Guia prático de como cuidar da pele oleosa

como cuidar da pele oleosa
16 minutos para ler

Uma das maiores dificuldades na rotina de beleza é saber como cuidar da pele oleosa. Isso porque a cútis precisa de atenção diferenciada, já que tende a ter alguns inconvenientes que nos deixam chateadas.

Quem tem esse tipo de pele fica perdida na hora de montar um cronograma de cuidados e de escolher os produtos, pois qualquer deslize nessa hora pode resultar num rosto cheio de cravos, espinhas e com aquele brilho que não é legal. 😭

A boa notícia é que com alguns truques é possível ter a pele dos sonhos sem muito esforço. 😍

Para ajudar nessa missão reunimos neste guia as melhores dicas sobre como cuidar da pele oleosa. Então, se você quer ter um rosto invejável, continue a leitura e aprenda tudo agora mesmo! 😁

Por que é tão importante cuidar da pele?

Muitas pessoas acham que cuidar da pele é somente questão de estética, mas estão muito enganadas!

Esse tipo de zelo faz parte do bem-estar, da qualidade de vida e até mesmo da prevenção de doenças.

É isso mesmo: usar o protetor solar, por exemplo, é fundamentar para evitar o câncer de pele — enfermidade que aparece justamente pela exposição excessiva ao sol sem proteção. 🌞

Além disso, o envelhecimento precoce da pele, que é quando as células morrem antes do tempo e a velocidade com que são repostas diminui, também é causado pelo descuido em relação à cútis.

Quando se trata da pele oleosa, mantê-la sempre em dia é a melhor solução para evitar os terríveis cravos e espinhas que insistem em dar um aspecto ruim ao rosto. 😤

Fora isso, ajuda a controlar o brilho excessivo. Portanto, ter uma rotina de cuidados não é apenas pra ter um rosto bonito e mais jovem, é também para garantir a saúde.

Vale lembrar que não estamos falando só do meio externo, ok? De nada adianta usar bons produtos e fazer tratamentos de beleza sem abandonar os maus hábitos.

Fumar, fazer um consumo excessivo de álcool, ter uma alimentação desbalanceada (🍕🍟🍔), não ingerir água na quantidade adequada e ser sedentária são atitudes que comprometem a qualidade da nossa pele. Fique ligada!

Como identificar a pele oleosa?

Muita gente acha que tem a pele oleosa quando, na verdade, tem ela mista ou normal. Por isso é interessante saber identificar qual é o tipo para saber como cuidar dela adequadamente. E você, sabe se a sua cútis é oleosa mesmo?

A pele oleosa apresenta características bem específicas, como os poros dilatados e a presença de oleosidade exagerada que deixa com aparência espessa e brilhante.

É bem comum que quem tenha esse tipo de pele também apresente o couro cabeludo oleoso. Além disso, a acne e os cravos insistem em aparecer.

É preciso saber diferenciar a pele mista da oleosa: enquanto a primeira tem oleosidade concentrada na zona central do rosto (testa, nariz 👃 e queixo) e o restante entre normal e seca, a segunda produz oleosidade em todo o rosto, inclusive nas laterais, bochechas e pálpebras.

Um dos maiores inconvenientes desse tipo de cútis é a pouca fixação da maquiagem. 💄

A impressão que dá é que a oleosidade expulsa os produtos e em pouco tempo a sua make que estava linda começa a desaparecer e/ou se acumular nas laterais do nariz e dobras das pálpebras.

Agora falando do ponto positivo: a pele oleosa tem menos tendência às rugas por conta da constante lubrificação. Legal, não é? 😃 Assim, a cútis se mantém com aparência mais jovem por mais tempo. 💕

Como montar uma rotina de cuidados com a pele oleosa?

Se você ainda não tem uma rotina de cuidados é bem provável que já se convenceu a criar uma, não é mesmo? Felizmente isso é bem fácil, demanda apenas alguns minutinhos por dia e um pouco de persistência para ver os resultados. 😉

De manhã

Assim que acordamos, é comum que a pele esteja oleosa por conta de um mecanismo de defesa do próprio organismo contra o ressecamento. Então, lavar com um sabonete específico para o tipo de pele é fundamental.

Passe um adstringente para limpar os poros e controlar a oleosidade, em seguida um hidratante leve e um protetor solar. Se você quer mais praticidade, pode apostar nos produtos que são dois em um.

O próximo passo é a maquiagem. Para preparar a pele, nada é melhor que um primer, como o BEYOUNG Studio Primer, para deixar o rosto sequinho durante o dia. Feito isso, prossiga com a make. 😊

À noite

Todo mundo sabe da importância de retirar a maquiagem no fim do dia, não é mesmo? E não pense que somente o sabonete dá conta do recado porque não dá. Você deve usar um demaquilante, como a água micelar, para retirar qualquer vestígio de produto.

Aí sim você pode lavar como de costume e utilizar os cosméticos de tratamento que geralmente têm indicação de uso noturno, como os de acne, os clareadores e os rejuvenescedores. Aproveite para fazer aquela massagem que, além de ser relaxante, ajuda na absorção dos produtos. Desse modo você estará pronta para o sono da beleza! 😴

Como escolher produtos para a pele oleosa?

Essa é uma das maiores dúvidas de quem tem pele oleosa. Muitas vezes as opções do mercado são direcionadas para quem tem acne também, enquanto outras são para quem não tem. Juntamos algumas dicas de produtos e do que você deve procurar nos cosméticos. Confira:

Observe se é Oil Free

Com certeza você já deve ter lido nas embalagens de alguns cosméticos o termo “oil free”, não é verdade? Ele significa que o produto é livre de óleos vegetais, e isso significa que não aumenta a oleosidade da pele. 😀

Existem diversos itens que não contêm óleo na sua composição, desde soluções de limpeza, hidratantes, protetores solares e bases para o rosto. Sabendo disso, sempre confira os produtos e dê preferência para esses. 👍

Aposte na argila

A máscara de argila verde é uma poderosa aliada no controle da oleosidade. Ela tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida e cicatrizante. Ufa! Demais, não é? Ela pode ser usada dia sim e dia não e é ótima para quem tem acne e cravos, já que ajuda tanto a secar quanto a prevenir.

Invista na água termal

A água termal é enriquecida com minerais, o que a torna muito eficaz para deixar a cútis macia e revitalizada. Embora seja indicada para todos os tipos de pele, ela tem um papel muito legal na oleosa: refrescar e diminuir a oleosidade, bastando borrifá-la ao longo do dia sempre que achar necessário. 😌

Não se esqueça do primer

O primer tem a função de fechar os poros, controlar a oleosidade, nivelar os pequenos sulcos e preparar a pele para fixar a maquiagem. O BEYOUNG Studio Primer é o ideal para a pele oleosa, já que contém o efeito matificante, o qual deixa o rosto sequinho e aveludado. Pode ser usado diariamente, tem a absorção bem rápida e com 3 a 4 gotinhas você passa no rosto todo. 😍 💕

Busque essas substâncias

Alguns componentes são benéficos para a pele oleosa, seja para controlar o brilho ou limpar os poros. Sendo assim, é interessante procurar por eles quando for comprar algum produto de beleza. 🧐

Ácido salicílico

Promove a renovação celular, regula a oleosidade e é um ótimo anti-inflamatório. Como consegue penetrar nas camadas mais profundas da pele, desobstrui os poros e previne os cravos. Além disso, é ótimo para o tratamento da acne.

Ácido glicólico

Também ajuda na renovação das células e equilibra a oleosidade, assim como o ácido salicílico. Fora isso, ele clareia manchas e estimula a produção de substâncias que dão firmeza à pele.

LHA (lipohidroxiácido)

Sabe aqueles cravinhos chatos que insistem em aparecer? Então, o LHA é um derivado dos ácidos salicílico, glicólico e lático que impede a formação desses pontinhos pretos inconvenientes.

Zinco

Muita gente sabe que o zinco é um mineral importante para o organismo. O que poucos compreendem é que ele reduz a produção das glândulas sebáceas. Ou seja, dá aquela força extra no controle da oleosidade.

Nicotinamida

Ela é uma vitamina do complexo B que tem ação anti-inflamatória e causa um leve ressecamento na pele. Dessa maneira, ajuda a melhor a textura da cútis, deixando mais suave ao toque.

Quais são os tratamentos estéticos para pele oleosa?

Além dos cosméticos, existem procedimentos que ajudam a equilibrar a produção de oleosidade e a controlar os inconvenientes que surgem com ela, como cravos e espinhas. Confira quais são.

Limpeza de pele

A limpeza de pele profissional remove as impurezas mais profundas, incluindo os cravinhos e as espinhas. Primeiro, o profissional usa produtos específicos que vão higienizar a cútis, depois é a vez de uma esfoliação para remover as células mortas e desobstruir os poros.

Então, por meio de aparelho de sucção ou manualmente, faz a retirada dos cravos e dos miliuns — bolinhas de queratina que ficam na pele. Por fim, é feita uma hidratação potente para revitalizar a face a fim de deixá-la mais bonita e sedosa. 👩

Esse procedimento pode ser feito uma vez por mês ou de acordo com a indicação do dermatologista. Atenção: não tente fazer isso em casa, pois pode deixar a pele marcada e manchada. 👌

Ácidos

Para renovar a pele e deixá-la mais lisinha e com aparência mais jovem 👶🏽, você pode apostar nos ácidos glicólicos e retinoicos. Eles estimulam a regeneração celular e expõem uma camada de pele mais bonita e viçosa.

Para isso, a indicação é usá-los na rotina de beleza da noite 🌜 e retirá-los de manhã. Para não manchar a pele é imprescindível o uso de protetor solar com FPS acima de 50 e evitar a exposição ao sol. 🌤️

Geralmente os profissionais indicam esse tratamento no inverno justamente por conta de um sol mais brando para evitar qualquer problema. Lembrando que a concentração dos ácidos deve ser calculada pelo dermatologista 👩🏻‍⚕️ conforme a necessidade da sua pele.

Peeling

O peeling é muito famoso por estimular a renovação da pele e a produção dos componentes que dão firmeza e elasticidade a ela, como o colágeno e a elastina. Além disso, esse procedimento ajuda a minimizar as manchas e as cicatrizes, incluindo as causadas pela acne.

Existem dois tipos de peeling: o químico 👩🏾‍🔬 e o mecânico. Ambos removem as camadas mais superficiais da pele, sendo o primeiro por meio de concentração maior de ácidos e o segundo por aparelhos que fazem a abrasão da cútis, como o de cristal ou de diamante.

A frequência do tratamento deve ser estabelecida por um profissional. Geralmente, para peles oleosas e acneicas é indicado fazer pelo menos uma vez ao mês para manter os resultados.

Luz pulsada

Ela é um tratamento que reduz as glândulas sebáceas e os poros. Dessa maneira, a pele produz cada vez menos oleosidade e acumula menos impurezas, pois os poros ficam mais fechados.

Esse procedimento pode ser feito uma vez por mês e tem efeito gradativo: quanto mais você fizer, mais tempo dura os resultados. É importante dizer que deve-se tomar cuidado com o sol nos 10 dias após o procedimento e usar protetor solar com fator 50 ou maior.

Para o rosto que tem cicatrizes de acne, pode-se combinar com o laser de CO2 fracionado que atinge as camadas mais profundas da pele e, assim, minimizar essas marcas que tanto incomodam. 😉

Quais são os principais problemas da pele oleosa no verão?

Não tem jeito: é só chegar o verão que a pele oleosa apresenta uns probleminhas a mais. As temperaturas sobem, o suor aumenta e com ele a produção de oleosidade também. 😔

Como se isso não bastasse, a exposição ao sol e à poluição é maior nessa época do ano, o que complica ainda mais a situação, pois deixa a cútis sensibilizada, opaca e sem vida. Veja quais são os incômodos do calor. 🔥

  • brilho exagerado da pele;
  • maior formação de cravos e espinhas;
  • poros ainda mais dilatados;
  • maquiagem que não fixa.

Isso tudo é causado por uma defesa do nosso próprio organismo. Ele entende que a agressão do sol pode ser diminuída estimulando as glândulas sebáceas a fabricarem ainda mais oleosidade.

Além do mais, a temperatura mais alta também promove esse aumento. Afinal, quem nunca ouviu falar que água quente deixa o rosto e cabelo oleosos? 🤷🏽

Como cuidar da pele oleosa no verão?

Já que o assunto é a pele oleosa no verão, que tal aprender como cuidar dela especialmente nessa estação? Para não virar refém dos incômodos que as altas temperaturas trazem para a pele, se liga nestas dicas! 👇

Utilize filtro solar

Essa vale para qualquer tipo de pele e época do ano, mas não custa nada reforçar, não é? Utilize o filtro solar todos os dias, mesmo que em ambientes fechados, já que a luz branca também prejudica a cútis.

O truque aqui é buscar por produtos que sejam oil free e tenham o toque seco. Hoje em dia é bem mais fácil encontrá-los. Ah! Não se esqueça de reaplicar ao longo do dia, ok? 👌

Lave o rosto corretamente

Além de lavar o rosto na sua rotina de beleza é importante saber de algumas coisas sobre isso. A primeira é que quanto mais você limpar a pele com sabonete, mais oleosidade ela vai produzir pelo efeito rebote.

Então, por mais que dê vontade de fazer isso, segure ✋ e utilize a água termal para refrescar e os lencinhos para absorver o óleo da cútis. A segunda é prestar atenção também na temperatura da água que deve ser fria para fechar os poros e diminuir a oleosidade. 🛀

Aposte em maquiagens mais leves

A fixação da maquiagem é uma grande reclamação de quem tem pele oleosa. É como se a base derretesse e levasse com ela todos os outros itens. Por isso, aposte em versões mais leves dos produtos, que sejam oil free 🆓 e não exagere na quantidade.

Assim, o rosto fica com os poros mais livres e com menos chances de uma make toda manchada. Deixe aquela produção arrasadora com tudo o que tem direito para a noite e ocasiões especiais. 💃🏼

Use creme noturno

Não é novidade para ninguém que a exposição ao sol agride a pele. Pensando nisso, utilize dermocosméticos à noite, pois é o período que a derme tem para absorver e assimilar os princípios ativos dos produtos e estimular a regeneração celular. Dessa maneira, você acorda renovada e com ar de descansada. 👸🏽

Utilize lenços de papel

Sabe aqueles lenços de papel de quando estamos gripadas? Pois é, eles podem ser ótimos aliados durante o dia para controlar a oleosidade. 😲 São perfeitos para absorver o brilho excessivo e muito práticos para carregar na bolsa. Tem gente que usa lenços umedecidos, mas isso não é legal, já que pode dar o tal do efeito rebote.

Faça limpezas profundas

A limpeza de pele é ótima para remover e evitar os cravos e as espinhas. Além do mais, ela desobstrui os poros ajudando a reduzir a produção da oleosidade e dá mais viço à pele, deixando-a mais lisa e uniforme. Portanto, não deixe de fazer pelo menos uma vez ao mês ou conforme a orientação do dermatologista. 😁

Faça esfoliações

A esfoliação nada mais é do que retirar a camada de células mortas, sujeira e poluição que acumula por cima da nossa pele. Essa cobertura deixa a cútis opaca e aumenta a oleosidade por entupir os poros.

Os esfoliantes são produtos com microesferas que fazem uma abrasão suave. Mas atenção: é importante usar os específicos para o rosto, pois, caso contrário, pode danificar a pele❗

Beba muita água

A água é fundamental para a gente, visto que participa tanto das funções do organismo quanto na limpeza dele. No verão, a gente perde muito líquido e é preciso repor, pois o primeiro órgão que sofre com a desidratação é a nossa pele. Sabendo disso, beba pelo menos 2 litros de água 🥤 para manter-se hidratada e com a cútis saudável.

Tenha uma boa alimentação

Uma alimentação saudável e cheia de nutrientes é a chave para um corpo em forma e uma pele maravilhosa! Ela combate os radicais livres — compostos que em excesso provocam o envelhecimento precoce — e deixa a cútis bem-tratada.

Quem tem a pele oleosa deve apostar nos vegetais frescos 🍅🍓🍏 e cereais integrais além de evitar a todo custo alimentos muito gordurosos, industrializados, com muito açúcar e farinha branca. 🚫

Como lidar com o excesso de brilho no verão?

O que mais incomoda na pele oleosa no verão, sem dúvidas, é aquele brilho que está longe de ser o glow que gostamos. Muitas vezes é questão de minutos para o rosto ficar com muito óleo. 😩

A boa notícia é que existem maneiras de lidar com isso. Algumas a gente já falou ao longo deste post, mas não custa nada reforçar, não é mesmo? 👍 Veja a seguir o resumo das nossas dicas:

  • limpe o rosto com produtos específicos para seu tipo de pele; ✔️
  • use água fria para lavar o rosto; ✔️
  • aposte na água termal para refrescar a pele; ✔️
  • utilize lenços de papel para absorver a oleosidade; ✔️
  • tenha sempre um pó translúcido matificante para retocar ao longo do dia; ✔️
  • passe um filtro solar que seja oil free; ✔️
  • invista no primer com efeito mate para controlar a oleosidade e fixar a maquiagem; ✔️
  • beba muita água; ✔️
  • hidrate a pele; ✔️
  • evite lavar o rosto mais que 3 vezes ao dia; ✔️
  • faça limpezas profundas; ✔️
  • mantenha uma alimentação saudável; ✔️
  • procure um dermatologista para indicar os tratamentos mais adequados.✔️

Viu como cuidar da pele oleosa é mais fácil do que você imaginava? Com apenas alguns truques é possível ter um rosto lisinho, com a oleosidade controlada e livre dos cravos e espinhas. 🤩 Para isso, basta seguir as nossas dicas e usar os produtos certos!

Gostou do nosso post? E se a gente disser que dá para saber de todas as nossas novidades em primeira mão? Isso mesmo! Assine a nossa newsletter e receba tudo diretamente na sua caixa de e-mail! 😘

Você também pode gostar

2 thoughts on “Guia prático de como cuidar da pele oleosa

Deixe uma resposta

-