Maquiagem velha: descubra a hora certa de descartá-la

maquiagem velha
6 minutos para ler

maquiagem velha

Utilizar maquiagem velha pode gerar sérias consequências para a pele, como a formação de espinhas, irritação e alergia. 🙁 Por isso, atentar-se à data de validade dos produtos é muito importante na hora de decidir o que deve continuar no nécessaire e o que merece ser descartado.

Para ajudar você a saber o que continuar usando, separamos algumas dicas sobre como identificar quando uma maquiagem deve ser jogada fora, a exemplo de delineadores, batons e sombras. Além disso, vamos mostrar detalhadamente quais são os principais problemas associados ao uso da maquiagem velha e por que eles acontecem.

Para fechar com chave de ouro, apresentamos a você algumas dicas básicas sobre como conservar os produtos e aumentar a vida útil deles. Muito bom, não é? 🙂 Continue a leitura deste artigo e aproveite todas as informações especiais que separamos para você sobre o tema!

Indícios de que é melhor jogar fora a maquiagem

Muita gente acha que esse tipo de produto não tem validade, mas a verdade é que é muito importante prestar atenção na vida útil da maquiagem. Além de atentar-se a essa informação — que geralmente vem disponível na própria mercadoria —, conhecer alguns sinais que apontam para o envelhecimento do produto também pode ajudar.

O rímel, por exemplo, costuma ter validade de 6 meses. Um forte sinalizador de que ele não deve mais ser utilizado é quando o produto apresenta um cheiro desagradável e saliente. 👃 Outras características não desejadas têm a ver com a espessura, que fica mais grossa e seca. As mesmas observações valem para o delineador.

No caso das sombras e do blush, a melhor dica é observar atentamente a cor: sua alteração, bem como a mudança na textura, indica que está na hora de jogar os produtos fora. Sabe quando você abre o blush depois de algum tempo de uso e o encontra todo craquelado? Esse pode ser um indicativo de que ele passou da validade.

Esse tipo de maquiagem também costuma não aderir tão bem à pele conforme vai ficando velho, mesmo se houver, anteriormente, o uso de produtos de fixação como o primer. Por isso, preste atenção em maquiagens difíceis de fixar ou de espalhar. 👀

Os batons e o gloss dão indícios principalmente a partir da mudança da cor e do cheiro. Ao notar qualquer modificação, o melhor é aposentá-los.

Problemas relacionados ao uso de maquiagem velha

maquiagem velha

Usar maquiagem velha pode causar problemas na pele, como a formação de cravos e espinhas, inflamação e irritação. A questão é tão séria que os danos causados podem ser, inclusive, permanentes.

Por isso, seguir o uso adequado de cada produto e atentar-se aos indícios de que não é mais possível usá-los é essencial para manter a saúde e a vitalidade da cútis. Veja abaixo quais são os principais problemas causados pelo uso de maquiagem velha e aprenda a evitá-los, ok? 😉

Acne cosmética

Com a perda das propriedades do produto causada pela deterioração, até mesmo substâncias não-comedogênicas podem passar a obstruir os poros e, assim, favorecer a formação de acne.

Dessa forma, por mais que a maquiagem tenha sido pensada para o seu tipo de pele, quando perde a validade ela pode ocasionar a famosa acne cosmética, que é aquela gerada pelo uso incorreto desse tipo de produto.

Conjuntivite

Sabia que, em casos graves, o uso de produtos vencidos para os olhos, como lápis e delineador, pode ocasionar até mesmo conjuntivite? 😷

Essa região do corpo é muito sensível, e a utilização de substâncias fora do prazo de validade tem grandes chances de ocasionar coceira, vermelhidão, ardor e sensação de areia nos olhos.

Irritação e infecção

Quando um produto perde a validade, seus ingredientes se decompõem e pode ocorrer o processo de oxidação, bem como a perda de validade dos conservantes, o que resulta na liberação de substâncias nocivas para a pele. Como resultado, é possível aparecerem sintomas como ardência, vermelhidão, descamação e aspereza.

Ao notar alguns desses sintomas, o ideal é suspender o uso do produto e limpar bem o rosto com água micelar ou demaquilante. Se a reação for forte, o mais indicado é procurar o dermatologista 👨🏽‍⚕️, já que há casos que demandam a utilização de medicamentos, como antibióticos e cremes à base de corticosteroide, para resolver o problema.

Maneiras de conservar a vida útil dos produtos

De forma geral, a validade dos cosméticos varia de 6 a 36 meses. Para garantir a vida útil deles, o ideal é guardá-los em ambientes arejados e frescos. Ao contrário, lugares quentes (como o carro) ou úmidos (como o banheiro) costumam reduzir o tempo de validade dos produtos.

Por isso, pensar onde guardá-los é o primeiro passo para quem quer aprender a conservar melhor esse tipo de material. Adicionalmente, algumas dicas específicas podem ajudar a preservar a qualidade de cada um dos seus acessórios de maquiagem. Acompanhe! 👇

Rímel e delineador

Para conservá-los, mexa o aplicador de maneira circular e evite fazer o movimento de vai e vem dentro do tubinho. Assim, entra menos ar no recipiente, o que preserva o produto.

Outra questão importante é não emprestar o produto para terceiros. Como qualquer outra maquiagem, ele é de uso individual. Compartilhá-lo pode gerar danos a você e a outras pessoas.

Blush

maquiagem velha

Saber escolher a versão certa do produto também ajuda na manutenção. A versão em pó costuma durar mais. Assim, se guardada no lugar certo e se sempre bem vedada, há mais chances de o blush durar bastante tempo.

Batom

Uma boa dica é evitar aqueles que tenham óleo na composição na hora de fazer a compra. Essas substâncias oxidam com mais facilidade, comprometendo a vida útil da substância.

De maneira geral, o melhor é preservar os produtos da umidade, do calor e da luz intensa. Se precisar deixá-los em ambientes pouco recomendados, entretanto, procure armazená-los dentro de recipientes bem vedados e protegidos.

Viu como é importante atentar-se à validade dos produtos e jamais utilizar maquiagem velha? Dessa forma é possível manter bons cuidados com a pele, assegurar a boa saúde e garantir um aspecto saudável sem correr o risco de sofrer com irritações, inflamações e outros tipos de problema.

Gostou das informações que separamos para você? 😃 Então assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades relativas ao mundo dos cosméticos!

 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-