Nécessaire de viagem: guia detalhado sobre quais produtos de beleza levar

necessaire de viagem
17 minutos para ler

necessaire de viagemViajar é uma excelente forma de deixar a correria do dia a dia para trás. Com momentos que ficam guardados na memória, qualquer viagem consegue nos fazer relaxar e aproveitar o período de férias, seja descobrindo novos lugares no mundo, seja descansando em um campo fora da cidade. 😍

Pode ser que as etapas antes do grande dia gerem uma certa ansiedade, já que é preciso planejar o que levar na mala e, claro no nécessaire de viagem. Afinal, mesmo nas férias é super importante manter a rotina de cuidados com a pele e o corpo.

E se você ainda não sabe o que levar, não se preocupe! Separamos as melhores dicas para você tirar todas as suas dúvidas e montar um nécessaire prático e eficiente. Vamos lá?

Avalie o perfil da sua viagem

Antes de começar com as dicas e os itens de beleza indispensáveis, você precisa dar um passo para trás e avaliar o perfil da sua viagem. 🤔 Vamos pensar juntas: de que adianta levar vários batons de cores fortes e vibrantes se o objetivo da sua viagem é ter momentos tranquilos e relaxantes?

Provavelmente você não usará todos os tons que estão no seu nécessaire e ocupará um espaço na mala que poderia ser destinado a outros itens. Então, nossa primeira dica — e com certeza a mais importante — é conhecer a sua viagem, os destinos que você visitará e os passeios programados para montar um kit que traga praticidade ⌨️.

Aqui, você precisa avaliar uma série de itens, como a duração da viagem, o clima do local e os eventos programados. Tudo isso para definir o que será levado no seu nécessaire. No caso de viagens a negócios, é interessante montar um kit neutro do que produtos mais chamativos.

Se for viajar a lazer, com um destino paradisíaco 🏖️, aproveite para levar itens mais coloridos no seu nécessaire de viagem. Nesse caso, a nossa dica é fazer uma breve combinação de tons antes mesmo da viagem começar para você otimizar o seu tempo entre passeios e excursões.

Isso precisa ser feito com muita antecedência? Na verdade, quem determina o período de análise é você. Normalmente, uma semana antes da grande data é mais do que suficiente para identificar o que precisa ser levado no seu kit de acordo com o destino.

Se você percebe que precisa de um tempo a mais, não tem problema! Basta separar alguns dias da sua rotina para analisar todas as suas maquiagens e produtos de beleza indispensáveis, fazendo um pequeno checklist e separando com antecedência os cosméticos que precisam ser levados.

necessaire de viagemDefina quais itens de beleza são indispensáveis

Agora que você já sabe como definir os produtos a serem levados — com base no seu destino, lembra? —, precisamos falar sobre os itens indispensáveis para manter a sua rotina de cuidados. Na verdade, existem 4 categorias de kits de beleza que você precisa levar para sua viagem.

Elas podem estar juntas em um grande nécessaire com repartições, ou separadas para facilitar o acesso durante os passeios. 📝Anota aí:

  • kit de sobrevivência e higiene pessoal;
  • kit de produtos para a pele;
  • kit de produtos para o cabelo;
  • kit de maquiagens para o dia a dia.

Ao optar por deixá-los separados, você consegue otimizar seu tempo quando for necessário utilizar algum desses produtos, auxiliando na organização da viagem. No entanto, esse processo acaba ocupando mais espaço na sua mala. Por isso, é importante pensar nas melhores formas de armazenamento de cada item com antecedência.

Nos próximos tópicos a gente explica cada um desses kits para você organizá-los com perfeição e aproveitar bastante a sua viagem. Confira!

Sobrevivência e higiene pessoal

Como o próprio nome indica, esse kit precisa conter diversos produtos que mantém a sua saúde em dia 💪. Existem sete itens básicos que não podem faltar: os remédios mais utilizados por você e sua família, escova e pasta de dente, fio dental, algodão, desodorante e cotonetes.

Para garantir que nenhum desses produtos fiquem de fora, que tal fazer um checklist antes da viagem e conferir se tudo foi adicionado? Isso garante que você leve todos os itens indispensáveis e tenha uma viagem sem preocupações.

Produtos para a pele

Independentemente do perfil da sua viagem, você não vai conseguir manter a sua rotina diária de beleza. Diante de tantos produtos como primerságua micelar, demaquilantes bifásicos, sabonetes específicos para o seu tipo de pele, séruns e hidratantes, você precisa escolher somente alguns para colocar na mala.

Imagine o quanto de espaço você ocuparia se levasse todos os seus dermocosméticos para a viagem? Com certeza seria bastante, tendo em vista que cada pele precisa de produtos específicos. Para fazer essa escolha, você pode seguir algumas dicas de ouro. 😉

Bom, a orientação de fazer uma lista não se aplica somente ao kit de sobrevivência. Na verdade, você deve fazer um checklist para todos os nécessaires e conferir se tudo o que organizou para levar realmente está presente. Confira os cosméticos que não podem falta para você ter bons cuidados com a pele:

  • protetor solar: não precisamos nem falar da importância do protetor, né? Esse produto deve estar com você em qualquer lugar;
  • água termal: serve como hidratante e tônico, aliviando a tensão acumulada do dia, diminuindo as olheiras, evitando a vermelhidão da cútis e finalizando a limpeza facial;
  • sabonete para o rosto: opte por aquele em barra mais indicado para o seu tipo de pele;
  • hidratante para o corpo e rosto: o ideal é levar os produtos em gel ou creme. Cuidado com a vedação dos produtos para evitar vazamentos no nécessaire;
  • lenços demaquilantes: por ocuparem menos espaço, esses são os removedores de maquiagem mais indicados. Escolha aqueles voltados para o seu tipo de pele e seja feliz;

Ufa! 🙌 Bastante coisa, não é? Para otimizar espaço na sua bagagem, temos uma dica final: opte por produtos menores.

Muitas vezes compramos os cremes e sabonetes em grande quantidade para render mais ao longo do dia. Em vez de levar as embalagens originais, utilize recipientes menores. Assim, você ocupa menos espaço na sua mala e não deixa de utilizar os seus dermocosméticos favoritos. E mais: a sua pele fica protegida durante todos os passeios.

Produtos para o cabelo

Agora que você já tem os principais cosméticos para cuidar da sua pele, precisa voltar sua atenção para os produtos de cabelo — principalmente se o seu destino envolver praia e lugares com muita umidade. Via de regra, a linha de cuidados capilares pode ser a mesma que você utiliza no seu dia a dia de acordo com a estação do ano.

Por exemplo, se você for conhecer regiões praianas, levar itens de hidratação profunda pode fazer toda a diferença, garantindo não só uma melhor saúde para seus fios como também fotos mais bonitas! Listamos os melhores produtos para você levar:

  • shampoo e condicionador;
  • máscara capilar de hidratação;
  • shampoo seco, para garantir que seus fios fiquem limpos mesmo quando não há tempo para um banho demorado;
  • pente ou escova;
  • finalizador da sua escolha, podendo ser creme ou gel.

Vale lembrar que levar as embalagens originais nesse momento também não é a melhor alternativa. Para viagens de três semanas, 400ml de shampoo e condicionador é mais do que suficiente para garantir que seus fios fiquem protegidos. Para máscaras de hidratação e finalizadores, opte por levar 300ml. 😉

Lembre-se de que essa quantidade pode variar de acordo com o seu tipo de cabelo, rendimento do produto e tamanho das suas madeixas. Assim, se você tiver tempo na sua rotina, faça um pequeno teste da quantidade que você utiliza de cada cosmético para levar a fração certa em sua viagem.

Maquiagem

O último kit — e talvez o que as mulheres tenham mais dúvida na hora de organizar — se refere à maquiagem. Afinal, muitos eventos podem aparecer ao longo da sua viagem. Ainda que isso traga uma certa ansiedade antes dos passeios, existem dicas que garantem que você evite os imprevistos. 😍

A melhor delas é escolher maquiagens mais neutras que combinem com suas roupas. Por exemplo: se surgiu uma festa de última hora para você aproveitar com sua família e amigos, por que não utilizar uma make terracota esfumaçada e um batom vermelho?

Para finalizar, basta utilizar o pretinho básico e você já está pronta para aproveitar a noite! Isso pode ser feito com pequenos itens no seu nécessaire de viagem: uma base da cor da sua pele, corretivo em barra, uma paleta nude, um blush marrom e um batom vermelho 🤷‍♀️.

Com isso em mente, listamos os cosméticos que você precisa ter em mãos para realizar uma maquiagem perfeita na viagem. Confira!

  • BB Cream: otimiza não só o seu tempo, mas também o espaço no seu nécessaire, já que é três em um — base, hidratante e protetor solar;
  • base: ainda que o BB Cream tenha uma boa cobertura, para saídas noturnas o ideal é utilizar a base;
  • corretivo: esse é um item indispensável! Opte por modelos em barra para facilitar o uso e evitar desperdício 😊;
  • blush: lembra-se que comentamos dos tons neutros? Escolha aqueles com tonalidades rosadas ou acastanhadas, bem como modelos cremosos para facilitar a aplicação;
  • sombra: opte por uma paleta coringa com cores neutras que podem ser utilizadas tanto durante o dia quanto à noite;
  • batom: a dica das cores neutras também se aplica na escolha do batom. Lembre-se de escolher duas tonalidades mais claras e uma escura para utilizar em momentos de descontração;
  • lip balm: se o seu destino é mais frio ❄️, esse produto salvará a sua vida. Afinal, ele combate o ressecamento e garante proteção dos seus lábios;
  • máscara de cílios: opte por um rímel à prova d’água e com alta cobertura;
  • lápis preto: em vez de levar o delineador líquido como o melhor tipo de maquiagem para os olhos, escolha um lápis preto. Ele traz mais versatilidade e pode ser usado tanto para esfumaçar quanto para contornar;
  • esponja: elas são mais práticas do que os pincéis e podem ser usadas para passar o BB Cream, a base e o corretivo.

Com certeza essa é a maior lista até agora! Ainda que tenha muitos itens, eles não ocupam tanto espaço em comparação com os produtos para pele e cabelo. Por isso, com um nécessaire de viagem médio você já consegue guardar todos os seus cosméticos com segurança e praticidade.

Veja dicas essenciais para manter a rotina de cuidados com a pele

Até aqui você já conheceu os itens indispensáveis que devem estar no seu nécessaire, bem como a melhor forma de escolhê-los para otimizar a sua viagem. Acontece que o nosso post não estaria completo se nós não falássemos sobre como manter os hábitos de cuidados com a pele fora da sua rotina.

Como você já deve imaginar, a viagem de férias é um momento de descanso dos desafios do dia a dia, um espaço seguro para aproveitar os passeios em família e relaxar 👸.

A dica de ouro para manter os cuidados com a pele é otimizar cada passo da sua rotina por meio de produtos multifuncionais. Nos próximos tópicos, listamos as melhores formas de fazer isso sem prejudicar a sua saúde. Vamos lá?

Utilize uma escova de limpeza facial

A rotina de limpeza, esfoliação e hidratação pode ser cansativa na viagem e tomar um tempo desnecessário. Afinal, você está saindo da sua zona de conforto para aproveitar e curtir a vida! Nada mais justo do que abrir mão de alguns hábitos que são feitos com frequência no seu dia a dia.

No entanto, quando falamos de limpeza de pele, existem alguns cuidados que você não pode deixar de lado. Mas é preciso levar um sabonete específico para a sua pele, esfoliante e hidratante pós-limpeza? Na verdade, não. 😱

Durante a sua viagem, principalmente se ela for de curta duração — até um mês, mais ou menos 😉 — você pode levar somente o seu sabonete e uma escova de limpeza facial. O próprio instrumento já realiza uma pequena esfoliação e você não precisa passar muito tempo nessa etapa de cuidado.

Invista no uso do protetor solar

Seja qual for o destino que você escolheu, o protetor solar é indispensável. Se você estiver viajando para uma praia paradisíaca, nem precisamos comentar sobre a sua importância, mas nos destinos com clima frio ele também é importante.

Ainda que o clima esteja frio e o tempo nublado, os cuidados com a pele no inverno não podem parar. Afinal, a radiação ultravioleta passa entre as nuvens e incide sobre a sua pele praticamente na mesma intensidade dos dias ensolarados 😱. É por isso que você precisa aplicar o protetor todos os dias.

Assim, a sua pele fica bem protegida e você pode aproveitar sua viagem sem se preocupar com os efeitos maléficos das radiações UVA e UVB. Lembre-se, no entanto, de aplicá-lo logo após a sua limpeza facial para ter uma proteção mais intensa e retocá-lo ao longo do dia, ok?

Hidrate a sua pele diariamente

Nos tópicos anteriores comentamos sobre a importância da hidratação para a pele. Não é por que a sua rotina está diferente que você deve abrir mão da hidratação e de uma pele brilhante, macia e saudável durante a sua viagem, principalmente se você está viajando no inverno.

Nossa dica para garantir uma hidratação eficiente, que não tome muito tempo dos seus passeios, é utilizar um produto multifuncional. Hoje, os BB Creams estão em alta e fazem sucesso entre muitas mulheres, tudo por conta da praticidade que eles trazem para um dia a dia atarefado.

Você pode — e deve — utilizá-lo na sua viagem todos os dias. Além de ter uma camada de base aplicada, você também consegue hidratar a sua pele com perfeição e protegê-la contra o sol. E tudo isso com, no máximo, dois minutos no banheiro — perfeito, não é? 🕐

Retire toda a maquiagem no final do dia

Para concluir nossas dicas sobre manter uma rotina de cuidados eficiente nas suas férias, não poderíamos deixar de falar sobre a retirada da maquiagem. A gente sabe que após um longo dia de passeios, conhecendo lugares lindos ao redor do mundo, é normal querer cair na cama pra descansar e aproveitar o dia seguinte.

Acontece que, se você não separar um tempo para remover as impurezas acumuladas na sua cútis, quando você voltar de viagem a sua pele terá perdido muita saúde, maciez e brilho — e não queremos que isso aconteça, né?

É por isso que a retirada da maquiagem é uma das partes mais importantes da sua rotina de cuidados nas férias. Você se lembra de que comentamos sobre o uso de lenços demaquilantes? Pois é, aproveite para usá-los na sua rotina de beleza noturna, retirando os resquícios do produto com a água micelar.

Conheça os segredos para economizar espaço e ter tudo organizado

Ao longo deste artigo falamos sobre a importância de otimizar o espaço da sua bagagem, bem como manter seu nécessaire organizado para ter mais praticidade na sua viagem. Para que isso aconteça da forma correta, nós queremos compartilhar com você alguns segredos que fazem toda a diferença no planejamento da sua rotina de beleza. Nos próximos tópicos, separamos as melhores dicas para ajudar você nesse desafio. Vamos lá? 🌟

Escolha um nécessaire de plástico

Não é nenhum mistério que os produtos utilizados nos nécessaires podem vazar. A pressão dos aviões ou ônibus, alinhada à pouca organização da mala e embalagens frágeis, pode ocasionar um “acidente” na sua mala, não só manchando suas roupas como também desperdiçando seus cosméticos favoritos.

Quando isso acontecer, não tem jeito: é preciso limpar tudo. No entanto, existe uma maneira de tornar esse processo mais fácil: optar por nécessaires de plástico. Esse material é muito fácil de limpar e evita mais dores de cabeça na sua viagem.

De quebra, você consegue ter uma visualização melhor em relação ao que você está levando, auxiliando na procura do cosmético perfeito em algum momento decisivo do seu passeio.

Opte por produtos dois em um

Que os cosméticos multifuncionais são bons ninguém duvida, né? Ainda que no dia a dia eles não sejam muito indicados, tendo em vista que os produtos com um objetivo específico dão mais resultado, utilizá-los na viagem é uma excelente forma de otimizar espaço na sua mala sem colocar a sua saúde em risco. 🙌

Como comentamos, os BB Creams são os cosméticos mais indicados para você levar. Você também pode levar batons dois em um, paletas de sombra com blush e lip balms e rímel à prova d’água.

Evite utilizar pincéis

Você já deve ter percebido que os pincéis ocupam muito espaço no seu armário. Por serem grandes, eles também demandarão um maior ambiente na sua mala, preenchendo uma região que poderia ser destinada a outros produtos. Além disso, eles exigem um cuidado maior com a limpeza.

Para que isso não aconteça, evite utilizá-los ao longo das suas férias, e busque outras alternativas como as esponjas, escovas de limpeza e hastes flexíveis.

Leve cosméticos sólidos

O universo dos dermocosméticos evoluíram muito e hoje encontramos produtos nas mais variadas formas: secos, líquidos, em gel e em barra. Cada um desses modelos apresenta uma série de benefícios para o seu dia a dia. Acontece que, para as viagens, tem um que se destaca: os cosméticos em barra.

A gente comentou sobre a possibilidade de vazamento dos seus produtos. Pois é, optando pelos modelos em barra, você evita que isso aconteça e consegue ter mais segurança para viajar. Ainda, eles são mais práticos de utilizar e economizam tempo na sua rotina. 👌

Montar um excelente nécessaire de viagem não precisa ser um grande desafio. Avaliando o perfil do seu roteiro, mantendo a sua rotina de cuidados e executando os segredos para economizar espaço na mala você consegue organizar todos os seus kits e garantir que a sua viagem gere ótimos momentos de lazer e cuidado pessoal.

E então, gostou das nossas dicas deste post? Se você conhece amigas que adorariam saber como montar um nécessaire perfeito, compartilhe este post nas suas redes sociais. Até a próxima!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-