Cuidados com a pele do rosto: guia prático para uma pele perfeita

cuidados com a pele do rosto
17 minutos para ler

cuidados com a pele do rosto

Para ter uma aparência jovem e bonita é fundamental manter os cuidados com a pele do rosto sempre em dia. Afinal, quem não gosta de ter a face com a textura lisa, sem manchas e rugas? Uma pele perfeita deixa a nossa fisionomia mais alegre e harmoniosa!

Quando falamos em cuidados, não nos referimos somente à estética, mas também à saúde. Essa é a parte do nosso corpo que fica mais exposta e, por isso, é preciso ter atenção redobrada. Caso contrário, podemos desenvolver algum problema e não é isso o que queremos, não é mesmo?

Muitas pessoas têm dúvidas de como tratar a pele de maneira adequada, mas podemos garantir que com algumas atitudes diárias você mantém o seu rosto com aspecto rejuvenescido e saudável. Quer saber como? Então, continue lendo este guia e descubra!

Dicas de cuidados com a pele do rosto a partir dos 30 anos

Algumas pessoas afirmam: os 30 são os novos 20. Se analisarmos, podemos chegar à conclusão de que é a mais pura verdade! Hoje em dia, com tanta informação de saúde e avanços tecnológicos nos tratamentos e nos produtos cosméticos, as mulheres com 30 anos têm o rosto mais jovial do que as de antigamente, por tomarem os devidos cuidados, claro.

Você já ouviu falar sobre o colágeno? Certamente, já leu em algum lugar que ele faz bem para a pele. E você sabe por quê? Ele é uma proteína responsável por dar elasticidade, estrutura e firmeza à pele e é produzido naturalmente pelo nosso organismo.

A má notícia é que, a partir dos 25 anos, essa produção vai diminuindo e é aí que surgem as rugas e linhas de expressão tão temidas. Por isso, certos cuidados são essenciais para quem quer manter a pele sempre viçosa.

Promova uma limpeza eficiente

Ao longo do dia, a poeira, a oleosidade e as células mortas vão acumulando na pele, entupindo os poros e deixando-a opaca, sem vida e com os incômodos pontinhos pretos, mais conhecidos como cravos.

Para evitar essa situação você deve fazer uma limpeza eficiente para desobstruir os poros, deixar a pele respirar e, assim, conseguir com que os produtos de beleza ajam com mais eficácia.

Além dos cuidados diários para purificar a pele, é recomendável fazer a limpeza de pele profunda periodicamente conforme indicação do dermatologista que pode variar uma vez por mês ou de dois em dois meses.

Esse tipo de procedimento retira as impurezas escondidas e o profissional extrai os cravinhos e os míliuns — bolinhas brancas que ficam por baixo da pele e que são difíceis de tirar. Dessa maneira, o rosto fica com textura mais lisa e uniforme.

Mas atenção! Nada de fazer a remoção desses inconvenientes por conta própria! Esse tipo de tratamento deve ser feito por um esteticista. Nós não temos o conhecimento suficiente para isso e o resultado pode ser desastroso: com manchas e cicatrizes!

Invista em uma alimentação saudável

Aquela velha história de que beleza começa de dentro não se refere somente a personalidade não! Também devemos considerar que um organismo bem nutrido reflete em um corpo saudável.

Você sabe o que são os radicais livres? São compostos que o organismo produz na respiração e que são tóxicos para as nossas células, fazendo com que elas morram. Isso é um acontecimento natural, mas em grande quantidade leva ao envelhecimento precoce de todos os tecidos.

Certas situações aumentam o número dessas substâncias no corpo, tais como o estresse, a poluição e a má alimentação. Pois é, uma dieta cheia de gorduras ruins, aditivos químicos, açúcares e com poucos nutrientes é uma bomba de radicais livres.

Entretanto, a boa notícia é que a natureza, muito sábia, nos dá o antídoto para essa condição: os antioxidantes! Eles são elementos encontrados em vários alimentos in natura, como frutas e legumes, que são capazes de inibir a ação dos radicais livres sobre as células sadias. Isso não é demais?

Por isso, uma alimentação saudável, equilibrada e rica em nutrientes também faz parte dos cuidados com a pele do rosto. Consumindo mais alimentos frescos e menos comidas industrializadas, todo o seu organismo funciona melhor!

Capriche na hidratação

E dessa vez não estamos falando de produtos hidratantes, é sobre água mesmo! Nosso corpo é composto por até 60% de água e, por isso, é importante manter a hidratação para que ele tenha um bom desempenho.

Lembra do colágeno que falamos anteriormente? Então, ele precisa de água para fazer a sua função de dar sustentação e elasticidade à pele. Um dos sinais de desidratação é quando puxamos a pele e ela demora a voltar ao normal, ou seja, ela perde essa capacidade.

Dessa forma, preste atenção na quantidade de líquidos que você bebe todos os dias para manter o seu corpo sempre hidratado. Assim, sua saúde só tem a ganhar!

Durma bem

Aquela história de sono da beleza é bem verdade! É enquanto dormimos que o nosso corpo faz um balanço do dia, se desintoxica das impurezas e renova as energias e também as células. Uma boa noite de sono é capaz de tirar aquele ar cansado e desanimado da feição depois de um dia superagitado.

Além do mais, é durante o repouso que o nosso organismo combate os radicais livres, lembra deles? Então! Isso porque a melatonina, um hormônio que induz o sono, também é um poderoso antioxidante!

Já quando ocorre o contrário, ou seja, quando dormimos mal, o nosso rosto transparece o cansaço com as olheiras e o semblante envelhecido. Por conta disso, não deixe de ter um sono de qualidade para cuidar da sua beleza!

Proteja-se das agressões solares

Todo mundo sabe que é imprescindível passar o filtro solar antes de sair de casa, não é mesmo? O que muita gente desconhece é que a lâmpada fria dos ambientes fechados também é danosa para a nossa pele!

Pois é! Um estudo comprovou que ficar sob esse tipo de luz por cerca de 8 horas diárias 5 vezes por semana equivale a quase 6 horas de exposição ao sol, causando os mesmos prejuízos, como envelhecimento, flacidez, rugas e, até mesmo, o câncer de pele. Não é chocante?

Mas como podemos nos proteger disso? Aplicando o protetor solar diariamente e reaplicando sempre que necessário ao longo do dia. Agora, se você for à praia, piscina ou qualquer atividade ao ar livre, além desse produto, você deve usar um chapéu ou boné e óculos escuros!

Atualmente, esse produto tem diversas apresentações, como loções e sprays. Além disso, ainda podem ter cor para uniformizar o tom da pele ou serem hidratantes. Você também deve ficar atento qual é o recomendado para o seu tipo de pele, pois no mercado tem uma infinidade de opções.

Aposte em bons tratamentos e cosméticos

A ciência e a tecnologia avançam cada vez mais em todas as áreas da vida. Na estética isso não é diferente! Hoje, podemos contar com inúmeras pesquisas da indústria cosmética para usufruir de produtos de ótima qualidade e eficazes no propósito de cuidados com a pele do rosto.

No caso de manchas, linhas de expressão, rugas e cicatrizes mais profundas, existem tratamentos como o peeling, que removem a camada superficial da pele fazendo com que fique renovada e diminua esses incômodos.

Aos 30 anos já é indicado o uso de cremes, loções e séruns antissinais formulados à base de ingredientes, como vitamina C e ácido hialurônico, que devolvem as características de uma pele bonita e saudável.

Essas substâncias são capazes de amenizar manchas e linhas de expressão, deixar a pele mais lisa e uniforme, além de prevenir as rugas. Sendo assim, não faz sentido a gente usar itens que não são apropriados para o nosso tipo de pele ou que não desempenham a função corretamente. Procure investir em tratamentos que ofereçam o melhor para você e para a sua idade.

Cuidados com a pele do rosto de manhã

Convenhamos, chega certa idade que não dá mais para acordar, lavar o rosto com um sabonete qualquer e sair de cara limpa na rua, não é verdade? Bons tempos na adolescência, mas hoje nós temos que levantar uns minutinhos antes para cumprir a rotina diária de cuidados com a pele do rosto. Afinal, vamos encarar um dia inteiro pela frente e temos que estar preparadas, né?

Purificar

Lavar o rosto com sabonete para o corpo ou com outro que não seja específico para o seu tipo de pele é muito prejudicial! Isso porque, além de não limpar direito, pode deixar sua face ressecada ou oleosa, com um aspecto nada legal. Escolha um sabonete próprio para o rosto e seu tipo de pele.

Renovar

Além do sabonete, você deve remover as células mortas para que a sua pele fique renovada e com luminosidade. Para isso, você deve usar um esfoliante, que nada mais é do que um produto com microesferas que têm essa função. Alguns são de uso diário e outros com intervalos maiores, então preste atenção quando for escolher.

Tonificar

O tônico facial reequilibra a pele depois da limpeza, sendo que o adstringente diminui a oleosidade e o hidratante evita o ressecamento. Portanto, é importante escolher o mais adequado para o seu tipo de pele. Além disso, ele retira as impurezas mais profundas e prepara a pele para receber os tratamentos seguintes.

Hidratar

A hidratação nada mais é do que repor a água que é perdida durante o dia. Mesmo as peles oleosas precisam dessa etapa, mas com hidratantes apropriados. Isso é necessário para que a pele tenha viço e para prevenir o envelhecimento precoce.

Proteger

É claro que não podemos nos esquecer de proteger a nossa pele contra a luz e os raios solares, lembra-se do que falamos? Portanto, escolha um filtro solar que mais se adeque a sua pele e ao seu estilo de vida.

Uma dica bem bacana, principalmente para quem não tem muito tempo para fazer todos esses passos com calma, é usar produtos que têm mais de uma função, como as loções de limpeza que também tonificam ou os BB creams — item que reúne hidratante, base e filtro solar.

Cuidados com a pele do rosto antes e depois da maquiagem

A maquiagem é, com certeza, uma paixão nacional! Cada vez mais brasileiras se interessam por esse procedimento de beleza.  Fazer uma make com uma pele perfeita e um bom acabamento nos deixa ainda mais bonitas e com a autoestima lá em cima, vai dizer que não é verdade?

Para isso, você deve ter alguns cuidados com a sua pele tanto antes como depois da maquiagem. Afinal, nós queremos que a make seja um arraso, mas também que a pele continue linda mesmo após a remoção dos produtos, não é mesmo?

Antes da maquiagem

Primeiramente, é preciso preparar a pele para receber a maquiagem. Você já viu algum pintor usar a tela suja para pintar os quadros? Não, né? Então! O mesmo acontece com o seu rosto! Portanto, siga os passos de limpar, esfoliar, tonificar, hidratar e proteger para deixar sua face prontinha para a make.

É durabilidade da maquiagem que você quer? É uma pele lisinha e sem poros visíveis? É uma reduzida naquelas linhas de expressão? Então, você deve usar um primer facial, como o BEYOUNG Booster! Esse produto promove todos esses benefícios de maneira rápida e eficaz para todos os tipos de pele. Se você ainda não usa, vale a pena conferir!

Depois

Você chegou cansada de um dia exaustivo ou daquela saída incrível, o que você mais quer é só tomar um banho e relaxar. Está pensando em dormir sem limpar a sua pele? Saiba que isso favorece o envelhecimento precoce e o surgimento de bolsas abaixo dos olhos!

E não vai achando que só lavar o rosto e está de bom tamanho, pois não está! Você deve usar um demaquilante, já que nem mesmo o sabonete específico é capaz de limpar os resíduos da maquiagem.

Os produtos que retiram a make podem ser em loções, água micelar, lenços ou, até mesmo, óleo bifásico. Lembrando que se você usa máscara de cílios à prova d’água vale utilizar um demaquilante apropriado para essa região.

É importante limpar bem a pele para desobstruir os poros para que ela respire e se renove durante o sono. Com isso feito, prossiga com todos os passos de cuidados faciais à noite.

Cuidados com a pele do rosto à noite

Essa é uma etapa fundamental para manter a saúde da pele! Temos que aproveitar o momento para cuidar da beleza e prevenir as rugas. É a hora ideal para usar os tratamentos, sejam os hidratantes mais potentes, os antioxidantes, para área dos olhos, os anti-idades e até mesmo os clareadores. Vamos lá?

Se estiver de maquiagem, use o seu produto demaquilante até que o lenço ou algodão saiam limpos. Feito isso, limpe, esfolie e tonifique a pele como de costume. Agora, você pode usar os cosméticos com a função desejada e que sejam próprios para a sua pele e sua idade.

Mas como saber quais são os produtos que eu devo usar? Bom, a resposta é simples: consulte um dermatologista. Ele avaliará o seu caso e prescreverá os itens conforme a necessidade da sua pele.

Depois disso, é só escolher bons cosméticos de marcas conceituadas e que tenham a ação indicada pelo especialista. Porém, para que você não fique curiosa até lá, no próximo tópico vamos falar sobre os produtos de cuidados com a pele do rosto. Acompanhe!

Produtos para uma pele perfeita

É só digitar no buscador na internet “produtos para o rosto” que somos bombardeadas com milhares de itens, informações e substâncias diferentes que ficamos até perdidas, não é mesmo?

São cremes, óleos, loções, mousses, séruns, águas com várias promessas e funções diferentes que não sabemos por onde começar. Veja o que são e para que servem esses cosméticos:

Gel para os olhos

Ele combate o inchaço abaixo dos olhos, que é causado tanto pelo cansaço quanto por dormir demais.

Hidratante com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um componente natural da nossa pele e que o organismo fabrica. No entanto, assim como o colágeno, essa produção diminui depois dos 25 anos. Ele é quem mantém a hidratação e, consequentemente, o viço.  Sendo assim, ele potencializa o efeito do hidratante.

Vitamina C

Ela é um antioxidante que rejuvenesce a pele e deve ser aplicada após o hidratante. Muitas pessoas usam a vitamina C oral no rosto e isso não é recomendado. Além de não ter efeito algum, ainda pode prejudicar a pele. Portanto, procure pelo produto facial!

Água termal

Ela serve para refrescar e hidratar a pele. Pode ser usada a noite para descansar o rosto ou ser aplicada durante o dia sempre que você achar necessário.

Máscara instantânea

Quer aquele efeito Cinderela para acabar com as linhas finas, diminuir as rugas e as bolsas em poucos minutos? Invista nas máscaras instantâneas, como a BEYOUNG Instant. Seu efeito é imediato e dura até 8 horas, podendo ser usada diariamente.

Creme para os olhos

Ele deve ser aplicado antes de qualquer outro cosmético de tratamento. Ele previne as rugas dessa região com ação mais específica e, por isso, mais eficaz.

Sérum hidratante

Esse cosmético é interessante para quem não gosta da textura dos cremes, pois esse é mais leve e absorve mais rápido. Ele hidrata e repara a pele, reduzindo os sinais de cansaço.

Clareador

Ele tem a função de amenizar as manchas mais escuras e deixar o rosto com a cor mais uniforme. Por ser à base de ácidos, é importante que seja utilizado a noite e retirado por completo ao se levantar.

Anti-idade

Como o próprio nome já diz, esse tratamento previne as rugas e marcas de expressão, renovando as células da pele e deixando a aparência mais jovem.

Segredos das famosas com os cuidados para a pele do rosto

As celebridades estão sempre com a pele impecável, não é mesmo? Com as tecnologias de filmagem e fotografia cada vez mais nítidas, elas têm que se preocupar em ter o rosto livre de imperfeições. Mas quais são os segredos delas? A seguir, veremos as dicas das famosas.

Isabella Fiorentino

A ex-modelo e atual apresentadora do Esquadrão da Moda, no SBT, passa boa parte do seu tempo sob as luzes do estúdio. Por conta disso, não abre mão de um bom protetor solar com cor.

À noite ela usa um creme para diminuir a rosácea — uma condição que deixa a pele avermelhada. Ela ainda dá um truque para eliminar qualquer vestígio de máscara de cílios: usa shampoo neutro de bebê nos pelos com uma escova de cerdas macias no fim do dia.

Ana Hickmann

Quem vê a apresentadora com a pele sempre linda não imagina que ela sofre com oleosidade excessiva e tendência à acne. Para combater esse mal, ela aposta em filtro solar para esse tipo de pele e também em adstringente com ácido salicílico que inibe a formação de cravos e controla o brilho extra.

Cindy Crawford

A supermodelo dos anos 80 e 90 está com mais de 50 anos e mantém a pele linda e bem conservada. Mas não é para menos! Desde os 30 anos que ela usa cosméticos antioxidantes e não é que dá certo mesmo? Ela também faz microdermoabrasão — um procedimento que faz uma esfoliação profunda — a cada quatro semanas e não dispensa o uso de protetor solar.

Viu como ter uma pele bonita e saudável é só questão de ter bons hábitos? Se você ainda não cuida como deveria, é hora de começar a ter mais atenção com essa parte do corpo. Afinal, é ela que demonstra o nosso estado de espírito e é nosso cartão de visitas.

Os cuidados com a pele do rosto não são feitos somente para ficar mais bonita e evitar as rugas, mas também para zelar pela saúde e prevenir problemas mais sérios. Por isso, procure já os produtos certos para o seu tipo de pele e estabeleça uma rotina diária de beleza seguindo todas as nossas dicas!

Gostou do nosso post? Quer ajudar as suas amigas a ter mais cuidados com a pele do rosto? Então, compartilhe este guia nas suas redes sociais e leve essas informações para elas!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar
-