Entenda a importância do protetor solar diariamente

6 minutos para ler

 

A exposição excessiva ao sol proporciona inúmeros problemas à saúde e, também, efeitos graves à pele. Por isso, você precisa entender a importância do protetor solar e usá-lo continuamente todos os dias. Esse produto deve fazer parte da sua rotina de cuidados, mesmo nos dias nublados ou quando você for apenas ficar em casa.

Todo cuidado é pouco quando tratamos desse assunto. Isso porque os dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia são preocupantes em relação ao número de diagnósticos de câncer de pele no Brasil. A cada ano, cerca de 180 mil casos são registrados.

Levando isso em consideração, escrevemos este artigo para mostrar a você por que é tão importante usar o protetor solar todos os dias. Continue a leitura e conscientize-se!

Qual a importância do protetor solar? ☀ 😎

A seguir, listamos três motivos fundamentais pelos quais você deve aplicar o protetor diariamente. Acompanhe!

Previne doenças 😷

Embora o sol seja fonte de vitamina D e desempenhe um papel muito importante no fortalecimento imunológico do ser humano, a exposição excessiva a ele pode causar problemas. Nesse sentido, o protetor solar ajuda a prevenir algumas doenças, como:

  • melasma: manchas de cor marrom causadas pela alta exposição aos raios solares. Normalmente, aparecem no rosto, braços e mãos;

  • câncer de pele: consequência mais perigosa, pode se dividir em carcinoma basocelular, espinocelular e melanoma, sendo a última uma das doenças mais letais;

  • queimaduras: o protetor solar evita as queimaduras causadas pelo sol, as quais deixam o indivíduo desconfortável devido à ardência e à descamação.

Retarda o envelhecimento da pele 👵

envelhecimento precoce é um dos principais vilões para as pessoas, pois ele diminui a autoestima da maioria delas. Uma pesquisa realizada na Austrália e publicada no Annals of Internal Medicine informou que os indivíduos que usam protetor solar diariamente diminuem as chances de apresentar sinais de envelhecimento visíveis em 24%.

De acordo com os pesquisadores, até mesmo as pessoas que já apresentavam danos na pele causados pela exposição excessiva ao sol tiveram efeitos positivos com o uso do protetor solar. Em alguns casos, o produto até melhorou os aspectos desses danos.

O protetor tem a função de bloquear os raios ultravioletas que aceleram o envelhecimento. Isso porque, quando os raios conseguem penetrar, eles aceleram a degeneração das fibras de elastina e colágeno, as quais são responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele.

Em suma, o resultado da falta do uso do protetor é o fotoenvelhecimento, o qual se apresenta em forma de linhas, rugas, perda de textura e menor firmeza.

Evita o aparecimento de manchas 😧

As manchas se desenvolvem devido ao excesso de produção de melanina por parte dos melanócitos, os quais são ativados por meio dos raios solares. Por esse motivo, o uso do protetor solar é tão importante para combater esse problema.

Para as pessoas que já sofrem com o melasma, os protetores solares mais indicado são os coloridos, pois eles contêm ativos que bloqueiam e refletem para longe a luz visível, antes mesmo que os raios solares estimulem a pele.

Nesse sentido, sempre que for adquirir esse produto, verifique na sua composição se os componentes óxido de ferro vermelho, amarelo e preto estão presentes. Eles são responsáveis por garantir a reflexão da luz visível e, com isso, se tornam extremamente eficientes no controle do melasma.

Como o protetor solar deve ser usado? 🌤

Além de usá-lo diariamente, você também deve entender como o protetor deve ser aplicado. Abaixo, apresentamos um rápido direcionamento sobre o assunto. Veja!

Não esqueça da reaplicação

Muitas pessoas passam o protetor solar no início do dia e depois se esquecem de reaplicá-lo ou, então, acreditam que não é necessário realizar a reaplicação. No entanto, esse é um erro grave e que coloca a sua saúde em risco.

Se você está em um ambiente fechado, o ideal é passar o protetor solar ao acordar e mais uma vez ao meio-dia. Caso você não saia para o ambiente externo, essas duas aplicações já são o suficiente para protegê-lo dos raios UV.

No entanto, em ambientes externos, como praias e piscinas, a replicação precisa ser mais intensa, ou seja, a cada 2 ou 3 horas para garantir uma proteção eficiente.

Aplique a quantidade ideal

Sim, existe uma regra básica para aplicar o protetor solar em uma quantidade ideal, a fim de não haver desperdícios e, muito menos, uma aplicação rasa que pode não trazer os resultados esperados. Sendo assim, fique atento a essas orientações para não errar mais:

  • cabeça, rosto, pescoço, antebraço e braço: o recomendado é aplicar o equivalente a uma colher de chá em cada região;

  • pernas, coxas e tronco: a quantidade necessária é de duas colheres de chá.

Viu só como não é necessário abusar do protetor solar? Apenas com essas pequenas quantidades você já garante uma proteção eficiente e que vai ajudá-lo a combater todos os problemas causados pelo sol.

Aplique o protetor solar um pouco antes da exposição ao sol

Aplicar o protetor solar um tempo antes de se expor ao sol é importante para que o produto penetre bem na pele. Sendo assim, ao aplicá-lo, aguarde em torno de 20 minutos e só depois exponha-se aos raios solares. Essa recomendação é essencial principalmente para quem vai entrar no mar ou na piscina. Do contrário, o protetor pode perder sua eficiência porque a água vai removê-lo.

Os cuidados com o sol são essenciais para proteger a saúde, garantindo o seu bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Só quem já sofreu com os danos provocados pelos raios solares sabe dizer o tamanho do seu arrependimento por não ter tomado os cuidados necessários para prevenir esses problemas.

Sendo assim, aproveite que agora você já conhece a importância do protetor solar e dê mais atenção a esse produto que pode livrá-lo de muitos contratempos no futuro. A cada dia, a intensidade dos raios solares se torna mais forte e, por isso, a proteção se faz essencial.

Conseguiu compreender a importância do protetor solar? Quer ter acesso a mais dicas que podem mudar a sua maneira de pensar sobre saúde e bem-estar? Então, curta a nossa fanpage no Facebook e acompanhe as nossas novidades! 😍

 

Você também pode gostar

2 thoughts on “Entenda a importância do protetor solar diariamente

Deixe uma resposta

-