Como prevenir envelhecimento e continuar com a aparência jovem? Descubra!

prevenir envelhecimento
7 minutos para ler

Não é nenhum mistério que o envelhecimento é um processo natural, que ocorre com todas as pessoas. Acontece que, quando não se tem uma rotina saudável e cuidados básicos com a pele, ele pode aparecer muito mais cedo. E, então, como prevenir envelhecimento? 🤔

Existem diversas formas que estimulam a produção de colágeno e elastina para a pele, além de assegurar mais saúde e qualidade de vida ao longo do tempo. Neste artigo, separamos as principais dicas para você manter a sua aparência jovem com muita facilidade. Boa leitura!

Mantenha um estilo de vida saudável

O primeiro passo para prevenir envelhecimento é desenvolver uma rotina de vida saudável. Ainda que a limpeza e os cremes hidratantes sejam importantes — falaremos mais sobre eles a seguir —, eles não são suficientes para combater os sinais do tempo.

Vamos pensar juntas: do que adianta ter produtos excelentes, se eles só servem para mascarar os efeitos do envelhecimento? 🤷 O grande objetivo de combater esse fenômeno é justamente promover uma vida livre desses sinais, e isso só é possível quando olhamos e nos preocupamos com a nossa saúde física.

E, então, como manter um estilo de vida saudável que corrobore com a luta contra as rugas e linhas de expressão? Abaixo, listamos três aspectos que você precisa considerar para desenvolver novos hábitos que trarão benefícios reais para o seu dia a dia. Confira!

Alimentação 🍎

É claro que não podemos deixar de falar da alimentação, certo? Hoje em dia, percebemos um grande crescimento da vida fitness, conquistando diversas pessoas ao redor do mundo e conscientizando uma geração que busca por mais saúde e qualidade de vida.

Desenvolver novos hábitos na alimentação significa compreender a nutrição de uma forma diferenciada, entendendo os benefícios que uma alimentação correta traz para você e se dedicando a manter um equilíbrio diariamente. 🍽️

Isso quer dizer que nem sempre a mudança nutricional envolve a restrição de refeições. Na maioria dos casos, ela reajusta sua balança alimentícia, inserindo outros condimentos saudáveis que precisam ser ingeridos para estimular a produção natural de vitaminas, hormônios e minerais.

Uma excelente dica para potencializar os efeitos dos seus produtos pró-idade é investir em alimentos ricos em vitamina E, C e selênio, pois são elementos antioxidantes capazes de proteger suas células contra os radicais livres. 🙌

Atividade física

prevenir envelhecimento

Outro ponto importante de ser observado é a atividade física. Além de manter uma alimentação balanceada, você não pode deixar de lado os exercícios. Afinal, são eles que estimulam a sua vitalidade, fazendo com que você fique muito mais disposta a encarar o dia a dia, além de conquistar uma aparência saudável.

Tenha em mente que o principal objetivo da prática física não é perder peso — ainda que esse fenômeno apareça como uma consequência —, mas sim aumentar a sua potência cardiorrespiratória, fortalecer sua musculatura, melhorar a sua circulação e estimular a produção de colágeno para manter a pele firme. 💪

Qualidade de sono

Além de ter uma boa alimentação e praticar regularmente algum exercício, é necessário prestar atenção na qualidade que você tem de sono. Isso quer dizer que você precisa dormir mais? Depende! Muitas vezes, só é necessário identificar qual é o tempo mínimo que o seu organismo precisa para funcionar corretamente.

Via de regra, cada ser humano precisa ter em média sete horas de sono por dia para que o corpo regule suas funções, coloque o metabolismo em dia, recarregue suas energias e, por consequência, previna o envelhecimento precoce.

Invista nos cuidados com a pele

Agora que você já conheceu as melhores formas de desenvolver hábitos saudáveis, o que precisa ser feito? O próximo passo é montar uma rotina de cuidados com a pele. Com o seu corpo regulado e funcionando da maneira certa, é possível utilizar produtos para potencializar os seus resultados.

Nesse sentido, você pode — e deve! 😄 — investir em cosméticos de qualidade que tragam benefícios reais para você, tanto de limpeza quanto de firmeza e hidratação profunda da cútis.

A seguir, nós listamos os três passos que você precisa realizar na sua rotina de cuidados com a pele, tanto facial quanto corporal, para ter excelentes resultados preventivos. Confira!

Limpeza e hidratação

prevenir envelhecimento

A primeira etapa de uma rotina perfeita de cuidados é a limpeza e hidratação. Isso, porque constantemente estamos expostas à poluição, que causa sérios danos na nossa cútis, podendo até acumular radicais livres que envelhecem a pele.

Assim, higienizar a derme com água micelar é fundamental para garantir que a sua pele está livre de impurezas que, em longo prazo, podem gerar incômodos, como linhas de expressão, acne e oleosidade excessiva.

Depois de limpar, é preciso aplicar um hidratante de qualidade, voltado para o seu tipo de pele, com o objetivo de regular o pH da cútis, estimular a circulação e proporcionar um toque macio e sedoso ao longo do dia.

Proteção contra o sol

Assim que a sua pele estiver limpa e hidratada, está na hora de aplicar o protetor solar. É importante ter em mente que essa etapa nunca pode ser pulada, inclusive nos dias nublados, pois a radiação UV atravessa as nuvens e incide na nossa pele constantemente. 😱

Para garantir uma boa proteção, sem perder de vista a maciez da cútis, é indicado optar pelos produtos de toque seco com pelo menos 30 de FPS, que mantêm a oleosidade natural da pele e garantem uma sensação mais confortável ao longo do dia.

Finalização

Como o próprio nome já diz, a última etapa se refere à finalização dos cuidados. Nesse momento, você deverá utilizar um primer ou instant sérum para potencializar os procedimentos realizados antes, reduzindo as linhas de expressão, minimizando as olheiras e combatendo a flacidez.

Vale lembrar que o primer pode ser aplicado após a proteção solar e maquiagem, tendo em vista que ele prolonga a duração da make ao mesmo tempo em que uniformiza a cútis. No caso do instant sérum, se você busca resultados mais eficientes, o indicado é aplicá-lo antes do protetor solar.

Cuide da sua saúde mental 🧘

Por fim, nossa última dica para você prevenir envelhecimento é cuidar da sua saúde mental. Tenha em mente que qualidade de vida não diz respeito somente à resistência física, também envolve o quanto você está bem consigo mesma e com os outros.

Nesse sentido, procure evitar o estresse e as preocupações, encontrando formas de aliviar as tensões no final do dia. Isso faz com que você mantenha a mente equilibrada e, por consequência, o seu corpo mais harmonizado, combatendo o envelhecimento.

Você percebe como não é tão desafiador assim prevenir envelhecimento? Desenvolvendo hábitos saudáveis, cuidando da sua saúde mental e realizando seu ritual de beleza com os produtos certos, você consegue equilibrar o seu corpo e mente, aumentando a sua qualidade de vida.

E então, o que achou do nosso artigo? Se quiser acessar mais conteúdos como este, assine nossa newsletter e não perca nenhuma atualização!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-