6 dicas fantásticas para cuidar da pele dos olhos

pele dos olhos
6 minutos para ler

A pele dos olhos é a região mais sensível e fina do rosto e, por isso, é a primeira a sofrer com os sinais do envelhecimento, precisando de cuidados especiais para evitar as rugas, flacidez e a formação de olheiras. Mudando alguns hábitos e iniciando uma rotina de cuidados desde cedo, é possível amenizar os efeitos da idade e manter o olhar luminoso.

Escolher produtos específicos para essa área é fundamental, assim como manter bons hábitos de limpeza. Quer entender melhor porque a área dos olhos é diferente do restante do rosto e quais cuidados são necessários para mantê-la mais bonita e jovem? Continue lendo este post!

👀 Por que a pele dos olhos precisa de mais cuidados?

O contorno dos olhos é o local em que fica a pele com menor espessura do nosso corpo. Além de ser um tecido mais fino, a região dos olhos também é muito sensível e composta por um sistema complexo de microvasinhos que, por fatores genéticos ou de envelhecimento, podem alterar a coloração da pele e formar as olheiras.

Por conta de sua espessura e também pela intensa movimentação das pálpebras, a região está mais sujeita a demonstrar os sinais do envelhecimento, como o aparecimento de linhas de expressão, “pés de galinha”, flacidez e outros problemas que deixam um aspecto envelhecido no rosto.

👉 Como cuidar da pele na área dos olhos?

Apostar em produtos específicos e mudar alguns hábitos é a chave para amenizar esses efeitos e conquistar uma pele mais jovem e luminosa. Não há uma idade certa para as rugas e manchas aparecerem, contudo, dermatologistas recomendam que os cuidados preventivos com a região do rosto devem começar a partir dos 25 anos. A seguir, listamos algumas dicas que você deve aplicar em seu dia a dia.

1. Faça a limpeza correta da região 💧

Limpar bem a pele é essencial para combater os efeitos da poluição e eliminar as impurezas acumuladas ao longo do dia. Lave a região com água morna e faça a limpeza sempre com movimentos suaves, para não agredir a área.

Retire completamente a maquiagem utilizando produtos sem álcool e corantes. Alguns demaquilantes não são adequados, é o caso dos lenços e removedores oleosos que podem irritar a pele. A dica é apostar em soluções micelares, que são mais gentis e removem até mesmo as maquiagens à prova d’água sem agredir.

2. Aposte em produtos específicos

Não é indicado utilizar o mesmo hidratante do rosto na área dos olhos, isso porque produtos específicos para essa região são formulados levando em conta todas as especificidades dessa pele. Além de serem oftalmologicamente testados e hipoalergênicos, os dermocosméticos para a área dos olhos contam com ativos que auxiliam na parte vascular e reduzem a pigmentação das olheiras.

Na aplicação, é importante utilizar pequenas gotas e espalhar de fora para dentro com movimentos suaves, para estimular o sistema linfático. Quanto menos produto você utilizar, mais fácil será para a pele absorver o hidratante.

3. Escolha produtos com ação anti-idade

pele dos olhos

Os produtos com ação anti-idade são um complemento nos cuidados com a área dos olhos e vão prevenir e amenizar as rugas e linhas de expressão nessa região. Fórmulas com antioxidantes são ideais para evitar o aparecimento precoce de rugas, flacidez e manchas, pois atuam no combate aos radicais livres.

Já os cosméticos com retinol, derivado da vitamina A, auxiliam na elasticidade da pele e podem clarear manchas e olheiras, melhorando a textura e aparência do contorno dos olhos.

4. Nunca esfolie as pálpebras nem as olheiras

A esfoliação é um passo importante na rotina de cuidados com o rosto, pois é responsável pela renovação celular e remoção de impurezas. Entretanto, não deve ser realizada nunca na área ao redor dos olhos.

Ao aplicar máscaras faciais e esfoliantes, deixe as pálpebras e região da olheira livres de produto, pois essa região é mais sensível e propensa a alergias e irritações.

5. Faça compressas para desinchar ❄️

Se você acorda com os olhos muito inchados e com bolsas, pode recorrer a esse método caseiro para aliviar o problema. O gelo é uma boa opção. Envolva as pedrinhas em um pano ou gaze e pressione, durante alguns segundos, sobre os olhos, sempre retirando em seguida para não queimar a pele.

Outra dica é fazer as compressas utilizando um algodão molhado em chá de camomila, que tem ação calmante e antioxidante e auxilia na diminuição dos inchaços. Deixe a compressa agir por 10 minutos e, em seguida, enxágue com água fria.

6. Não se esqueça da proteção solar 🌞

Proteger a pele dos raios solares é muito importante e, com a região dos olhos, não é diferente. Entretanto, o uso do protetor comum próximo aos olhos pode causar irritações na mucosa e, por isso, é preciso investir em produtos testados e aprovados para a área. Sempre aplique com cuidado, evitando muita proximidade com os olhos.

Para quem tem os olhos muito sensíveis, vale a pena apostar em óculos de sol de qualidade, com proteção UV, e utilizá-lo sempre que for se expor aos raios solares.

👉 Como disfarçar rugas e olheiras?

pele dos olhos

Para disfarçar as rugas e linhas de expressão que já estão instaladas na região dos olhos, você deve, antes de mais nada, hidratar muito bem a área com produtos específicos para o contorno dos olhos. Em seguida, aplique um primer — que atuará com um efeito de preenchimento, uniformizando a textura da pele e diminuindo a aparência das rugas.

Produtos com ação de lifting instantâneo também são indicados, pois diluem os “pés de galinha” e minimizam a aparência de bolsas e olheiras em poucos minutos, dando um aspecto mais jovem e bonito para o rosto.

A pele dos olhos é muito mais fina e sensível do que a do resto do nosso rosto, por isso, precisa de cuidados diferenciados, para que não sofra com os efeitos do envelhecimento precoce. Seguindo nossas dicas, você conseguirá mantê-la sempre saudável e bonita, minimizando o risco de irritações e os efeitos da idade.

Gostou das nossas dicas? Confira também alguns cuidados que você deve ter com a pele em sua rotina noturna.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-