Primer facial: entenda aqui como funciona esse produto!

primer facial
6 minutos para ler

primer facial

O primer facial deve ser o primeiro produto aplicado na pele antes de fazer a make. Ele é indispensável porque consegue fazer verdadeiros milagres no rosto.

Além de manter a maquiagem intacta por muito mais tempo, controla a oleosidade e melhora a textura da pele. Ou seja, camufla os poros abertos e atenua as linhas de expressão.

Esse produto oferece muitos outros benefícios. Quer saber quais são? Então, continue com a leitura! Neste post, explicaremos o que ele faz por sua pele, em quais versões é encontrado e ainda ensinaremos um passo a passo de como deve ser aplicado. Confira!

O que é primer facial?

O primer é um produto muito concentrado utilizado como pré-maquiagem. Ou seja, deve ser aplicado após o hidratante e antes da base. Dessa forma, deixa a superfície da pele perfeita para receber a make, potencializando e intensificando os seus efeitos.

Além disso, evita o contato direto dos produtos de maquiagem com a derme, o que diminui a oleosidade. Há três formas de apresentação do primer facial: sérum, balm e creme. Também é possível encontrá-lo com ou sem cor.

Há primers específicos para cada tipo de pele e de acordo com as mais diversas necessidades. Logo, alguns são voltados para esconder rugas, outros para hidratar, contrair os poros, diminuir a oleosidade, causar efeito tensor etc.

Quais os benefícios do primer facial?

Como já mencionamos, o primer facial é indispensável para dar um acabamento duradouro e sofisticado na maquiagem. Confira o que ele faz:

  • suaviza a pele: deixa a sua pele mais aveludada e suave, melhorando o resultado final da sua make;
  • promove o fechamento dos poros: mesmo quem não sofre com os poros dilatados, deve usar primer. Afinal, ao passar base, os poros ficam bastante evidentes;
  • diminui a oleosidade da derme: essa é a principal função do primer. Ao fechar os poros, evita que o sebo natural da pele saia por eles e que as células mortas se depositem no local;
  • reduz a vermelhidão e as olheiras: os primers que contêm cores ajudam a uniformizar o tom da pele, garantindo uniformidade e aparência impecável;
  • não bloqueia os poros: é um produto não-comedogênico. Assim, não entope os poros e, consequentemente, evita a formação de cravos. Afinal, a oleosidade obstrui os poros, acumulando células mortas, fazendo surgir a acne;
  • aumenta a duração da maquiagem: ao evitar a oleosidade e o suor da pele, o primer deixa a maquiagem intacta por muito tempo. Também atua como um escudo natural contra água, poeira e detritos que desgastam a make;
  • ameniza as linhas e rugas: graças à película que o primer forma sobre a pele, consegue preencher e, assim, disfarçar linhas finas, ruguinhas e cicatrizes no rosto;
  • melhoram o aspecto da pele: alguns tipos de primer facial iluminam a pele, promovendo uma aparência jovem e descansada;
  • hidrata: alguns primers têm função hidratante, sendo excelentes logo após uma esfoliação;
  • pode ser utilizado em qualquer tipo de pele: há primers com diversas funções. Então, mesmo as peles secas podem se beneficiar do produto, basta encontrar um que possua função hidratante.

Com todos esses benefícios, o primer facial prepara a pele para receber a maquiagem. Desse modo, deixa textura e cor perfeitamente uniformes, além de permitir que a base seja aplicada mais facilmente.

Ele também faz com que os demais produtos da make sejam intensificados na pele. Desse modo, seus efeitos e cores ficam fiéis, já que não são absorvidos pela derme.

Entretanto, para obter todas as vantagens do primer, é essencial saber qual o ideal para você. Quer saber como escolher? Fique de olho no próximo tópico!

Como escolher o primer facial?

Como há diversos tipos de primers, é preciso saber como escolher o ideal para o seu caso. Por isso, analise qual é o seu tipo de pele e o qual efeito você deseja que o produto tenha.

Se o seu rosto tende a ser oleoso, busque um primer que controle bem a oleosidade. Caso seja seco, um com ação hidratante terá melhor ação.

Incolor ou colorido? Há primers que contêm cores em sua formulação, ou seja, disfarçam as olheiras, manchas e vermelhidões. Desse modo, prefira:

  • amarelo: para dar mais luminosidade à pele e disfarçar olheiras e manchas arroxeadas;
  • verde: para apagar marcas avermelhadas, como sinais de acne, vasinhos, rosácea e, inclusive, nariz de gripe;
  • lilás: para camuflar imperfeições amarronzadas, como melasmas e outras manchas.

Há, ainda, os primers fixadores de maquiagem e os que priorizam a suavização de linhas, rugas e marcas de expressão. De forma geral, os primers incolores oferecem todos os benefícios que citamos anteriormente.

No entanto, algumas marcas priorizam alguns efeitos. Por esse motivo, é necessário analisar quais as suas necessidades para, posteriormente, optar pelo primer facial mais adequado.

Mas não basta somente escolher o ideal. Também é fundamental saber como aplicar o produto de forma correta. Somente assim será possível conquistar todos os benefícios oferecidos pelo primer. A seguir, ensinaremos o passo a passo da aplicação. Confira!

Como aplicar corretamente o primer?

Agora que você já sabe como escolher o primer facial adequado, é hora de aprender a aplicá-lo de forma correta. Então, vamos aos passos:

  1. limpe bem a pele, pois o produto não fixa bem se a derme estiver com impurezas;
  2. se sua pele for seca, o ideal é tonificar; em seguida, passe o hidratante como de costume;
  3. coloque pouca quantidade do primer em sua mão — o equivalente a um grão de ervilha é o suficiente para todo o rosto e o pescoço. Aplicar o produto em excesso fará sua pele craquelar e comprometerá toda a make;
  4. com a ponta dos dedos, espalhe o primer facial em todo o rosto, evitando passar mais de uma vez em uma mesma área. Os dedos ajudam a selar os poros e a dar uma textura uniforme;
  5. uma excelente dica é começar pelo centro do rosto — ou zona T — e espalhar para fora, em movimentos circulares;
  6. pronto! Sua pele está impecável, uniforme, sem imperfeições, linhas ou poros dilatados! Agora, é só caprichar no restante da maquiagem para arrasar!

O primer facial é imprescindível para melhorar o aspecto da pele. Além de deixar seu rosto com aspecto aveludado, rejuvenescido, iluminado, uniforme e livre de qualquer imperfeição, ainda prolonga a duração da sua make e ajuda a prevenir o surgimento de cravos. Então, não abra mão desse produto maravilhoso!

Se você deseja uma pele rejuvenescida desde a primeira aplicação e com resultados duradouros e cumulativos, entre em contato conosco agora mesmo! Nós temos a solução para você!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 thoughts on “Primer facial: entenda aqui como funciona esse produto!

Deixe uma resposta

-