Envelhecimento da pele: descubra a partir de quando você deve começar a cuidar

6 minutos para ler

Com o passar do tempo, as nossas células cutâneas começam a morrer, já não se renovam como antes e há a perda de volume, densidade e sustentação da face. Assim, o rosto têm mudanças significativas, que marcam o envelhecimento da pele e deixam evidentes as linhas e rugas. 

Além dessas questões naturais, existem outros aspectos que influenciam nesse processo, mas podem ser neutralizados com o intuito de prolongar a aparência jovem. Por esse motivo, saber o momento certo de iniciar os cuidados anti-idade é essencial.

Neste post, abordaremos questões importantes sobre o assunto e explicaremos a partir de quando você deve começar a cuidar do envelhecimento da cútis. Ficou interessado no assunto? Então, continue com a gente! 🤗

Quais são as fases do envelhecimento cutâneo?

Basicamente, o envelhecimento da derme tem 3 etapas, cada uma com características específicas que aparecem em determinadas fases da vida. A seguir, falaremos sobre cada uma delas. Acompanhe!

1. Linhas de expressão e diminuição da luminosidade

Inicia-se por volta dos 25 anos, em decorrência da perda de colágeno e elastina, responsáveis por garantir a elasticidade e firmeza da pele. Com isso, o tecido cutâneo fica mais opaco, com menos viço e maior ressecamento.

As linhas surgem de maneira discreta nos olhos, testa e ao redor da boca — o famoso bigode chinês — causadas principalmente pela movimentação dos músculos faciais ao longo dos anos. 

2. Rugas e flacidez

A partir dos 35 anos, o colágeno e a elastina são degradados de maneira mais intensa. Com isso, a pele fica flácida e mais favorável ao aparecimento de rugas. No entanto, vale destacar que essa fase pode se iniciar antes dessa faixa etária, devido a fatores genéticos e hábitos inadequados como a falta de exercícios físicos, exposição ao sol sem proteção solar e o consumo de bebidas alcoólicas.

3. Perda do contorno facial

Ocorre após os 40 anos, idade em que a flacidez se torna ainda mais evidente e, por isso, o rosto fica menos contornado. Isso acontece porque nessa fase o metabolismo das células cutâneas é ainda menor e há uma grande interferência hormonal.

Quais as principais causas do envelhecimento da pele?

A pele não envelhece por apenas um motivo. Existem diversas razões, tanto externas quanto internas, que podem favorecer esse processo. Abaixo, vamos esclarecer melhor isso a você!

Fatores extrínsecos

Gerados pelo chamado estresse oxidativo, ou seja, a liberação de moléculas de radicais livres por influência de fatores relacionados a um estilo de vida negativo. Veja!

Tabagismo

A nicotina e outras substâncias químicas presentes no cigarro aumentam a quantidade de radicais livres na derme, além de reduzir o fluxo sanguíneo. Com isso, a oxigenação dos tecidos é dificultada e a pele ganha uma aparência envelhecida e amarelada, com rugas acentuadas ao redor da boca. 🤦🏼‍♀️

Exposição ao sol

Sem dúvidas, se expor ao sol sem proteção é o principal fator responsável pelo envelhecimento cutâneo. Os raios UVA e UVB provocam queimaduras, manchas, rugas e até câncer pele. 🌞🚫

Quanto mais prolongada e frequente a exposição, maiores serão os danos observados na face.

Má alimentação

Uma dieta desbalanceada, sem frutas, legumes e vegetais também influencia no envelhecimento da pele, uma vez que esses tipos de alimento agem como antioxidantes — atuam com a função de neutralizar os radicais livres. 🍎🥦👍🏼

Fatores intrínsecos

Enquanto os fatores extrínsecos estão diretamente ligados ao estilo de vida da pessoa e questões ambientais, os intrínsecos são aqueles que não temos controle. Conheça alguns:

Ação dos músculos faciais 

Conforme falamos e nos expressamos, os músculos do rosto se mexem, bem como fazem movimentos repetitivos e contínuos. Com o passar do tempo, essa movimentação gera linhas e rugas, especialmente em pessoas mais expressivas. 🙍🏼

Declínio hormonal

O equilíbrio de hormônios é essencial quando se fala de uma pele jovem. No entanto, o avanço da idade faz com que as taxas hormonais fiquem desreguladas, e durante a menopausa esse efeito costuma ser ainda pior. Saiba o que acontece:

  • dificulta a renovação celular;

  • prejudica as camadas cutâneas;

  • diminui a sustentação do rosto;

  • gera ressecamento;

  • promove a hiperpigmentação da pele.

Genética

A genética interfere na predisposição que uma pessoa tem ao aparecimento de rugas. Assim, mulheres de mesma faixa etária podem parecer ter idades diferentes devido aos seus fatores genéticos. 😥 

Quando iniciar uma rotina para manter a pele jovem por mais tempo?

Para retardar o processo de envelhecimento da pele, o ideal é que os cuidados iniciem o quanto antes. Normalmente, mulheres entre os 25 e 30 anos começam a perceber os primeiros sinais da idade e despertam a preocupação em criar uma rotina com produtos anti-idade.

Dessa forma, cuide precocemente da sua derme. Utilize cremes a base de vitamina C, vitamina A, ácido hialurônico, séruns ricos em ativos concentrados e potentes e jamais dispense o uso do protetor solar, seja qual for a sua faixa etária, pois, essa é a principal maneira de prevenir linhas de expressão e rugas.

Quais cuidados ajudam a prevenir o envelhecimento?

Utilizar produtos adequados

A escolha dos produtos que vão compor a sua rotina de cuidados deve ser feita de acordo com o seu tipo de pele. Isso porque cada derme tem necessidades específicas que precisam ser respeitadas, caso contrário, os resultados não serão satisfatórios.

Dormir a quantidade necessária

Você já deve ter ouvido falar que o sono tem papel revitalizador. Enquanto dormimos, as células se renovam, o que é indispensável para prevenir o envelhecimento.

Portanto, faça o possível para dormir a noite por, pelo menos, 8 horas. A privação de sono gera um processo inflamatório no organismo, que pode afetar a produção de colágeno.

Remover a maquiagem no fim do dia

limpeza de pele noturna é a mais importante, uma vez que durante a noite a derme revitaliza e se renova. Dormir de maquiagem não permite que a cútis respire, entope os poros e, a longo prazo, provoca a perda de viço e brilho, o que diminui a jovialidade.

Por isso, escolha um bom demaquilante para remover toda a make. Uma boa opção é a água micelar, que reúne inúmeros benefícios.

Perceba então que embora o envelhecimento da pele seja inevitável a partir de um dado momento, é possível prevenir que ele aconteça de maneira precoce e acentuada. Portanto, adote uma rotina de cuidados adequada ao seu tipo de derme e utilize produtos de boa qualidade para garantir resultados positivos.

E aí, gostou deste post? Então, não deixe de curtir a nossa página do Facebook e fique por dentro de todos os conteúdos de saúde e beleza que compartilhamos por lá. Até a próxima! 😘👋

 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-