O guia completo de marketing pessoal para as mulheres

marketing pessoal

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O marketing pessoal é a ferramenta essencial para quem busca crescimento profissional e sucesso nos negócios. Dominar as técnicas desse método pode ser determinante para garantir uma carreira repleta de realizações. Pensando nisso, elaboramos um superguia para que você aprenda a cuidar do marketing pessoal!

Você saberá como melhorar todos os pontos que interferem no processo de construção de uma boa imagem profissional. Preparada para realizar seus sonhos e mudar de vida de uma vez por todas? Então, acompanhe este post até o final! 😊

O que é marketing pessoal?

Você, com certeza, já deve ter passado ou conhece uma amiga que vivenciou a seguinte situação: apesar de ser uma funcionária exemplar, apresentar ótimas vendas, cumprir todas as metas e ter um bom relacionamento com o cliente, nunca consegue uma promoção. Saiba que, se você tem vivido dessa forma ao longo dos anos, precisa investir em marketing pessoal.

O marketing pessoal nada mais é do que um conjunto de estratégias que têm a finalidade de auxiliar a construir uma imagem individual, que reflete diretamente na vida pessoal e, principalmente, profissional. Em palavras simples, consiste na “venda” da imagem que criamos de nós. É a “marca” individual que nos caracteriza enquanto pessoas e, principalmente, enquanto profissionais.

A partir de técnicas testadas e comprovadas, você conseguirá se fazer notada e reconhecida por suas qualidades, competências e habilidades que a destacam dos demais. Entretanto, é preciso esclarecer que utilizar o marketing pessoal para subir na carreira é bem diferente de “puxar o saco”, hein?

Afinal, ser notada por aparições forçosas e atitudes nada profissionais só vai piorar as coisas para o seu lado. A máxima “falem mal, mas falem de mim” precisa ser esquecida quando o assunto é construção da imagem a partir do marketing pessoal. Pois, quanto mais falarem mal de você, mais será lembrada como uma péssima funcionária.

Como cuidar do marketing pessoal?

Agora que você já sabe o que é marketing pessoal e para que ele serve, vamos conhecer as principais ferramentas que vão ajudar a conquistar tudo aquilo que você sempre desejou. Está pronta? Então, vem com a gente que é sucesso garantido!

Descubra quem você é e defina seus objetivos

Antes mesmo de começar a “vendar a própria imagem”, é preciso ser sincera com você mesma para conseguir visualizar quais são os objetivos de carreira que tanto deseja. 🤔

A dica é começar a responder as seguintes perguntas:

  • Meus objetivos de vida são condizentes com meu trabalho atual?
  • Minha profissão é aquilo com que eu sempre sonhei?
  • Eu me sinto realizada e consigo me ver como uma mulher de sucesso no meu emprego?
  • Onde eu me vejo daqui a cinco ou dez anos?

Avaliar a vida profissional e pessoal não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, colocamos em xeque muitas de nossas crenças e percepções de mundo. Porém, para evoluirmos, temos que sair da zona de conforto.

No início, pode até parecer complicado pensar em um futuro distante, por exemplo. Mas, saiba que as críticas do presente serão as responsáveis por ajudar a construir melhores perspectivas para você mesma.

A importância da autoavaliação

Uma autoavaliação é fundamental para descobrir quais são os pontos fortes e fracos, crenças limitantes, valores, sonhos, dificuldades e habilidades que você tem. Para realizar um marketing pessoal realmente eficiente, é importante saber quem você é e aonde deseja chegar.

Para ajudar nessa missão, vale pedir ajuda a familiares, amigos e, até mesmo, colegas de trabalho que convivem com você há algum tempo. Pergunte a eles quais são os aspectos positivos e negativos das relações estabelecidas e aproveite o feedback para ajudar no processo de autodescoberta.

Inspiração é sempre bem-vinda

Posteriormente, reflita sobre as expectativas e realizações, e sobre o significado da palavra “sucesso”. No seu ponto de vista, o que significa ser uma pessoa realizada? Se encontrar dificuldades no processo, tente mentalizar alguma mulher que inspira você!

Anote todas as qualidades da figura feminina que, na sua visão, é o modelo a ser seguido quando falamos de carreira profissional.

Em seguida, pontue os aspectos com os quais você mais se identifica, bem como aqueles que você precisa melhorar para ficar parecida com a sua “musa inspiradora”.

Todas as atitudes citadas acima serão responsáveis por nortear as novas atitudes que devem ser executadas por você. Cada objetivo traçado demanda ações práticas para alcançá-los. Por isso, o planejamento deve ser a etapa inicial para que o marketing pessoal seja concretizado da melhor forma possível.

Seja líder, não chefe

Muita gente não sabe disso, mas a capacidade de liderar está diretamente associada com a imagem profissional e, consequentemente, com as estratégias de marketing pessoal. De nada adianta ser uma ótima funcionária ou empreendedora, com qualificação adequada e capacidade técnica bem desenvolvida, se você não consegue passar isso para as pessoas ao seu redor.

O mercado atual valoriza as profissionais que, além de terem alto grau de domínio e especialização em suas áreas, conseguem inspirar os liderados — característica que auxilia no crescimento da empresa como um todo. Ser uma boa líder significa:

  • ajudar a equipe a superar problemas;
  • identificar pontos fortes e fracos de cada um;
  • detectar aspectos negativos na rotina de trabalho;
  • elaborar estratégias para melhorar tudo o que julgue necessário.

Boas líderes impactam positivamente qualquer empreendimento e são capazes de promover resultados positivos até mesmo em corporações que se encontram em “maus lençóis”. É justamente por isso que profissionais que demonstram liderança são tão cobiçadas no universo business.

Engana-se quem acredita que a liderança é um talento nato. Muitas vezes, é possível desenvolver essa habilidade com muito foco e determinação. O primeiro passo é esquecer o conceito de “chefe”, representado pela figura de alguém superior que manda em todos, sem qualquer tipo de questionamento por parte dos subordinados.

Líderes se importam com todos a sua vota. Se o funcionário fracassa, você fracassa junto. Se ele vence, você também compartilha da vitória alcançada. Ser líder é uma via de mão dupla, em que o time deve ser direcionado a um mesmo objetivo a ser atingido em equipe. Cabe à líder guiar e auxiliar a todos durante a jornada.

Para liderar com prudência e humanidade é fundamental ter empatia, respeito e humildade para com todos e todas. Em resumo:

  • coloque-se no lugar de quem está a sua volta;
  • saiba ouvir sua equipe;
  • peça feedbacks das atividades executadas;
  • aprenda a crescer com as críticas construtivas.

Cuide do visual

Vestir-se adequadamente para o trabalho faz parte das estratégias de marketing pessoal. Entretanto, vestir-se bem não significa usar roupas caras e de grife, mas saber escolher peças que condizem com o ambiente corporativo no qual você está inserida.

O dress code 👠👚👛

Em algumas empresas, o “dress code” (ou código de vestimenta) é determinado formalmente e apresentado já no primeiro dia de trabalho. Em empresas menores, geralmente, não há um documento oficial estabelecendo as regras de vestimenta.

Porém, ao conhecer o ambiente pessoalmente, já é possível ter uma ideia de qual é o dress code do lugar: roupas formais ou mais despojadas, comprimento de saias e vestidos, salto alto ou sandálias rasteiras, e por aí vai. O segredo é prestar atenção nos detalhes para não errar quando for escolher o look de trabalho.

A make 💄

maquiagem também é um item relacionado à imagem e ao marketing pessoal. Assim como as roupas, toda a produção da make up deve levar em conta o ambiente corporativo.

Para não errar, aposte sempre em uma pele natural com ajuda do primer, use tons neutros e maquiagem pouco carregada. Por via de regra, fuja de batons e sombras com pigmentação chamativa, como tons de vermelho, pink, roxo, azul, entre outros. Nesse sentido, o menos é sempre mais!

Lembre-se dos cuidados com a pele

Já que estamos falando sobre os cuidados com a aparência, não podemos nos esquecer de uma peça fundamental para o marketing pessoal: a pele. O rosto é um dos nossos principais cartões de visita, além de ser o responsável pela primeira impressão que passamos ao nosso redor. Por isso, alguns cuidados básicos são necessários:

Vale dizer que ter uma boa alimentação e beber água em abundância são práticas que, em poucos dias, proporcionam um resultado fantástico. Faça um esforço e organize a sua rotina!

Outras soluções

Para tratamentos mais elaborados, recomenda-se procurar profissionais da estética e, também, consultar um dermatologista de confiança para avaliar o estado da pele e recomendar o procedimento adequado.

Em alguns casos, as aplicações de botox, ácido hialurônico, colágeno e cirurgias plásticas podem auxiliar para aprimorar a estética da pele, além de aumentar a autoestima da mulher.

Administre a linguagem pessoal

O segredo do sucesso no marketing pessoal também está estritamente relacionado com a atuação no mercado de trabalho a partir da expressão verbal. Você deve saber utilizar a linguagem ao seu favor para demonstrar confiança e valor aos produtos ou serviços que comercializa.

A grande maioria das mulheres bem-sucedidas tem o domínio da comunicação. Afinal, sem o poder de convencimento e persuasão, não há interesse do cliente em efetivar a compra.

E, para aprimorar ainda mais o aspecto oral da abordagem, primeiramente, você precisa saber qual é a linguagem ideal para atingir o público.

Algumas dicas básicas

É recomendado sempre utilizar uma linguagem simples, clara e precisa. Evite gírias e tom de voz elevado. Mesmo que o ambiente seja extremamente formal, não há necessidade de usar vocabulário completamente rebuscado, com palavras difíceis e confusas.

Para se sair bem, não fique de enrolação, tenha segurança e desenvoltura. Afinal, o objetivo principal é fazer com que o interlocutor compreenda a mensagem da melhor forma possível.

A linguagem do seu nicho de mercado

Procure ter domínio sobre o nicho de mercado no qual está inserida. Se você trabalha no setor automotivo, por exemplo, esteja atenta a todas as novidades e lançamentos desse ramo. Se você é uma profissional da indústria da moda, é fundamental estar por dentro de todas as tendências.

Além de sempre apresentar novidades aos seus clientes, você terá maior domínio sobre aquilo que fala. Conhecer o espaço de mercado, produtos e serviços é uma das chaves para desenvolver a boa oratória.

Fique atenta à postura

Ao contrário do que muitos acreditam, a postura no marketing pessoal vai muito além da “coluna ereta e cabeça erguida”. Compreende-se por postura o conjunto de movimentos, gestos e comportamentos que fazem parte da linguagem corporal de cada indivíduo.

Ou seja, é preciso levar em consideração todos os elementos que compõem a mensagem transmitida para aqueles que estão a nossa volta.

O corpo em harmonia

Quando nos expressamos, utilizamos o corpo para contextualizar a fala e reforçar aquilo que queremos dizer. Portanto, saber quais são os movimentos adequados para cada situação é primordial.

Em qualquer caso, evite utilizar movimentos bruscos, como balançar demasiadamente braços e mãos, apontar para a plateia a todo o momento, fazer caretas, entre outros.

Os olhos falam 👀

O olhar também diz muito sobre a postura da oradora. Quando estiver conversando, procure olhar sempre para o interlocutor. Afinal, manter contato visual durante o diálogo demonstra que você está prestando atenção e está interessada no que os outros têm a dizer.

Use mídias digitais para aperfeiçoar o marketing pessoal

No mundo conectado em que vivemos hoje, é mais do que essencial ser uma pessoa ativa nas redes sociais por diversos motivos. O principal deles é que você pode interagir com diversas pessoas ao mesmo tempo, além de construir sua imagem a partir de plataformas digitais, de grande alcance e totalmente gratuitas.

Procure adicionar aquelas pessoas que têm os mesmos interesses que os seus. Converse com eles, faça perguntas e troque ideias com profissionais da sua área.

Sempre que possível, auxilie a sua rede de contatos a buscar novos ensinamentos, apresente pessoas que sejam convenientes e ofereça sugestões e oportunidades.

Honestidade e sinceridade

Vale reforçar que marketing pessoal não é “puxa-saquismo”. Por isso, você deve fazer todas as interações por prazer e segura daquilo que diz. Somente sendo clara e verdadeira você conseguirá se destacar no marcado.

Afinal, as pessoas não são bobas e sabem muito bem quando alguém está “forçando a amizade”, apenas, para tirar alguma vantagem. Impostores são desmascarados facilmente nas redes sociais. Não se esqueça disso!

Redes sociais para fins profissionais

Para ter um perfil que auxilie na construção da carreira, enfatize a qualificação profissional que você tem. Apesar de o Facebook disponibilizar ferramentas que auxiliem nesse aspecto, o LinkedIn ainda é a rede social mais indicada para tal finalidade. Ela é um verdadeiro curriculum vitae online! 📱

Na plataforma, você pode atualizar sempre que preciso suas competências e áreas de atuação. Você encontrará outras pessoas com carreiras afins a partir de termos e palavras-chave, poderá seguir outras pessoas, grupos empresariais, compartilhar vagas de emprego etc..

É excelente para recomendar e ser recomendada no mundo business, além de conhecer inúmeras pessoas da mesma área de interesse.

Blogs e sites

É interessante escrever para blogs e sites, a fim de conquistar novos públicos e divulgar seu trabalho. Entre em contato com sites especializados ou blogueiras do momento e pergunte se é possível publicar um artigo seu em troca de uma assinatura ou divulgação a combinar. Outra opção viável é criar seu próprio blog.

Atualmente, há diversas plataformas, pagas e gratuitas, que são capazes de armazenar grande quantidade de informações de maneira profissional e organizada. E não se preocupe em relação ao design e à montagem do blog, pois as plataformas já disponibilizam layouts de fácil montagem, com inúmeras opções para personalização.

Tudo o que você precisa é produzir e publicar bons conteúdos, com informações verídicas e relevantes. Para divulgar o blog, você pode utilizar seus perfis pessoais nas redes sociais e pedir para amigos, familiares e colegas fazerem o mesmo.

Reputação online

Nem tudo aquilo que você posta pode ter um impacto positivo para o seu marketing pessoal. Fotos de festas e bebedeiras, por exemplo, não são bem-vistas por muitos empregadores e corporações. Afinal, cada imagem ou status compartilhado diz um pouco sobre você e revela traços da sua personalidade.

Caso você já tenha uma rede social em que compartilha grande parte da intimidade (família, viagens, baladas etc.), basta alterar as configurações de privacidade e determinar quem pode ter acesso às imagens e posts. Lembre-se de que todos os elementos publicados nesses canais interferem de algum jeito na elaboração da imagem pessoal.

Trabalhe o networking

Ter uma rede de contatos atualizada é um dos pilares do marketing pessoal. Por isso, sempre tenha à mão o telefone ou e-mail daquela pessoa interessante que você conheceu durante o evento da empresa, em palestras e reuniões. Além de auxiliar em eventuais questões profissionais, fazer networking também é uma forma de expandir horizontes e conquistar novas amizades.

Se aproximar das pessoas que você considera importantes para o seu crescimento profissional não é uma tarefa tão difícil, como muitos acreditam. Para estreitar a relação com alguém que você admira, existem caminhos como:

  • elogiar o trabalho da pessoa;
  • dizer que acompanha a carreira dela há algum tempo;
  • comentar sobre algo interessante que ela postou nas redes sociais;
  • trocar ideias (com equilíbrio entre ouvir e falar).

Como dito anteriormente, fazer marketing pessoal não é o mesmo que “puxar o saco”. Por isso, a abordagem precisa ser o mais profissional e natural possível. Ao fim da conversa, ofereça seu endereço de contato e deixe claro para o interlocutor que você está disponível para outra conversa sempre que precisar.

Aprenda a estar sempre à vista

Sabe aquela velha frase: “quem não é visto, não é lembrado”? Pois bem. Ela faz todo o sentido quando o assunto é marketing pessoal. Quanto mais você estiver visível aos olhos do mercado, mais as pessoas se lembrarão de você e do trabalho que desempenha.

Materiais impressos

Cartões de visitas são ferramentas antigas, mas muito eficientes para ganhar espaço no ambiente corporativo. Dependendo do propósito desejado, também pode ser válido investir em outros materiais impressos como folders, banners e outdoors.

Eventos

Sempre que possível, participe dos eventos que a empresa realiza durante o ano, como palestras, cursos, seminários, confraternizações e até mesmo os famosos happy hours do fim de semana. Estar próxima das pessoas auxilia no contato e faz com que você seja sempre lembrada como uma pessoa participativa e interessada.

Brindes

Presentear os colegas de trabalho e clientes com brindes em datas comemorativas também é uma forma de deixar a sua marca na memória das pessoas. Aposte sempre em presentes úteis para que elas utilizem no dia a dia e tenham fácil acesso ao seu contato. Algumas ótimas opções são:

  • copos personalizados 🥤
  • calendários 🗓️
  • agendas 📒
  • canetas 🖊️
  • marcadores de página com a logo da empresa e/ou seu contato pessoal 🖍️

Seja natural

Assumir uma personagem no ambiente corporativo prejudica o crescimento da carreira profissional. Portanto, seja autêntica consigo e com os outros. Descubra quais são as características mais marcantes da sua personalidade e saiba aproveitá-las para conquistar as pessoas e desempenhar as atividades diárias com maestria.

Se você tem habilidade para falar em público, aproveite para se destacar em reuniões e apresentações para os colegas. Caso tenha facilidade para lidar com a “papelada” da empresa, seja solícita para auxiliar os demais em situações burocráticas.

Vale ressaltar que, não importa o quão boa você seja em determinada função, execute-a sempre com humildade. Ninguém gosta de conviver com uma “sabe tudo”, não é mesmo?

Ao adotar as dicas apresentadas neste guia, logo perceberá muitas mudanças no seu dia a dia. As pessoas que convivem com você passarão a valorizar cada vez mais a sua imagem como profissional e muitas oportunidades surgirão. É certo que, em pouco tempo, sua carreira começará a deslanchar como nunca!

Viu como desenvolver um marketing pessoal eficiente não é um bicho de sete cabeças? Basta ter motivação, foco e disciplina. A escada do sucesso conta com vários degraus. Para chegar ao topo, você só precisa dar o primeiro passo.

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