Descubra como construir uma imagem profissional forte e positiva!

imagem profissional
6 minutos para ler

Com o passar do tempo, a mulher está ganhando cada vez mais espaço no mercado. Não é difícil vê-las gerenciando grandes empresas e até multinacionais 🌎. Depois de tantas conquistas, o empoderamento as levou a um lugar de destaque nos negócios e, por esse motivo, elas precisam se preocupar em construir uma boa imagem profissional.

Mas você sabe como fazer isso? Ter uma presença forte e positiva é fundamental para se destacar em qualquer segmento e alcançar cargos ainda mais elevados. Quer fazer parte desse rol de guerreiras que lutam dia após dia para conquistar seus objetivos profissionais?

Então, você está no lugar certo! Neste artigo, vamos ensiná-la a construir sua imagem profissional e desbancar a concorrência. Acompanhe! 💪

Qual é a importância da imagem profissional para a carreira?

Estrelas como Lady Gaga e Ariana Grande são exemplos de pessoas bem-sucedidas, que colecionam conquistas devido ao talento que apresentam 🎤. No entanto, a construção da imagem profissional de cada uma delas foi fundamental para que chegassem ao lugar que ocupam hoje.

As artistas têm estilos distintos, que são adequados a seus perfis. Isso faz toda a diferença para a carreira que vêm traçando 👑. No ambiente corporativo, a imagem profissional também é muito importante, pois são inúmeras as pessoas que disputam o mesmo espaço que você e só será possível provar sua competência após a contratação.

Mas, até lá, um longo caminho deve ser percorrido. Nesse sentido, você não precisa ser uma celebridade para ter uma boa imagem profissional — muito pelo contrário. É essencial definir seus objetivos e começar a agir de acordo com a forma como deseja ser tratada.

Como construir uma boa imagem profissional?

Agora que você já entendeu a importância de ter uma sólida imagem profissional, é hora de descobrir como é possível construí-la. A seguir, listamos os principais fatores aos quais é necessário ficar de olho 👀. Acompanhe!

Cuide do seu visual 👔

Andar bem-vestido é algo indispensável para ter uma boa imagem profissional. No entanto, vale destacar que não estamos falando para usar peças de grifes famosas. Cuidar do visual significa estar com as roupas apropriadas ao seu cargo.

É claro que você é livre para vestir o que quiser, mas em um ambiente corporativo é necessário estabelecer limites. Mesmo em empresas que não exigem o famoso “dress code” 👗, é preciso saber como se portar em seu visual.

Portanto, as peças devem sempre estar limpas e sem amassados. Lembre-se de que o bom gosto também pode ajudar nesse momento.

Mantenha uma boa aparência 💁

Além de montar um visual adequado, é importante manter a boa aparência. Sendo assim, tenha atenção com a sua apresentação no dia a dia profissional. Cabelos despenteados, por exemplo, não ajudam a melhorar a opinião de alguém sofre o seu perfil.

O uso de uma boa maquiagem também pode ajudar a disfarçar olheiras e demais imperfeições que incomodem na hora de interagir socialmente. É fato que o mais importante é a qualidade dos serviços prestados, mas manter uma boa aparência vai ajudar a desconstruir preconceitos e criar oportunidades.

Tenha uma boa postura na comunicação 📣

Saber interagir é fundamental para ter uma boa imagem profissional. O uso de gírias em um ambiente corporativo não é nada legal, portanto mantenha uma boa postura, não exceda os limites da conversação e procure demonstrar o máximo de educação possível em um diálogo.

O uso do bom português também é fundamental nesse momento. Sendo assim, tome cuidado com o uso do plural e a concordância verbal — que envolvem os erros mais comuns na linguagem falada.

Além disso, saiba transmitir aquilo que você deseja a seus colegas, mostre o seu conhecimento no assunto e não deixe de estudar as técnicas de persuasão para ter sucesso nas negociações.

Conserve uma boa presença digital 📲

imagem profissional

Hoje em dia, as redes sociais são excelentes aliadas para alavancar a carreira profissional. Porém, se você não fizer bom uso delas, as consequências podem ser bastante negativas. O ambiente digital é um lugar em que as pessoas interagem e expressam suas opiniões sobre tudo, portanto cada postagem pode refletir de maneira positiva ou negativa.

Tendo em vista essa questão, é importante evitar entrar em discussões com outros usuários devido a divergências políticas ou religiosas e qualquer outro assunto que possa manchar a imagem profissional. Estabeleça uma relação saudável com seus seguidores e sempre mantenha a postura na hora de respondê-los.

Invista em qualificação 📚

O conhecimento é base de qualquer sucesso, principalmente quando falamos de vida profissional. Portanto, a busca por ele precisa ser constante. Hoje em dia, os processos evoluem muito rapidamente, em especial quando se trata da tecnologia. Por esse motivo, estar por dentro das novidades do seu segmento é muito importante para se destacar no mercado.

Portanto, não deixe de participar de palestras e convenções ou, até mesmo, investir em cursos que vão ajudar na sua profissionalização. Lembre-se de que não são todos os profissionais que se conscientizaram sobre o assunto, então esse pode se tornar o diferencial competitivo de que você tanto precisa.

Seja proativa 📐📏

imagem profissional

Um profissional proativo é aquele que se adianta às necessidades do negócio. Ele consegue ter uma visão geral da empresa e, com isso, identificar gargalos ou possíveis soluções para apresentar em uma reunião, por exemplo. A proatividade é uma das características que você precisa passar na sua imagem profissional.

Nesse momento, a recomendação é se preocupar não apenas em atingir as metas estabelecidas, mas sim ultrapassá-las. É claro que isso não será possível muitas vezes — mas, quando for, seja a primeira pessoa a se destacar no seu ambiente de trabalho.

A imagem profissional é um fator imprescindível na hora de ajudar você a conquistar aquele cargo dos sonhos. Como vimos, essa característica não diz respeito somente à aparência física, mas também à maneira que o profissional tem de se portar na rotina e como ele consegue solucionar os problemas do dia a dia.

Sendo assim, leve em conta cada sugestão apontada neste artigo e alcance o sucesso que você tanto merece.

Gostou do que leu até aqui? Então, aproveite a oportunidade para curtir a nossa página no Facebook e acompanhar dicas diárias! 😉

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-