Envelhecimento precoce: quais são as causas e como evitar?

envelhecimento precoce
6 minutos para ler

envelhecimento precoce

O envelhecimento precoce é uma condição que pode acometer qualquer pessoa. No entanto, existem alguns fatores que favorecem o seu desenvolvimento, os quais aceleram a formação de rugas, flacidez e manchas na pele. Nesse sentido, é importante tomar algumas ações para diminuir as chances do seu desenvolvimento.

Alguns hábitos contribuem para deixar a pele firme e hidratada por muito mais tempo. Mas é válido ressaltar que a herança genética também é um fator que determina o quão cedo você pode envelhecer.

Neste artigo, você entenderá quais são as principais causas do envelhecimento precoce e o que é preciso fazer para evitá-lo. Acompanhe! 😉

Quais são as principais causas do envelhecimento precoce?

A seguir, listamos as principais causas do envelhecimento precoce para você ficar atento e evitá-las ao máximo. Confira! =)

Exposição ao sol ☀️

A exposição ao sol, principalmente em horários inadequados, é um dos causadores do envelhecimento precoce. Isso porque os raios solares ajudam a pele a se degenerar precocemente, favorecendo o aparecimento de manchas e rugas.

Em alguns casos, também pode acontecer do indivíduo desenvolver o tão temido câncer de pele.

Vale destacar que o sol é muito importante para a sua saúde, mas quando a exposição é em excesso e sem proteção, ele pode prejudicá-la. Por isso, é importante evitá-lo entre as 10 h e 16 h.

Falta de hidratação 🍺

A água é um nutriente essencial para garantir o bom funcionamento do nosso organismo como um todo, pois ela é exigida para que o nosso organismo possa realizar os processos metabólicos, a respiração e transpiração. A sua ausência, no entanto, desenvolve muitos problemas, principalmente na pele.

A falta de água faz com que as toxinas acumuladas não sejam eliminadas e, com isso, ocorra o envelhecimento precoce. A água ajuda as camadas internas da pele a receberem os nutrientes necessários para mantê-la mais firme e jovem.

Estresse 😣

A maioria das pessoas já passaram por diversos episódios de estresse, certo? No entanto, quando ele é prolongado, a produção de radicais livres intensifica a oxidação das células, desempenhando um papel fundamental na condução dos fatores que desenvolvem o envelhecimento.

Além disso, os ciclos de renovação celular é alterada, provocando danos ao DNA responsável por liberar os agentes inflamatórios. Quando isso acontece, o primeiro impacto sentido é na pele, causando o envelhecimento precoce. Isso porque o estresse provoca a degradação do colágeno e ajuda a acumular elastina.

Poluição 🏭

A poluição também é um fator que contribui para o envelhecimento precoce. O aumento do ar poluído diminui a oxigenação dos tecidos e órgão do nosso corpo. Sendo assim, os gases nocivos conseguem formar uma película de toxina que é absorvida pela pele, aumentando a formação de radicais livres e reações oxidantes que a agridem.

Esse excesso de ar poluído faz com que as células, tanto da pele quanto de todo o organismo, sejam oxidadas, favorecendo o envelhecimento precoce e demais problemas de saúde.

Má alimentação 🍔🍟

A má alimentação pode favorecer o envelhecimento precoce de muitas maneiras. Nesse caso, podemos destacar que o aumento de peso está associado às mudanças na estrutura do colágeno, o qual é responsável por manter a pele firme e com uma boa sustentação. Em resposta a isso, o corpo começa a formar mais flacidez e rugas.

Além disso, uma alimentação que é rica em industrializados e gordura, ajuda a aumentar a produção de radicais livres. A ausência de frutas, verduras e legumes faz com que o organismo não desenvolva agentes antioxidantes responsáveis por combater esses radicais livres.

Quais ações precisam ser tomadas para evitá-lo?

O envelhecimento precoce é uma condição que pode ser evitada por meio de algumas ações que precisam virar hábitos no seu dia a dia. Descubra quais elas!

Nunca deixe de retirar a maquiagem

Fazer sempre a retirada da maquiagem é essencial para manter a pele revigorada e macia. Nesse momento, é importante fazer uso de demaquilantes e lavar o rosto com água e sabão. Essas ações ajudarão a impedir o desenvolvimento de uma pele ressecada e, também, os danos causados pelo acúmulo de produtos na região.

Além disso, também é importante fazer peelings periódicos e esfoliações semanais, com o objetivo de remover as camadas mortas da pele, auxiliando na sua renovação.

Use protetor solar todos os dias

O sol em excesso é um dos principais inimigos da pele. Por esse motivo, é essencial usar protetor solar todos os dias, mesmo que você não saia de casa. De preferência, o FPS deve ser de, no mínimo, 30, pois somente ele é capaz de proteger a sua pele dos raios UV, evitando, assim, o desenvolvimento do envelhecimento precoce.

Leve em consideração se a sua pele é oleosa ou ressecada na hora de comprar o seu protetor. Dessa forma, é possível evitar efeitos indesejados.

Não descuide da hidratação

Além do consumo da água, que ajuda a manter a pele hidratada de dentro para fora, também é preciso investir em cremes hidratantes específicos para cada tipo de pele. Sendo assim, se você sofre com o ressecamento, por exemplo, opte por produtos mais oleosos para dar mais vitalidade à cútis e deixá-la mais macia.

Agora, se a sua pele for oleosa, escolha hidratantes que não têm muitos óleos em sua combinação.

Tenha hábitos saudáveis

Fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso, dificuldades para descansar e sedentarismo são alguns fatores que contribuem para o envelhecimento precoce. Dessa forma, é importante ter hábitos saudáveis para manter todos os tecidos hidratados, saudáveis e nutridos.

Sendo assim, não deixe de beber, pelo menos, dois litros de água por dia, praticar exercícios físicos, não fumar e ter boas noites de sono.

Invista nos tratamentos de pele

Os tratamentos de pele são ótimos aliados no combate ao envelhecimento precoce — desde que recomendado por um dermatologista. Eles ajudam a deixar a pele com uma aparência mais jovem, eliminando as manchas e diminuindo as linhas de expressões.

Dentre os principais tipos de tratamentos estão a radiofrequência, luz pulsada, peeling químico, microagulhamento, tratamentos com ácidos etc.

Quando não é bem-cuidada, a pele pode denunciar uma idade mais avançada, prejudicando a autoestima das pessoas. Por esse motivo, é essencial seguir as sugestões que apresentamos neste post para ter uma pele mais saudável e evitar o envelhecimento precoce.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar suas experiências conosco? Basta deixar seu comentário aqui embaixo para podermos interagir com você! 😀

Você também pode gostar
-