Passo a passo: como usar protetor solar sem erros

O sol já está batendo na sua porta, as férias estão chegando e você precisa estar ainda mais diva nesse período do ano 💃. Mas não dá para arriscar a beleza e a saúde do maior órgão do corpo, não é mesmo? Por isso é tão importante saber como usar protetor solar da maneira correta e utilizá-lo diariamente.

Como você bem sabe, nenhuma diva carrega uma pele avermelhada e descamando por conta do sol. Para garantir uma pele linda nesse verão — e no resto de todos os anos — preparamos dicas incríveis sobre como usar protetor solar.

Está curiosa? Então continue lendo! 😘

Como usar protetor solar?

Você não quer ficar com a pele vermelha durante o verão e menos ainda pagar o mico de não conseguir encostar o corpo em nada por causa das queimaduras solares. É, minha linda, o sol está ardendo lá fora ☀️ e isso não quer dizer que você não pode pegar aquele bronze baphônico.

Mas a gente explica como garantir um bronzeado arrasador 😎 e continuar com uma pele linda e saudável!

  • Dê um tempinho para o produto agir: comece o processo, pelo menos, 30 minutos antes da exposição solar;
  • Aplique o hidratante antes do filtro solar: faça uma pausa de 20 minutinhos entre um cuidado com a pele e outro;
  • Garanta o poder: respeite a quantidade necessária para cada parte do corpo (a gente já conta qual é), caso contrário o protetor não fará tanto efeito na pele.

Aplique da forma correta

Cada textura necessita de um tipo de aplicação diferente. Isso acontece porque cada versão se comporta de uma forma na pele. Alguns precisam de um “carinho” a mais para fixar e agir na pele, já outros são mais “não me toque”.

Dá uma olhadinha no que cada textura pede na hora de ser aplicada:

  • protetores em creme: aplique e espalhe em movimentos circulares;
  • protetores em gel: não esfregue o produto, aplique em uma única direção, isso garante que ele não esfarele ou prejudique a oleosidade da sua pele;
  • protetores em spray: borrife uma quantidade maior para garantir uma proteção satisfatória e não espalhe.

Como escolher o protetor correto?

O mercado oferece tantas versões de proteção solar que fica até difícil adotar um queridinho — queridinho mesmo, já que ele pode livrar a sua pele do temido envelhecimento precoce e de sessões de peeling e tratamentos estéticos caros e dolorosos.

Pois bem, já que estamos aqui para esclarecer essa escolha, vamos às dicas.

Descubra a melhor textura

As versões vão de mousse diferentão até o tradicional creminho, passando pelo maravilhoso e superprático protetor com pigmento. Para determinar essa escolha, considere o seu tipo de pele. Se for oleosa, é certo escolher produtos livres de óleo, como os tipos sérum e gel. Se for seca, fique longe dessas opções e dê espaço para os cremes.

Fique de olho no fator de proteção

Todo mundo sabe que o filtro solar tem função de proteger, mas qual é o fator de proteção que a sua pele precisa? O FPS (fator de proteção solar) médio indicado para os brasileiros é 30, mas há alguns pontos a se considerar antes de bater o martelo 🔨 para essa decisão:

  • quem tem propensão a câncer de pele ou já passou por essa doença deve escolher um produto de FPS 60;
  • peles muito claras ou supersensíveis ao sol também devem optar por uma alta proteção;
  • peles negras, por terem uma proteção natural ao sol, podem escolher um produto de fator mais baixo, como 15 ou 20;
  • para as pardas ou morenas claras, o nível de proteção solar deve estar entre 20 e 30.

Qual é a quantidade ideal de produto?

O que evita você de parecer um pimentão de fim de feira não é o exagero de produto! Há uma quantidade certa de protetor solar (um pouco de matemática) para o cuidado ser eficiente: 2 mg de filtro para cada centímetro de pele.

Calma! Isso não quer dizer que você precisa contar com balança e régua toda vez que for aplicar o protetor. Tem uma medida recomendada pelos dermatologistas que considera uma pessoa de 70 kg:

  • uma colher de chá para o rosto e o pescoço;
  • duas colheres de chá para o tronco (frente e trás);
  • duas colheres de chá para os braços;
  • quatro colheres de sopa para pernas e pés.

Quando aplicar o protetor?

Eis um ponto muito importante: não ache que o uso do protetor solar se restringe aos dias mais ensolarados de praia ⛱️! Se você deseja uma pele saudável e jovem, é importantíssimo aplicar protetor solar todos os dias, faça chuva ou faça sol. Passe pelo corpo todo, mas foque nas áreas que ficam mais expostas, como rosto, pescoço e braços.

O recomendável é que o protetor seja aplicado pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada 2 horas. Mas é claro que se você suar muito ou entrar na água deve passar outra camada de filtro solar antes desse tempo. Para fazer as reaplicações de forma eficiente é preciso estar com o corpo seco.

O protetor interfere na absorção de vitamina D?

Sabemos que a vitamina D, encontrada em alguns alimentos 🍣 e metabolizada pelo sol, é essencial para o bom funcionamento gastrointestinal e até para a saúde dos ossos. Muita gente se pergunta se o uso do protetor barra a produção dessa vitamina.

A resposta é não, e quem garante isso é um grupo de dermatologistas e o laboratório de análises clínicas da UFF (Universidade Federal Fluminense), baseados em um teste aplicado em mais de 90 pessoas durante o II Simpósio Nacional de Cabelos e Unhas.

Maquiagem com filtro substitui o protetor?

Não substitui, e a gente explica! A maioria das maquiagens promete ser equipada com filtro, mas não possui um fator alto o suficiente para preservar de verdade o rosto do sol.

Além do mais, esse tipo de produto com proteção solar não cobre toda a área necessária, já que, geralmente, a gente recorre aos princípios da make só pra cobrir algumas imperfeiçõezinhas e não passa no rosto inteiro, no colo, no pescoço, nos braços etc.

Você pode aproveitar o verão para “torrar o bumbum” 🍑 na praia. O que não pode — de jeito nenhum! — é fazer isso com a pele desprotegida. Depois de conferir todas as nossas dicas de como usar protetor solar, vai ficar difícil pagar de camarão 🍤 nas férias.

Gostou de tudo que encontrou no texto? Nas nossas redes sociais tem ainda mais coisas interessantes e superúteis sobre corpo e beleza 👯. Curta a página da BEYOUNG no Facebook e fique ainda mais antenada!

Posts Relacionados

4 comentários em “Passo a passo: como usar protetor solar sem erros”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *