

Caprichar na escolha da roupa é fundamental para construir uma imagem profissional consistente. Entretanto, vale dizer que se vestir bem não significa, necessariamente, comprar roupas caras e de grifes renomadas💃🏼.

Se vestir bem significa, acima de tudo, saber escolher as peças que se adequam ao ambiente de trabalho, refletem sua posição profissional, se adaptam ao seu biótipo e personalidade. De nada adianta vestir uma saia de alfaiataria caríssima se o comprimento está muito curto e você não consegue nem andar direito dentro da empresa.

Por isso, antes de comprar qualquer peça, experimente o modelo e peça opiniões sobre o look. Se você trabalha no ramo empresarial, aposte em cores mais sóbrias e com tecidos mais nobres para não errar. Entretanto, se você é uma professora de escola infantil, use e abuse das estampas e cores vivas.

O importante é passar credibilidade e coerência ao local de trabalho, além de sentir-se confortável com as peças escolhidas. Afinal, a roupa certa auxilia na autoestima e confiança profissional.

Ter uma aparência bem cuidada

Engana-se quem acredita que estar bem apresentável limita-se, apenas, a uma boa maquiagem e unhas bem-feitas. Dedicar cuidados ao corpo é uma ferramenta essencial para aprimorar a imagem pessoal.

Comece cuidando da pele. Utilize produtos que auxiliam na limpeza e regeneração do tecido epitelial e procure por profissionais que indiquem procedimentos que tratem de possíveis incômodos e imperfeições, caso julgar necessário.

Frequentar clínicas estéticas também é uma ótima pedida. Opte pelos diferentes pacotes ofertados pelos estabelecimentos, que incluem peeling facial, massagem, depilação, cabelo e unhas. Assim, você economizará e ficará sempre bonita e radiante!💇🏼‍♀️

Usar o tom de voz adequado

Saber “medir o volume” da voz também é superimportante para sua imagem profissional. Afinal, ninguém gosta de trabalhar com alguém que “fala gritando”. Algumas pessoas tendem a se expressar em um tom mais alto. Porém, mesmo aquelas que já têm essa predisposição podem aprender a controlar o tom com ajuda da fonoaudiologia.

Essa dica também vale para risadas exageradas, gritos desnecessários e expressões de baixo calão. Evite, a qualquer custo, utilizar palavras e atitudes que podem denegrir a sua imagem dentro do ambiente de trabalho.

Ter uma postura condizente ao emprego

Como dito anteriormente, tudo é uma questão de analisar o contexto e seguir as normas de conduta de cada profissão e setor de trabalho. Na maioria das empresas existe um código institucional que delimita as condutas a partir dos valores, visão e missão da empresa, o famoso fit cultural.

Se você atua no setor de vendas, o carisma e a simpatia devem estar presentes no seu dia a dia e, consequentemente, na imagem profissional que você representa. Se você atua na área da justiça, a sobriedade e a seriedade devem ser a base da sua postura perante os demais. O que vale é escutar o bom senso e seguir as regras de conduta existentes em cada campo de atuação profissional.

Zelar pela imagem nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para o marketing pessoal, quando bem utilizadas 👁️‍🗨️💬. Caso contrário, o efeito pode ser negativo e extremamente desastroso. Sabia que tudo o que você diz ou publica em uma rede social reflete a sua posição ideológica no mundo a na sociedade. E, consequentemente, nas relações profissionais.

A dica de ouro é: evite se expor. Compartilhe apenas aquilo que realmente faz parte do seu dia a dia, não use palavrões, não se envolva em discussões e não exponha sua intimidade. Aprenda a utilizar as redes sociais para fazer networking e expandir ainda mais suas relações profissionais.

Com nossas dicas você está apta a construir e melhorar sua imagem profissional, levando em consideração sua aparência, tom de voz e postura adequada, tanto pessoalmente quanto nas redes sociais, além de, é claro, ramo de atuação.

Se você gostou de nossas dicas, não deixe de conferir nosso post Rejuvenescimento: como ter uma aparência mais jovem sem sofrer  Aproveite todas as dicas para ficar ainda mais linda e poderosa!😉😍

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *