Estética e imagem pessoal para sua vida profissional e social

estética e imagem pessoal
6 minutos para ler

estética e imagem pessoal

Você provavelmente já deve ter observado que a competitividade no mundo corporativo está cada vez mais acirrada. Por isso, as pessoas se cobram e são cobradas em diversos aspectos, inclusive a se adequarem aos padrões de beleza impostos pela sociedade.

A estética e imagem pessoal influenciam bastante em nossa vida profissional e social, pois são capazes de dizer muito sobre nós e, muitas vezes, podem até mesmo transmitir informações que não condizem com a realidade.

Dessa forma, investir nela é fundamental, já que existem detalhes que fazem grande diferença e funcionam como nosso cartão de visitas. Então, preparamos este post para lhe dar algumas dicas sobre como fazer seu marketing pessoal. Acompanhe com a gente!

Como valorizar sua imagem pessoal?

A valorização da imagem pessoal não está vinculada apenas ao fato de ter uma boa aparência, mas também à nossa personalidade.

Desse modo, listaremos formas variadas de causar uma boa impressão, seja no trabalho ou em um ambiente mais informal. Veja a seguir!

Tenha bom humor

Pessoas bem-humoradas são muito mais agradáveis que aquelas que estão sempre com o semblante fechado. Quem não gosta de estar perto de alguém que está sempre sorridente e leva a vida de maneira leve e descontraída? Portanto, use o bom humor a seu favor! Ele fará bem para você e todos que estão à sua volta.

Além disso, quando estamos felizes, liberamos a endorfina — hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar — consequentemente, as atividades serão desempenhadas com mais qualidade e, vamos combinar, um bom trabalho realizado também nos valoriza, não é mesmo?

 Aja sempre com educação

A educação não dever ser utilizada apenas em momentos especiais, em que você precisa cumprimentar um número grande de pessoas. Ela deve ser como um elemento da sua rotina que nunca é deixado de lado, pois tornou-se essencial.

Por mais que você seja muito competente no que faz, apenas isso não garante a promoção da sua imagem. É essencial ter uma boa convivência em grupo, tratar qualquer pessoa bem e aceitar opiniões divergentes das suas para valorizar-se.

Seja gentil

A cordialidade também é importante, tanto no âmbito pessoal como no profissional. Ao ser gentil com seus amigos e colegas do serviço, você contribui para a formação de sua boa imagem e também colabora com a manutenção da qualidade do ambiente de trabalho. Afinal, é lá que você passa grande parte do seu dia.

Seja humilde

A humildade também representa elegância. Assumir os erros e estar disposta a aprender é uma das grandes virtudes do ser humano e atribui muito valor à imagem pessoal, profissional e social de alguém.

Assim, esteja sempre preparado para os erros e acertos em sua vida, sem exageros em nenhuma das partes, e seja admirado por todos que estão ao seu redor.

Cuide bem da saúde

O cuidado com a saúde demonstra a preocupação com você integralmente. Ou seja, significa dizer que para além do físico, estar bem interiormente é fundamental para seguir e alcançar todos os seus propósitos de vida.

Nesse sentido, praticar exercícios físicos, manter em dias todos os exames de rotina e preocupar-se com uma boa alimentação favorece todo o desenvolvimento pessoal, profissional e contribui também para uma aparência saudável.

Capriche no visual

O cuidado com a aparência demonstra preocupação não somente com o físico, mas também reflete na boa autoestima e interesse em tudo que se faz. No mercado de trabalho, as impressões refletidas são as melhores, pois a boa visibilidade associada à competência, indica um profissional de sucesso.

Dessa forma, caprichar no visual, vai muito além da vaidade, mas indica disposição, elegância e credibilidade em tudo que se faz.

Outro aspecto importante a destacar, é que não é necessário gastar muito para alcançar boas formas de se arrumar. Regras básicas como um bom corte de cabelo e o uso de acessórios para incrementar o look, já podem ajudar bastante na valorização do seu visual.

Perceba que a boa aparência não é somente estar fisicamente bem, mas se manter com alto-astral e de bom humor, respeitando e tratando a todos com muita educação.

Tenha uma boa comunicação

O modo como se fala representa muito uma pessoa. Isso porque é a partir da comunicação que é mostrado o pensamento de alguém, seu desenvolvimento e desenvoltura ao estar em público, sendo muito importante para quem quer destaque no mercado de trabalho.

Dessa forma, outro aspecto relevante a ser considerado é o investimento em recursos que podem contribuir para o aperfeiçoamento de sua comunicação como: cursos de oratória, expressão, dentre outros.

Agir com naturalidade à medida que se expressa é sempre algo muito prazeroso para o ouvinte. Escutar uma pessoa que fala bem e de forma natural, além de proporcionar credibilidade, gera elegância e a garantia da fluência de um bom diálogo, seja na vida pessoal ou profissional.

Portanto, valorize sempre uma boa linguagem, leia bastante e exercite sempre sua oralidade, pois os reflexos serão muito positivos em suas vivências.

Por que é melhor ser sutil nos cuidados com a aparência?

Você já deve ter ouvido a famosa expressão “menos é mais”. Quando se trata de marketing pessoal, devemos tê-la como base para realizar as ações que visam a promoção da nossa imagem. Os exageros na aparência podem gerar a sensação de incapacidade compensada por exuberância e extravagância.

Por esse motivo, tente sempre estar com um visual que seja compatível com o ambiente. Você não iria à praia com um vestido longo que usaria para uma festa, certo? Portanto, avalie se a composição completa do seu look é adequada à ocasião e caso fique com dúvida, não deixe de consultar uma amiga que entende muito do assunto ou fazer uma pesquisa em sites que sejam referência em moda.

Essas foram algumas dicas para valorizar sua estética e imagem pessoal. Ao utilizá-las, você dará um grande passo rumo ao alcance do sucesso, pois, com certeza, elas lhe diferenciarão de outras pessoas na sua vida profissional e social.

E aí, curtiu este post? Então, siga-nos em nossas redes sociais para ficar mais perto da gente e ter acesso a muitos conteúdos interessantes! Estamos no Facebook e no Instagram!

 

Você também pode gostar
-