Dicas de maquiagem: o guia da make perfeita!

16 minutos para ler

É fato que as maquiagens fazem parte do nosso dia a dia. Assistir a tutoriais de make e se arriscar no mundo dos pincéis e contornos é algo que todo mundo deveria fazer, não é mesmo?

Porém, obter sucesso na make vai além de conseguir aquele esfumado babado digno de Kim Kardashian. Ter uma pele saudável e manter a maquiagem intacta durante a noite toda também precisam estar entre os seus objetivos na hora da produção.

Pensando em tudo que é necessário para alcançar a perfeição na make, preparamos um guia com diversas dicas de maquiagem especialmente para você. Útil, não é mesmo? Confira!  

1. Cuidados básicos

Para conseguir os melhores resultados, você precisa tratar a sua pele com muito carinho. É muito importante manter uma rotina de limpeza e dedicação para o rosto, afinal, ele é a estrela principal da maquiagem.

Há basicamente quatro tipos de pele: normais, mistas, oleosas e secas. Apesar das diferentes características, todas elas exigem momentos de preparação e limpeza. Segundo maquiadores, com uma pele bem preparada, a maquiagem pode durar até 10 horas sem retoques!

Alguns processos de preparação, limpeza e cuidados são comuns para todos os tipos de pele. Conheça-os nos próximos tópicos.

Limpeza

Preparar a pele, limpando-a para receber o tratamento adequado, é, sem dúvida, um dos principais passos para manter o rosto saudável, bonito e, dessa forma, prontíssimo para receber os cosméticos. Além disso, a higienização adequada controla a oleosidade e, assim, combate acnes e cravos.

Vale ressaltar que se deve limpar a pele de manhã e à noite, já que a cútis se comporta de maneiras diferentes em cada momento do dia: após acordar, ela absorve de maneira melhor e mais rápida os produtos aplicados; já antes de dormir, renova-se e, assim, auxilia no rejuvenescimento facial.

Veja o passo a passo da limpeza ideal:

  • comece retirando o excesso de maquiagem com o auxílio de um demaquilante;
  • lave o rosto com sabonete neutro, de preferência feito de glicerina;
  • enxágue-o com água fria, que facilita o fechamento dos poros;
  • seque o rosto utilizando uma toalha de algodão, evitando esfregá-la sobre a pele — o ideal é dar suaves batidinhas.

Esfoliação

Esse passo é importante, mas a frequência com que ele vai aparecer na sua rotina de cuidados será determinada pelo tipo da sua pele. Além de eliminar células mortas, esse procedimento oferece à pele uma limpeza profunda, a qual desintoxica o rosto e proporciona uma luminosidade toda especial.

Para quem tem a pele mais oleosa, o ideal é fazer a esfoliação uma vez por semana; peles mistas e normais devem ser esfoliadas quinzenalmente; as peles secas, apenas uma vez ao mês. Respeite esse tempo, caso contrário, o que era para ser bom, vai se tornar algo ruim para a sua pele.

Não sabe qual produto utilizar? Você pode procurar um esfoliante da mesma linha de cosméticos que já faz parte da sua necessaire, ou fazer você mesma. Veja alguns elementos naturais que são ótimos esfoliantes para a pele:

  • café;
  • mel;
  • açúcar;
  • aveia com mel;
  • chá verde com açúcar mascavo.

Hidratação e proteção

Essa é outra etapa crucial para manter o rosto lindo e pronto para makes incríveis. A dica da vez é hidratar o rosto logo após a limpeza diária e finalizar o processo de cuidados básicos com o bloqueador solar.

O hidratante escolhido precisa ter relação direta com o seu tipo de pele, pois isso fará toda a diferença no resultado final da make. Um exemplo fácil é o da pele seca: utilizando um creme apropriado, são evitados problemas como pele ressecada e, consequentemente, maquiagem rachando ao longo do dia.

A utilização de um protetor solar está ligada aos resultados futuros. A luz solar e os raios UVA e UVB são extremamente prejudiciais à saúde da sua pele. Usando um protetor solar de fator alto, você estará protegendo a sua saúde e a aparência da sua pele. Afinal, ninguém merece manchas de sol, rugas e marcas de envelhecimento precoce, não é mesmo?

2. Make para peles normais

Esse é um dos tipos de pele mais fáceis de tratar e maquiar. A cútis geralmente se apresenta lisa e sem oleosidade excessiva, características que facilitam muito o processo de embelezamento do rosto.

Pessoas com pele normal podem escolher qualquer textura para os cosméticos, mas sempre pensando na rotina, é claro. Não compensa utilizar maquiagens cremosas, por exemplo, se o seu trabalho exige exposição ao sol; o recomendado, nesse caso, é recorrer aos produtos em pó e compactos, pois proporcionam melhor fixação.

3. Make para peles secas

A maquiagem para pele seca pode ser tão fácil quanto a da pele normal. O diferencial é que pessoas com essa característica facial precisam tomar ainda mais cuidado com os processos de hidratação.

Nesse caso, uma boa pedida é utilizar produtos “dois em um”, ou seja, cosméticos que tratam e embelezam a face ao mesmo tempo. Bases hidratantes e produtos com textura cremosa podem ajudar, caso você sofra com o ressecamento cutâneo.

Agora, se você está no começo do tratamento de hidratação do rosto e ainda sofre com uma aparência ressecada, dê espaço na sua necessaire para maquiagens peroladas e tons translúcidos — eles vão disfarçar o aspecto craquelado, tão comum em peles secas.

4. Make para peles mistas

Mulheres com pele facial mista devem ter em mente que há dois tipos de tratamentos e cuidados com o mesmo rosto, pois há dois comportamentos cutâneos: a zona T — que compreende a testa, o nariz e o queixo — apresenta a característica de ser mais oleosa, enquanto o resto da face pode variar de normal a ressecado.

Não abra mão de tonificar a pele toda vez que a higienizar! Isso fará com que o pH se equilibre e a oleosidade fique sob controle. É legal aplicar máscara de argila verde na zona T do rosto, a fim de combater a oleosidade.

Não há muitas linhas de cosméticos destinadas a esse tipo de pele. Por isso, ao escolher a base, por exemplo, procure versões cremosas e oil free. Assim, você manterá a pele hidratada e sem problemas com acnes e oleosidade excessiva.

Sobre os itens como sombra, iluminador e blush: fique tranquila quanto às texturas dos produtos. Vale usar tudo que não tiver muito óleo envolvido!

5. Make para peles oleosas

Se você está no time da pele oleosa, não se preocupe nem se sinta mal: 80% das mulheres brasileiras fazem parte desse grupo. A oleosidade na face é a principal culpada por problemas tão temidos como as acnes e cravos.

Muitas mulheres que têm pele com oleosidade excessiva acham que não há jeito de manter a make intacta. Mas isso é possível, sim! Algumas escolhas na hora de comprar os produtos e no momento de preparar a pele podem fazer toda a diferença no resultado da maquiagem — e no aspecto da pele também, com o passar do tempo.

Tonifique a pele diariamente e compre maquiagens oil free. É importante também não carregar na quantidade de cosméticos sobre a pele, pois os poros podem não respirar e produzir ainda mais sebo. Dê preferência aos produtos em pó ou em bastão — quanto mais firmes, melhor!

6. Tutoriais

Agora que você já aprendeu um pouquinho sobre a sua pele, veja dois tutoriais completos com dicas de maquiagem que preparamos para você. Inove no seu look diário ou aposte em uma make bem marcada e impactante para a balada!

Maquiagem para o dia

Uma make suave e básica cai bem em todos os dias — e saber fazê-la sem pesar a mão pode ser um diferencial especial no seu visual para o trabalho ou passeio no final de semana. Por isso, preparamos um passo a passo para você.

1. Prepare a pele

Como explicamos no primeiro tópico, os cuidados básicos são primordiais tanto para garantir um aspecto saudável a sua pele como para manter a make bonita durante o dia todo. Higienize o rosto, tonifique-o e hidrate-o também. E não se esqueça do protetor solar!

2. Aplique a base

Escolha a textura desse cosmético de acordo com a sua pele. O mercado oferece bases desde líquidas até em formato bastão. Essa escolha depende diretamente das características da sua pele e da sua rotina.

A esponjinha arredondada em formato de gota é a ferramenta ideal para aplicar esse produto e não sofrer tentando mascarar possíveis marcas e linhas. Umedeça-a para um resultado ainda mais linear.

3. Faça o contorno

Para afinar os traços e definir os pontos positivos do seu rosto, você pode apostar na técnica de contorno. Basta usar um corretivo dois tons abaixo do seu para marcar o que deseja afinar — geralmente, as bochechas e o nariz — e dar profundidade.

Em seguida, ilumine e ressalte a beleza do seu rosto utilizando um corretivo dois tons mais claros que o seu. Destaque a face iluminando a zona T do seu rosto.

Depois disso, é só espalhar! Assim como você fez na etapa da base, use a esponjinha umedecida para garantir um resultado profissional e bonito.

Seguindo esses passos, sua pele estará pronta e sensacional!

4. Embeleze os olhos

Essa é a parte mais importante e na qual você pode soltar a sua criatividade. Use as cores que preferir, mas lembre-se de sempre dar ênfase ao côncavo, marcando-o com cores mais escuras, e de iluminar o canto dos olhos com cores claras e brilhantes.

Assim como você fez em relação à base, você pode escolher a textura das sombras de acordo com o seu tipo de pele e as características da sua rotina. Sua rotina é corrida? Você se expõe muito ao sol? Sua durante o dia? Caso a resposta para alguma dessas perguntas seja sim, deixe de lado os cosméticos cremosos e líquidos e passe a dar espaço às sombras em pó solto ou compacto.

Como estamos falando de maquiagem para o dia, lembre-se de não carregar muito na quantidade e escolha de cores da maquiagem. É claro que você pode usar os tons que preferir, mas caso esteja em dúvida ou não saiba combinar a maquiagem com o look do dia, aposte em cores terrosas: marrom, cobre, bege e dourado sempre caem bem em makes básicas e casuais.

5. Finalize a make

Itens como batom, rímel, iluminador e blush são indispensáveis para uma make completa, não é mesmo? Eles oferecem à face o toque especial que falta para completar um look sensacional. Por isso você não pode se esquecer deles! Confira algumas dicas:

  • a boca merece uma corzinha especial! Batons nudes ou cor de boca são coringas, mas que tal inovar e se jogar naquele batom vermelho chamativo? As cores de sombra que sugerimos combinam muito bem com todas as possíveis cores de boca;
  • o rímel oferece ao seu visual aquele olhar dramático e marcado. Caso você não queira muita extravagância nos olhos, vale aplicar o cosmético apenas nos cílios superiores. Se você tiver cabelos claros e também não quiser pesar nesse momento, escolha uma máscara de cílios marrom;
  • aplique o iluminador em cima das maçãs do rosto. As cores mais indicadas para um visual natural são os rosados e os acobreados, dependendo do tom da sua pele;
  • o blush dará toda naturalidade e romantismo necessários para a sua maquiagem básica. Aplique-o bem abaixo do iluminador, marcando a parte mais “funda” dessa região do rosto.

Maquiagem para a noite

A rotina está agitada? A agenda continua cheia, mesmo na sexta-feira? Isso não quer dizer que você tenha que abrir mão do happy hour! Muito menos que tenha que chegar com a mesma cara no programa com a equipe. Saiba que você pode acrescentar algumas pinceladas e cores diferentes na face e ficar ainda mais linda e produzida, prontíssima para a noite. Veja como!

1. Aproveite a pele

Caso você esteja no trabalho, ou com um pouco de pressa, não é necessário refazer todo aquele processo de preparo da pele. Tire um pouco do brilho natural do rosto, aplicando pó compacto na zona T e onde mais achar necessário. Reaplique o blush e o iluminador — caso você tenha disponível, use um de brilho branco, que fica ótimo à noite!

Caso você tenha tempo e queira refazer todo o processo, é só dar uma olhadinha nos passos 1, 2 e 3 do tópico sobre maquiagem para o dia.

2. Arrase no olhar

O ponto principal dessa make são os olhos, e já que estamos falando de algo mais noturno, você pode (e deve!) se jogar no brilho e nas cores fortes. Cores vivas são bem-vindas, mas dessa vez a sugestão é escolher o preto, o marrom ou o azul-marinho como protagonista do look.

Esfume os cantos externos dos olhos com uma das cores que sugerimos. É importante manter as pinceladas de dentro para fora, em movimentos leves — quanto mais suave, mais o efeito esfumado aparecerá!

Do meio do olho até o cantinho interno você deve fazer um degradê de cores, utilizando as que combinarem ou que se complementarem. O ideal é terminar o processo com uma sombra bem clarinha: bege perolado ou branco caem muito bem. Além de abrir o olhar, delimitar esse “ponto de luz” proporciona leveza e suavidade.

3. Finalize os olhos

Delineador, cílios postiços, lápis de olho e rímel são elementos que farão a sua make dos olhos ficar ainda mais completa. Confira algumas sugestões:

  • delineador: o ideal é optar por um traço gatinho. Trace a linha dos cílios superiores e mantenha o risco mesmo depois de terminar essa linha. Continue a linha por mais 3 cm, mais ou menos. Ao finalizar, crie uma espécie de “rabinho”. É sucesso na certa;
  • cílios postiços: não é algo obrigatório, mas você vai conquistar um olhar marcado e impactante se usá-los. O ideal é que você escolha um modelo que tenha base em gel (sem aquele risco preto que une os pelinhos). Além de ajudar você na aplicação, por ser muito mais maleável, essa opção vai gerar um efeito mais natural;
  • lápis de olho: a sugestão é utilizar duas cores do mesmo produto — branco ou bege com preto ou marrom. Passe o lápis mais claro na linha d’água, marcando bem, para garantir um olhar aberto e iluminado. Passe o lápis mais escuro na linha dos cílios inferiores, concentrando-se mais nos cantos externos para marcar sem carregar.
  • rímel: não abra mão desse item! Como falamos, ele oferece ao olhar uma marcação bonita e sem igual. Lembrando que você não deve abrir mão da máscara, mesmo quando a make ganhar cílios postiços. Passe-a antes de colar os cílios, para não empelotar o visual.

4. Termine a make com chave de ouro

Não adianta nada produzir os olhos e a pele, mas deixar a boca pra lá! O coringa nessa maquiagem super esfumada e escura é utilizar um batom nude matte. Mas se você é inovadora e gosta de se arriscar, que tal apostar em um batom vinho?

Comece sempre delimitando o espaço da boca com um lápis da mesma cor do seu batom — isso vai ajudar você a não borrar o produto. Depois de contornar a boca, passe uma camada de batom. Para o produto durar ainda mais, dê algumas batidinhas na boca com o pincel de pó compacto e finalize com outra camada de batom.

7. Como fazer a make durar mais

Conhecendo o seu tipo de pele — e do que ela precisa para ficar ainda mais bonita — e testando os truques que apresentamos nos tutoriais fica mais fácil alcançar a make perfeita diariamente, não é mesmo?

Mas você sabe como manter a beleza proporcionada pela maquiagem durante o dia todo? Mesmo que conheça um truque ou outro, vale a pena conferir as 4 dicas que preparamos para você. Coloque-as em prática e mantenha a produção durante o dia ou a noite toda!

1. Limpeza e zero oleosidade fazem muita diferença

Sim, já falamos sobre isso neste post, mas vale ressaltar a importância de ter uma pele limpa e hidratada antes de fazer a maquiagem. As partículas de sujeira e a oleosidade atrapalham a fixação da make. Lave o rosto com água fria e hidrate-o; assim, a sua produção fixará na pele.

2. Aplicação do primer para salvar a sua maquiagem

Esse creminho simples faz toda a diferença na hora de se maquiar. Além de promover a fixação da make, o primer oferece benefícios como: fechamento dos poros, diminuição da oleosidade, mascaramento de cicatrizes e por aí vai.

Basta escolher a versão que mais agradar e combinar com a sua pele. Aplique-o em todo o rosto e dê ênfase à zona T, já que essa é a região que mais apresenta oleosidade.

3. Utilização de produtos que tenham essa função

Muitos cremes e séruns apresentam a funcionalidade de auxiliar na fixação da maquiagem. É importante, contudo, ter atenção a alguns detalhes ao escolher o produto de tratamento:

  • Ele é feito para o seu tipo de pele?
  • A qualidade é garantida?
  • O que as influencers falam sobre o produto?
  • Quem usa, recomenda?

Indicado para todos os tipos de pele, o BeYoung Booster é um tratamento cutâneo de muita qualidade. Além de ajudar a fixar a sua maquiagem, ele trata a sua pele e resolve alguns probleminhas como olheiras, bolsas e linhas de expressão. Tudo isso instantaneamente!

4. Uso de lenços matificantes contra a oleosidade

Você sofre com oleosidade ao longo do dia e isso faz com que a sua maquiagem “escorra” do rosto? Uma boa opção para sanar esse problemão é fazer uso desses milagrosos lencinhos.

Facilmente encontrados em perfumarias e farmácias, os lenços matificantes vão fazer você dizer adeus à oleosidade excessiva. Basta utilizá-los para limpar a superfície da pele. Ah, não se preocupe, pois a maquiagem não sai junto!

Uma make perfeita é, sem dúvida nenhuma, aquela que faz com que você se sinta linda. Algumas regrinhas podem ser seguidas para manter a beleza e a saúde da pele, mas o mais importante é você se olhar no espelho e enxergar a sua melhor versão!

Gostou das nossas dicas de maquiagem? Trazendo-as para a sua rotina, você vai conseguir se enxergar ainda mais bonita, e o melhor: vai poder manter a saúde da pele do seu rosto sem muito esforço.

O BeYoung Booster pode ajudar você a tratar e resolver possíveis probleminhas da sua pele, deixando-a ainda mais linda. Saiba mais no site oficial do produto!

Você também pode gostar

Um comentário em “Dicas de maquiagem: o guia da make perfeita!

Deixe uma resposta

-