Como otimizar a rotina para ter mais produtividade no dia a dia?

6 minutos para ler

Você sabe o que é produtividade? Ela é a nossa capacidade de realizar tarefas gastando menos tempo e recursos. Não podemos confundi-la com produção, que é apenas a medida dos resultados.

Nosso cotidiano é tão atribulado que às vezes fica difícil conciliar o profissional e o pessoal, não é mesmo? Para que nenhuma parte da nossa vida fique sem a devida atenção, devemos manter uma rotina que facilite o cumprimento das nossas atividades pessoais e aumente a nossa produtividade no trabalho.

Como organizar todos os afazeres do dia? É sobre isso que falaremos neste post. Continue a leitura e saiba como otimizar a rotina!

Estabeleça a sua prioridade

Antes de tomar qualquer atitude, é preciso entender o que é prioridade na sua vida: filhos, carreira profissional, satisfação pessoal, aquisição de bem material, entre outros. A partir daí você consegue traçar o melhor caminho que leva ao seu objetivo.

Quando não temos foco, acabamos deixando de lado algum aspecto que é essencial. Por isso, anote em algum lugar, para não se esquecer, os seus desejos e planos de acordo com o que é mais importante para você.

Encontre métodos para organizar a sua rotina

O que funciona para um pode ser o que não dá certo para outro. Isso acontece em várias ocasiões e com a organização da rotina não é diferente.

Às vezes aquela amiga consegue cumprir todas as tarefas porque escreve tudo na agenda de papel, enquanto outra colega prefere usar aplicativos de celular.

Como essa questão é muito pessoal, você deve testar o que é melhor para o seu estilo de vida. Não sabe ainda como pode fazer isso? É fácil: experimente! Faça listas com os afazeres dos dias da semana e os horários a cumprir. Caso não dê certo, ajuste até que encontre a rotina ideal.

Fique de olho na sua saúde

Com tantas atividades é normal nos esquecermos de cuidar da saúde. Aquele check-up médico sempre fica para depois e, quando nos damos conta, já estamos doentes, o que prejudica a nossa produtividade, além de significar alguns dias se sentindo indisposto.

Por isso, além das consultas ao médico, tenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios físicos regularmente.

Um corpo saudável tem muito mais disposição para encarar as batalhas do dia sem tanto esforço e sacrifício.

Tenha hora para dormir e acordar

Essa pode parecer uma dica boba, mas ver televisão até mais tarde ou sucumbir àqueles cinco minutinhos inofensivos da soneca do celular podem minar a sua produtividade. Para recuperar as energias e estar bem-disposto é fundamental dormir oito horas por noite.

Além do mais, pela manhã, qualquer minuto pode fazer a diferença. Acordar atrasado aumenta a ansiedade e, com isso, fica ainda mais difícil ter disposição para cumprir as obrigações do dia.

O ideal é acordar com tempo o suficiente para se arrumar com calma e tomar café para ir ao trabalho. Caso você trabalhe em casa, essa dica é ainda mais interessante, já que a procrastinação é inimiga da produtividade.

Desligue-se das distrações

Aquela conferida nas redes sociais custa preciosos minutos do seu tempo que podem se tornar horas ao final do dia. Portanto, determine horários para que você acesse esses sites e, em hipótese alguma, dê aquela olhadinha fora do proposto.

O mesmo acontece com os aplicativos de mensagem. Se deixamos fora do silencioso, pode ser mais uma distração e, quando você se der conta, perdeu momentos em que poderia ter feito algo produtivo. Que tal deixar o celular no silencioso enquanto trabalha?

Delegue as atividades que outros podem fazer

Certamente você já ouviu falar no ditado: se quer bem-feito, faça você mesmo. Incorporamos tanto esse lema em nossas vidas que acabamos tendo a sensação de que somente nós somos capazes de executar algumas tarefas.

Entretanto, existem diversas atividades que terceiros podem realizar tão bem quanto você. Por exemplo: delegue as atividades para a família em casa e conte com o apoio de colegas no trabalho. Assim, você não fica sobrecarregada e pode tirar proveito do tempo livre que terá.

Cuide da sua autoestima

É muito comum as mulheres reclamarem que não sobra um momento para se cuidarem, principalmente depois de se tornarem mães. Com filhos ou não, a verdade é que estamos cada vez mais ocupadas e deixamos a nossa aparência em segundo plano.

A autoestima é parte fundamental da nossa vida. Ela é a capacidade de gostar de quem somos, tanto da nossa personalidade quanto da nossa aparência. Por isso, separe uns minutinhos do seu dia para um ritual de beleza de manhã e à noite.

Cuidar da pele, dos cabelos, das unhas, do corpo e do bem-estar são maneiras de aumentar esse poder de apreciação própria. Sentir-se bonita e jovial melhora nosso ânimo e ajuda a aumentar a produtividade!

Tire um tempo para fazer o que gosta

Qual foi a última vez que praticou algum hobby ou teve momentos de lazer com a família? Se a reposta é: há uma semana ou menos, está de parabéns!

Porém, se você nem se lembra, está na hora de mudar isso! Viver só em função do trabalho ou da casa pode ser muito desgastante.

Dance, faça um passeio no parque, medite, relaxe, leia um bom livro, colecione objetos, cuide de plantas, viaje ou invista em qualquer atividade que dê prazer.

Tirar um tempo para você e para ficar com quem ama também ajuda a aumentar a produtividade, uma vez que uma mente descansada é mais eficiente e criativa.

Trace metas reais

De nada adianta criar uma rotina quase impossível de cumprir que só servirá para deixá-la frustrada e estressada. Afinal, imprevistos acontecem a todo o momento. Por isso, reflita sobre o seu dia a dia e determine ações que você poderá realizar com excelência.

Essa última dica é quase uma reflexão, não é mesmo? Queremos fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo e muitas vezes elas não saem como deveriam. Por isso, coloque metas reais e alcançáveis.

A nossa produtividade está ligada à forma com que executamos as tarefas do dia a dia e às prioridades que temos. Para que possamos otimizá-la é preciso criar uma rotina, estabelecendo horários para fazer as atividades, mas sem deixar de lado nenhum aspecto da nossa vida que nos dê prazer.

Quer saber dicas de beleza, saúde e bem-estar em primeira mão? Então assine a nossa newsletter e receba as nossas dicas diretamente na sua caixa de e-mail!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 thoughts on “Como otimizar a rotina para ter mais produtividade no dia a dia?

Deixe uma resposta

-