Afinal, o que é o empoderamento feminino e qual a sua importância?

o que é empoderamento feminino

o que é empoderamento feminino

Você, provavelmente, já ouviu falar desse tema na mídia ou leu sobre ele, ainda que superficialmente, ao navegar pelas suas redes sociais. Mas você sabe, de fato, o que é o empoderamento feminino?

Diferente do que muitas pessoas pensam, o termo não tem o mesmo significado do femininismo. Enquanto o segundo se revela como um movimento que busca a igualdade econômica, política e social entre os gêneros, o primeiro está ligado à conscientização coletiva a partir de ações que fortalecem a equidade entre homens e mulheres.

Na verdade, um é consequência do outro, e ambos são de extrema importância na vida de uma mulher, pois a ajudam a reconhecer suas capacidades e lutar pelos seus direitos na sociedade.

Para falar sobre essa temática de maneira mais aprofundada, preparamos este post especial. Pronta para saber mais sobre o empoderamento feminino? Então, continue a leitura!

Quais são os princípios do empoderamento?

Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 7 princípios de empoderamento das mulheres. São um conjunto de ideias que visam a igualdade de gênero, na prática. Conheça com mais detalhes cada um deles!

1. Estabelecer liderança corporativa

Esse princípio é voltado para garantir que a mulher tenha oportunidade de conquistar cargos de liderança assim como os homens, sem que haja qualquer tipo de distinção entre ambos.

2. Garantir igualdade no âmbito profissional

Visa que todas as pessoas sejam tratadas igualmente — independentemente de gênero — no ambiente do trabalho, com apoio e respeito aos direitos humanos encontra as diferentes formas de discriminação.

3. Garantir saúde, segurança e bem-estar

Garante que todos os homens e mulheres estejam saudáveis, seguros e tenham bem-estar em seus respectivos recintos de trabalho.

4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional

Possibilita a educação, qualificação e aprimoramento profissional para todas mulheres.

5. Apoiar o empreendedorismo feminino

Incentiva o empreendedorismo feminino por meio de políticas que realmente proporcionem poder às mulheres.

6. Proporcionar igualdade de gênero

Propicia a equidade de gênero com a realização de atividades voltadas à comunidade e ao ativismo social, para que o empoderamento não se restrinja apenas ao cenário profissional.

7. Medir, registrar e divulgar progressos

Visa a documentação de progressos relacionados à promoção da igualdade de gênero em empresas, para que possam servir de inspiração e exemplo nas demais instituições.

Como o empoderamento beneficia a sociedade como um todo?

Embora o empoderamento feminino seja voltado para garantir que as mulheres se sintam capazes de participar ativamente de todos os processos que envolvem a formação de uma sociedade, ele não beneficia apenas esse público.

De forma direta e indireta, a partir do momento que uma fatia da população age de alguma forma para superar distinções inexistentes, isso passa a ser um ponto de partida para a busca pela igualdade entre todos.

Além disso, também há a colaboração com o avanço da tecnologia e da ciência, pois a maioria das pós-graduações brasileiras é composta por mulheres.

Desse modo, ao conquistarem seu espaço na área, elas podem colaborar para que descobertas científicas sejam feitas — graças à qualificação, ao amplo conhecimento adquirido ao longo de suas carreiras e, claro, ao empoderamento.

Essas são apenas algumas das importantes contribuições para a sociedade como um todo.

O que é preciso para empoderar-se?

Agora que você já sabe o que é o empoderamento feminino e aprendeu seus princípios e importância para a sociedade, chegou a hora de descobrir o que é necessário para ser uma mulher empoderada.

Separamos algumas dicas que abordarão aspectos importantes para empoderar-se. Veja!

Conhecer a fundo suas características

Adquirir o autoconhecimento pode ser bem desafiador para muitas pessoas, porém, ele não é inalcançável. Todos os outros pontos fundamentais do empoderamento dependem do quanto você se conhece, então, tente perceber seus pontos fortes, fracos e trabalhe cada um deles.

Reconheça suas qualidades e defeitos o suficiente para que somente você consiga manipulá-los.

Seguir suas próprias tendências

Uma mulher que tem consciência de suas potencialidades se baseia apenas naquilo que a faz bem. Por mais que a mídia insista em dizer o que deve ser usado ou não, você deve procurar seu estilo e segui-lo, independentemente de qualquer coisa.

Portanto, a palavra-chave dessa dica é: seja autêntica e não questione seus gostos e preferências.

Confiar em você mesma

A confiança é um reflexo da autoestima — principal característica de uma mulher empoderada. Com ela, você simplesmente se basta e não precisa de nada nem de ninguém para se sentir bem.

Por isso, sua melhor companhia deve ser você mesma.

Parar de se limitar

Colocar limitações no que você faz é uma ação contrária ao empoderamento. Desse modo, tente não colocar tantos obstáculos para alcançar os seus objetivos, por mais que eles pareçam distantes demais, e acredite na sua capacidade.

Reconhecer o valor de outras mulheres

Ao reconhecer o valor das mulheres à sua volta, por mais que não perceba, você se valoriza também. Então, coloque a sororidade em prática.

Tenha empatia e seja companheira delas, pois, ainda que indiretamente, a equidade de gêneros é um objetivo em comum.

Ser independente

Uma mulher empoderada é independente quando precisa tomar as suas decisões ou almeja fazer algo. Não permita que alguém impeça que você faça aquilo que gosta.

Conhecer seus direitos

Conheça todos os seus direitos e não tenha medo de lutar por eles. É a partir disso que o seu poder será mostrado para a sociedade e você ajudará outras mulheres a se empoderarem também.

Busque sempre mais conhecimentos e compartilhe com outras pessoas aquilo que você já sabe e tem propriedade para falar.

Perceba, então, que a discussão sobre o que é o empoderamento feminino é bem mais ampla do que se imagina. Trata-se de um conceito que além de crescer a cada dia, veio para ficar. Portanto, vale a pena conhecer a fundo o tema e apropriar-se do principal ideal que ele prega: “você pode ser e fazer tudo o que quiser.” Empodere-se!

E aí, gostou deste post? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de todos os conteúdos que publicamos por lá! Estamos no Facebook e no Instagram!

 

Posts Relacionados

4 comentários em “Afinal, o que é o empoderamento feminino e qual a sua importância?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *