Flacidez da pele: entenda as causas, os sinais e como combatê-los

flacidez da pele
6 minutos para ler

Um dos maiores problemas de beleza, com o passar dos anos, é a flacidez da pele. Aos poucos, aquela cútis firme, uniforme e lisinha dá lugar a uma mais enrugada, mole e não tão bonita.

envelhecimento 👵 é um processo natural da gente, e também deve ser encarado com naturalidade. Porém, se podemos retardar a sua chegada, por que não fazê-lo? Hoje em dia, os cosméticos e tratamentos estéticos são cada vez mais poderosos para nos ajudar nessa missão.

Quer entender mais em relação a esse assunto? Então, continue a leitura. Neste post, contamos tudo o que você precisa saber sobre flacidez da pele. Confira!👇

O que causa a flacidez da pele?

Até os 25 anos, o nosso organismo produz, a todo vapor, substâncias que dão sustentação à pele — como o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico. Esses componentes são os responsáveis pelo tônus, elasticidade e firmeza da cútis.

Depois dessa idade, a produção desses elementos cai drasticamente. É aí que a gente pode notar as linhas de expressão, o braço balançando mais quando dá tchau e outros sinais de que a pele do rosto e do corpo já não é mais a mesma.

Isso é um acontecimento normal e que não podemos evitar. Porém, você sabia que certos hábitos aceleram o envelhecimento e a flacidez da pele? Pois é verdade! Uma série de maus costumes é capaz de oxidar as nossas células, fazendo com que envelheçam mais rápido.

O resultado? Uma má qualidade da derme. A seguir, veja alguns causadores desse envelhecimento precoce:

  • má alimentação;
  • sedentarismo;
  • exposição solar sem proteção;
  • falta de hidratação;
  • excesso de ingestão de bebidas alcoólicas;
  • tabagismo;
  • falta de cuidados com a pele.

Como identificar uma pele flácida?

Com certeza, quem já passou dos 25 notou alguma diferença no corpo e no rosto, no que se refere à firmeza da pele. Aquele viço e tônus vão diminuindo. Além disso, outros sinais confirmam o envelhecimento. Olha só: 👀

  • bolsa sob os olhos;
  • manchas escuras, principalmente do sol;
  • pele com aparência ressecada e fina;
  • linhas de expressão e rugas no rosto;
  • músculos moles, sem tônus;
  • estrias no corpo.

Como evitar a flacidez da pele?

Agora que você já sabe o que é, como surge e o que causa, chegou a hora de aprender como evitar a flacidez da pele. Afinal, prevenir é melhor do que remediar. Observe as nossas dicas.

Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e pobre em aditivos químicos e outros processados é capaz de evitar o envelhecimento precoce das células. Isso porque ela contém antioxidantes. Você sabe o que é isso?

Os antioxidantes são compostos que combatem os radicais livres, que, por sua vez, são os responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além do mais, o colágeno está presente em diversos alimentos. Sendo assim, uma dieta saudável ajuda a ter uma pele mais bonita e longe da flacidez.👏

Pratique atividades físicas regularmente

As atividades físicas fazem muito bem para a saúde, e isso não é novidade para ninguém. Mas, você sabia que ela também ajuda a combater os radicais livres? Sim! Fora isso, elas fortalecem os músculos, deixando-os mais firmes e evitando a flacidez corporal.

Dentre tantas modalidades disponíveis, como dança, corrida, caminhada e musculação, temos certeza que você encontrará uma que vai lhe agradar. Trinta minutos diários de exercícios moderados já são o suficiente.🏃🏽‍♀️

Use protetor solar diariamente

Um pouco de sol 🌞 todos os dias, cerca de 15 minutos, é necessário para a gente produzir vitamina D, um nutriente que ajuda a fixar o cálcio nos ossos. Dada a importância da exposição solar, agora falaremos sobre os malefícios que ela causa.

Ficar exposto aos raios solares sem proteção também faz com que o corpo produza os radicais livres, que, como já sabemos, é um dos agentes do envelhecimento precoce. Por isso, use sempre o filtro solar adequado ao seu tipo de pele, mesmo em dias chuvosos e nublados.

Beba água

De nada adianta usar bons cosméticos de pele, se não se hidratar de dentro para fora. Beber água é extremamente importante para prevenir rugas e flacidez, além de ser fundamental para o bom funcionamento do organismo.

O senso comum diz que o ideal é beber 2 litros de água por dia. Mas, se você quer saber a quantidade exata em ml para o seu organismo, a conta é bem simples: multiplique o valor do seu peso corporal por 30ml. Por exemplo, uma pessoa de 50 kg tem que beber 1.500 ml de água por dia.

Mantenha os cuidados com a pele

Ter uma rotina de beleza é muito mais do que simples vaidade: é essencial para manter a saúde da nossa pele. Lavar, esfoliar, tonificar, hidratar e tratar a derme são passos de um bom roteiro de cuidados.

Para saber exatamente quais os produtos comprar para o seu tipo de pele, agende uma consulta com um dermatologista. Somente esse profissional poderá avaliar a sua cútis para indicar bons cosméticos.

Como tratar a flacidez?

Uma vez que a gente apresenta um grau de flacidez, não está tudo perdido. Hoje, podemos contar com procedimentos e cosméticos que amenizam o problema e deixam a pele ainda mais bonita e firme. Entre produtos e procedimentos, veja os mais comuns:

  • suplementos alimentares à base de colágeno;
  • cremes e loções com ácido glicólico, retinol e elastina;
  • massagem modeladora e drenagem linfática, para flacidez corporal.
  • peeling químico, para melhorar a textura da pele;
  • radiofrequência — o aparelho gera calor, que estimula a produção de colágeno e elastina;
  • carboxiterapia — o gás carbônico injetado também promove a produção das fibras de sustentação da pele;
  • corrente russa, para o fortalecimento dos músculos;
  • microagulhamento — as pequenas lesões causadas pelas agulhas ajudam na recuperação da pele.

Como vimos, a flacidez da pele é algo inevitável, já que a principal causa é o envelhecimento natural. Porém, alguns hábitos podem acelerar esse processo, prejudicando a aparência da pele. Por isso, temos que tomar os devidos cuidados para evita-los e ter a cútis bonita e saudável.

Já curtiu a nossa página no Facebook? Lá, você encontra as nossas novidades e promoções. Dê o seu like e saiba tudo diretamente no seu feed de notícias!

 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-