Cuidados com o sol: veja aqui 7 dicas para proteger sua pele!

cuidados com o sol

cuidados com o sol

O clima do Brasil é abençoado em diversos aspectos. Um deles é o calor que nós temos na maior parte do ano, principalmente no verão.

Contudo, embora o clima tropical nos beneficie para fazermos passeios, viagens, praticarmos esportes, etc, ele faz com que os cuidados com o sol sejam ainda mais importantes.

Vale ressaltar que a exposição de risco não acontece apenas durante o verão, mas em todas as épocas do ano. Sendo assim, há alguns hábitos que devemos incluir em nossas rotinas a fim de obter uma pele saudável com atitudes cotidianas e indispensáveis.

É sobre isso que falaremos hoje. Quer saber mais? Continue lendo!

Por que os cuidados com o sol são importantes?

Além da questão estética relacionada, principalmente, ao nosso rosto, a saúde é o principal fator quando pensamos em cuidados com o sol e a pele.

Cuidar da pele traz benefícios, como a não ocorrência de queimaduras, prevenindo o câncer de pele, além da redução das chances de aparecimento de melanomas, a manutenção da elasticidade, etc.

Preocupando-se com saúde da sua pele, você não está somente preservando a boa aparência, mas, sim, cuidando de um tecido importantíssimo do corpo para que ele cumpra suas funções (proteção de tecidos subjacentes, reserva de nutrientes, contenção de terminações nervosas sensitivas e regulação da temperatura somática) corretamente.

O que fazer para manter-se saudável no calor?

Os cuidados com o sol não podem ser apenas esporádicos ou meramente estéticos. É importante ressaltar que a pele é um órgão importantíssimo que necessita de atenção, tanto por ter uma função tão importante em nosso corpo quanto por ser parte do nosso cartão de visita.

A aparência importa, enquanto a saúde é fundamental. Concorda? Então confira, a seguir, as 7 dicas de cuidados com o sol que preparamos para você aplicar e aumentar o seu bem-estar!

1. Hidrate-se regularmente

Embora pareça uma dica clichê, beber muita água é um conselho sempre válido. Principalmente, quando estamos expostos ao sol, a desidratação é um dos fatores que desfavorece a nossa saúde — e com a pele não é diferente. Portanto, hidrate-se mais ainda no verão!

Outro ponto importante da hidratação é passar creme na pele, principalmente após a exposição ao calor. Sendo assim, seja o aquecimento proveniente do chuveiro ou do próprio sol, lembre-se de que a sua pele não pode ficar ressecada, pois isso prejudica a saúde desse órgão tão importante.

2. Evite a exposição prolongada

Embora possa parecer que não, a exposição prolongada ou repetida ao sol traz muitos reflexos para a nossa pele. Além de colaborar com o envelhecimento precoce, os danos causados pelas queimaduras solares (manchas, rugas e lesões) podem ser irreparáveis.

Com o passar dos anos, a pele perde a capacidade de reverter esses prejuízos. Então, lembre-se: todo o tempo que você passar debaixo do sol sem se cuidar devidamente agredirá a sua epiderme. Portanto, evite a exposição constante!

3. Use protetor solar constantemente

Muitas pessoas só usam protetor solar na praia. Esse é um erro gravíssimo. Se você se expõe ao Sol todos os dias — realidade do nosso país —, a proteção da sua pele tem que acompanhar esse ritmo: use protetor solar regularmente e intensifique no verão!

Os raios ultravioleta (UV) devem ser bloqueados a fim de que sua pele não se queime. Dessa forma, o ideal é que você aplique o filtro solar cerca de 20 minutos antes de se expor ao calor. Reaplique-o a cada 90 minutos.

4. Atente às horas perigosas

A radiação solar aumenta durante um determinado período do dia, trazendo mais riscos à sua pele. O horário a ser evitado é entre 10 horas e quatro da tarde. Sendo assim, evite se expor ao calor nesse período, principalmente por volta de meio-dia.

Caso seja inevitável, busque sempre se proteger na sombra, além de caprichar na proteção solar. Uma dica de ouro é aplicar filtros solares de alto fator de proteção, os chamados FPS. Caso o ambiente comporte esse estilo, o uso de chapéus também é bem-vindo.

5. Escolha bons tipos de roupas

Para proteger sua pele, o tipo de roupa também é importante. Opte por tecidos que beneficiem o frescor da sua pele. Ao praticar atividades ao ar livre, por exemplo, o algodão é interessante, pois bloqueia a maior parte da radiação UV.

Ao optar por tecidos sintéticos, como o nylon, a radiação pode ser bloqueada em porcentagem menor (30% nesse caso). Repare que, seguindo essa lógica, as barracas de praia são de lona ou algodão, justamente para absorverem mais da metade da radiação.

6. Alimente-se de forma saudável

A alimentação saudável faz bem para o funcionamento do nosso corpo como um todo. Por isso, ao falar de cuidados com o sol, esse item não pode ficar de fora. O que precisamos entender aqui é: quando está calor, a temperatura do nosso corpo aumenta.

Além de usar roupas leves, a alimentação também precisa ser orientada nesse sentido, já que o organismo processa alimentos de difícil digestão com muito mais dificuldade. Esse é o caso das frituras, por exemplo. Evite açúcares em excesso e gorduras.

7. Proteja seus olhos

Os danos da exposição ao sol são, geralmente, ligados à pele, mas não podemos esquecer que os olhos também sofrem com a ação dos raios UV, bem como a região em volta dos olhos é muito sensível.

Diante disso, os óculos escuros são indispensáveis. Na hora de escolher as lentes, certifique-se de que elas têm proteção solar UV400. Ela garante que a exposição não seja danosa.

Além de pensar no uso de produtos específicos para a hidratação e minimização das marcas trazidas pelo tempo nessa área, aplicar o protetor solar nessa região sem que seus olhos sejam agredidos é importante. Para isso:

  • busque por produtos dermatologicamente testados que não irritem quando em contato com as pálpebras. Nesse caso, o protetor solar infantil pode ser uma boa opção;
  • aplique o creme em movimentos circulares, com a pele limpa e seca (caso utilize gel, aplique em sentido único);
  • evite excessos.

Qual é a dica de ouro?

Lembre-se de que essas dicas são gerais, mas as formas de proteção variam em especificidade de acordo com as suas características. Sua pele, seus olhos, enfim, o seu corpo tem aspectos próprios que devem ser respeitados. Busque por práticas e produtos que auxiliem você na busca pelo seu bem-estar.

Os cuidados com o sol devem ser parte de seus hábitos cotidianos, principalmente para quem vive num clima tão quente como o do Brasil. Sendo assim, preocupe-se com a saúde do seu corpo diariamente, evitando a exposição ao calor e cuidando de tudo que é necessário para que ele se mantenha bem diante dessa condição.

Essas dicas foram úteis para você? Coloque-as em ação e fique saudável em todas as épocas do ano, lidando bem com o calor para aproveitar os melhores momentos sem se preocupar com possíveis danos. Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Posts Relacionados

12 comentários em “Cuidados com o sol: veja aqui 7 dicas para proteger sua pele!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *