Rotina de beleza: como montar a sua em 9 passos

rotina de beleza
18 minutos para ler

Consolidar uma rotina de beleza, muitas vezes, é um grande desafio. Isso porque envolve as mudanças de hábitos que já estavam estabelecidos e alinhados ao nosso dia a dia de trabalho. Acontece que alguns comportamentos podem diminuir a nossa qualidade de vida e trazer prejuízos para a saúde.

Por isso, os hábitos de cuidado vão muito além de manter um padrão estético — na verdade, essa é a característica menos importante de uma rotina de beleza —, eles envolvem a melhora da autoestima, um momento de autocuidado e o aumento da sua saúde. 🤩

Se você ainda não sabe como estabelecer uma nova rotina, fique tranquila! Separamos abaixo as melhores dicas para você criar hábitos e investir no seu autocuidado. Vamos lá? 🙆

A importância de uma rotina de beleza e cuidados

Antes mesmo de entender quais são os passos para criar uma rotina de beleza de qualidade, você precisa conhecer a sua importância. Afinal, do que adianta conhecer todos os rituais, se não entende o motivo por trás de realizá-los?

Bom, como comentamos, a rotina ultrapassa a barreira dos padrões de beleza: ela busca uma nova forma de ser e estar no mundo, permitindo a criação de uma relação profunda e saudável entre você e o seu corpo.

Assim, por meio dos cuidados diários e semanais, você consegue se conectar com o seu organismo, aceitando-o tal como ele é e permitindo um cuidado aprofundado que surte efeitos reais no futuro. Mas, então, o que isso quer dizer?

Na verdade, ao entrar em contato com você mesma — criando um momento de autocuidado —, conhece mais sobre si e sobre o corpo que você tem. Isso acontece ao mesmo tempo que você estimula todo o seu organismo a trabalhar de forma funcional ao hidratá-lo e protegê-lo.

Dessa maneira, a sua cútis é regenerada e fortalecida, o seu cabelo fica mais forte e o seu corpo funciona melhor, trazendo uma sensação de bem-estar praticamente instantânea que, a longo prazo, é reforçada pelos seus comportamentos diários de autocuidado.

Você percebe que a rotina de beleza se torna um ciclo que só traz benefícios? Mesmo que ela tenha poucos passos ou apresente um tempo reduzido, esse momento do seu cotidiano já é importante, por permitir que todas essas vantagens apareçam e transformem a relação que você tem com o seu corpo.

Os primeiros passos para criar a sua rotina

Não podemos negar: criar hábitos é muito difícil. Quantas vezes você já tentou mudar o seu comportamento? Na grande maioria das tentativas, nós até estabelecemos nossos objetivos, mas nos perdemos no meio do caminho e não conseguimos alcançá-los.

Isso acontece porque criamos grandes metas pensando no seu resultado e não na sua efetividade. Em outras palavras, para criar a sua rotina de beleza, você precisa considerar os pequenos passos que devem ser feitos para que ela se desenvolva com sucesso.

Para ajudá-la nesse processo, listamos a seguir as principais etapas que você precisa cumprir para atingir o seu objetivo. 📝Lembre-se, no entanto, que esses são apenas os primeiros passos que você precisa dar para alcançar a sua rotina ideal, ok?

Organize os seus produtos

Vamos pensar juntas: se você não sabe quais produtos você tem disponível e quais são aqueles que podem ser utilizados, como realizará uma boa rotina? É por isso que o primeiro passo é a organização.

Antes mesmo de fazer uma lista daqueles produtos que você precisa adquirir, confira quais são os cosméticos que estão na sua casa, quais foram recomendamos pelo seu dermatologista e por que, e organize cada um deles em um espaço diferenciado no seu banheiro.

Isso quer dizer que você deverá analisar a data de validade de cada cosmético — incluindo as maquiagens — e observar o que ainda é útil para você. Somente depois de ter separado o essencial é que podemos considerar os novos produtos.

Esse pequeno passo, além de manter a sua rotina organizada desde o início, também estimula a sua motivação, já que eleva o custo-benefício 💰 da sua mudança e potencializa o efeito positivo de uma compra consciente e de qualidade.

Bom, agora que você já organizou tudo, o que precisa ser feito? O próximo passo é conhecer os melhores produtos que precisam fazer parte do seu ritual, pois trazem diversos benefícios a cada uso. Confira!

Água micelar

Um produto que virou tendência é a água micelar. Capaz de limpar a pele com perfeição, esse cosmético se tornou essencial na rotina de qualquer pessoa. A sua eficiência ocorre em função de nanopartículas de lipídeos que atraem o óleo e as impurezas da pele, ao mesmo tempo que evita o ressecamento da cútis.

Isso por si só já é um benefício e tanto, não é mesmo? Acontece que a água micelar não para por aqui, ela também não altera o pH da pele, fazendo com que você não precise utilizar sabonetes específicos ou tônico facial para realizar a limpeza, principalmente nos dias mais corridos.

Assim, ao inserir esse produto na sua rotina, você consegue otimizar o seu tempo de cuidado, sem perder de vista a qualidade que ele deve ter para manter a sua saúde e bem-estar em dia. Perfeito, né?

Tônico facial

O tônico facial também é uma alternativa de limpeza de pele. No entanto, diferentemente da água micelar, esse produto equilibra o pH da cútis e pode ser misturado com outros elementos para potencializar o resultado de algum tratamento.

Nesses casos, cada tônico pode apresentar uma propriedade — secativa, calmante, hidratante, rejuvenescedora etc. —, mantendo a integridade da barreira protetora da pele que, muitas vezes, pode ser prejudicada em função do acúmulo de sujeira nos poros.

Em outras palavras, o principal objetivo do tônico é limpar a pele, removendo com perfeição todas as impurezas que são depositadas ao longo do dia na derme. Ao mesmo tempo que ele realiza essa função, protege a cútis e a prepara para receber outros produtos, como o protetor solar e os séruns. 💆🏾

Séruns e boosters

Outro produto que você precisa ter para montar um ritual completo de beleza é o sérum, um cosmético superconcentrado que penetra nas camadas mais profundas da pele e proporciona um resultado rápido e eficiente. Isso porque sua fórmula contém nanomoléculas que garantem a sua rápida absorção, bem como uma textura fluída e agradável.

Atualmente existem diversos séruns, cada um com o seu objetivo principal. Para escolher o melhor para você, basta analisar a sua rotina e observar o que precisa receber uma maior atenção para garantir uma pele mais jovem e saudável.

Por exemplo, se a sua cútis apresenta a tendência de envelhecer precocemente, o ideal é investir em séruns com moléculas antioxidantes, como a vitamina C e E. Esses elementos são capazes de combater os radicais livres que ficam acumulados na pele em função da poluição e radiação ultravioleta.

E mais, cada sérum apresenta a sua especificidade de aplicação, ou seja, você precisa prestar atenção quando ele pode ser utilizado. Isso porque existem produtos que são compostos por ácidos glicólicos ou retinoicos, para promover a proliferação celular, que devem ser aplicados à noite para potencializar a sua eficiência.

É importante lembrar, ainda, que os séruns devem ser utilizados em pequenas quantidades, justamente por serem produtos hiperconcentrados. Nesse sentido, uma pequena gota já é suficiente para preencher todo o rosto e garantir uma boa proteção e tratamento da pele.

Outro produto que pode ser utilizado em conjunto com o sérum, principalmente se a sua pele está mais danificada, é o booster. Como o próprio nome aponta, ele potencializa as ações do sérum e aumenta o efeito Cinderela 👸, perfeito para combater as marcas de estresse e cansaço geradas por uma rotina corrida.

Protetor solar

Nos últimos tópicos, apresentamos excelentes produtos para limpar e rejuvenescer a pele. Acontece que de nada adianta prepará-la para o dia a dia se ela não é protegida contra a ação do sol. Temos que lembrar que o Brasil é um país tropical que apresenta altos índices de radiação UV, e essa exposição causa sérios danos para a cútis.

Entre outras consequências, podemos citar o câncer de pele, aparecimento de melasmas e envelhecimento precoce. É por isso que o uso do filtro solar se torna indispensável na sua rotina, tanto para o rosto quanto para o corpo, já que ele tem a função de proteger a pele contra todos os danos da radiação.

Para não prejudicar a sua rotina, existem diversos cosméticos que já apresentam filtro solar na sua composição, como as bases e os cremes de preparação. Se você está procurando eficiência, esses produtos são altamente recomendados.

Só é importante tomar cuidado com um aspecto: o fator mínimo de proteção é 30 FPS, tendo em vista que abaixo disso os benefícios que o protetor apresenta são reduzidos. Por isso, o indicado é ir ao dermatologista para realizar uma breve consulta e analisar qual o melhor protetor solar para a sua pele, ok?

Hidratante corporal

Até agora, falamos muito sobre os produtos mais recomendados para os cuidados com a pele do rosto, não é mesmo? É muito importante lembrar que uma rotina de beleza não se refere somente ao tratamento facial, ela vai muito além: envolve o cuidado do corpo como um todo, visando promover saúde e bem-estar diariamente.

É por isso que o uso do hidratante corporal se torna tão importante nos rituais de autocuidado. Com um aroma específico e um toque agradável, esse produto auxilia a pele a manter a sua hidratação natural, bem como estimula a circulação sanguínea do local, trazendo benefícios não só estéticos, como também orgânicos.

A dica de consultar um dermatologista para identificar o melhor produto também é muito valiosa nesse período. Isso porque é esse profissional qualificado que identificará com eficiência o seu tipo de pele, bem como as suas necessidades, criando estratégias eficazes de enfrentamento. 👊

Hidratante capilar

Por fim, outro cosmético que não pode faltar na sua rotina é o hidratante capilar. Da mesma forma que o corporal auxilia a pele na sua hidratação natural, o capilar devolve os nutrientes aos fios ao mesmo tempo que repõe a umidade das madeixas.

Assim, utilizá-lo com frequência nos seus rituais estimula o nascimento de fios mais fortes e saudáveis, bem como auxilia na movimentação do cabelo, repõe a água perdida no dia a dia e regula a oleosidade natural produzida pelos folículos capilares.

Defina os tipos de rotina

http://www.youtube.com/watch?v=B_DLAH0idUU[/embed].Depois de ter separado todos os seus produtos e organizá-los em algum espaço especial, o próximo passo é definir os tipos de rotina que você precisa realizar. Mas o que isso quer dizer? Hoje em dia existem muitos rituais que podem ser feitos, sendo que cada um é determinado pela necessidade que o seu corpo apresenta.

Nesse sentido, você precisa fazer uma pequena lista daquilo que deve ser visto com urgência. Por exemplo, se a sua pele facial está seca e começa a descamar, é fundamental investir em um bom tratamento para a cútis, utilizando produtos que estimulem a produção da oleosidade natural ao longo do dia.

Alinhado a isso, pense se os seus fios estão fracos e quebradiços, precisando de uma boa revitalização. Nesse caso, é necessário investir em um cronograma capilar para auxiliar as suas madeixas na produção de novos cabelos de forma saudável. Assim, uma rotina de beleza não necessariamente impede a outra, desde que elas sejam compatíveis e sigam um objetivo em comum. 😉

Rotina de beleza para a pele do rosto

rotina de beleza

Você já deve ter percebido a importância de investir em uma rotina de beleza para o rosto, não é mesmo? Além de deixar a cútis mais bonita, ela também a protege contra os efeitos dos raios UV, estimula a produção de colágeno e elastina e melhora a circulação sanguínea do local.

Se você ainda não sabe como colocá-la em prática, não se preocupe! Abaixo, listamos todos os passos que você precisa realizar para promover um momento de autocuidado perfeito. Confira!

1. Limpeza

O primeiro passo — e talvez o mais importante — é a limpeza de pele. Dividido em dois momentos, esse procedimento não pode ser pulado e deve ser feito diariamente, para trazer benefícios reais para a sua pele.

A limpeza facial pode ser realizada duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir, preferencialmente após o banho. 🛀🏽 A dica de ouro é utilizar um gel ou mousse de limpeza específico para o seu tipo de pele, já que suas fórmulas são mais leves. Em seguida, é só utilizar a água micelar para finalizar.

Você se lembra que esse produto é capaz de limpar qualquer impureza que a sua pele apresenta? O ideal é aplicá-la uma vez pela manhã, para preparar a cútis para os outros produtos, como a maquiagem e o protetor solar, e outra antes de dormir, para retirar os resquícios de sujeira e maquiagem.

2. Esfoliação

Além da limpeza, outra etapa importante é a esfoliação. Ela é excelente para remover profundamente as impurezas, potencializando a limpeza que você fez no passo anterior. Assim, sua principal função é desobstruir os poros para revelar uma pele uniforme, macia e radiante. 😍

O limite da esfoliação varia de acordo com o seu tipo de pele. Isso quer dizer que cútis oleosas demandam uma frequência de esfoliação maior — uma vez por semana, pelo menos —, já que tendem a reter com facilidade as impurezas e células mortas.

Por outro lado, se você tem pele seca, precisa tomar mais cuidado e realizar o procedimento somente uma vez na semana ou a cada quinze dias, dependendo no nível de secura. O indicado é consultar o seu dermatologista para conferir qual é a melhor opção.

3. Hidratação

Agora que você já tem a pele preparada, está na hora de hidratá-la. A mesma regra de respeitar o seu tipo de pele também é útil nesse momento, tendo em vista que existem diversos cosméticos no mercado que proporcionam o aspecto saudável e luminoso que a sua pele precisa.

Via de regra, o hidratante pode ser aplicado logo após a limpeza facial matinal, para penetrar bem na derme e evitar que a água saia, aumentando a hidratação. Vale lembrar que o procedimento noturno é mais indicado para tratamentos específicos, como o contra as manchas ou o pró-idade.

Por fim, lembre-se de finalizar a sua hidratação com o uso de um protetor solar de qualidade — e indicado pelo seu dermatologista — para não ter futuros problemas de pele, beleza?

Rotina de beleza para a pele do corpo

Com a pele do rosto protegida, não podemos deixar de lado a rotina de beleza com o corpo. Afinal, é por meio desse cuidado que você consegue um contato mais íntimo consigo, conquistando todos os benefícios que um bom ritual proporciona.

A seguir, listamos os principais passos para você criar excelentes momentos de autocuidado. Vamos lá?

4. Banho

A rotina de beleza com o corpo começa no próprio banho, tomando cuidado com os produtos utilizados e criando um momento de relaxamento, livrando-se do estresse e cansaço da rotina corrida, ou energizando o corpo para encarar mais um dia. Por isso, não tenha medo de investir em um sabonete diferenciado, com um aroma especial, para promover um espaço seguro de autocuidado.

E mais, você lembra que, para a rotina facial, a esfoliação era uma etapa importante? A mesma coisa acontece aqui 😊. É muito importante investir nesse cuidado para remover as células mortas e abrir os poros para receber a hidratação — sobre a qual falaremos em seguida!

No entanto, é importante prestar atenção na frequência de esfoliação. Enquanto na rotina facial o indicado era uma vez na semana ou até a cada quinze dias para manter a oleosidade natural da pele funcionando corretamente, aqui o ideal é realizar o procedimento pelo menos uma vez por semana, aplicando sempre um hidratante para finalizar.

5. Hidratação

Da mesma forma que a hidratação facial é importante, a corporal também é, já que traz diversos benefícios para o corpo, como a regulação do pH da pele, a maciez e suavidade no toque, o fechamento saudável dos poros, a redução de estrias e a retenção da água da derme, para hidratá-la naturalmente.

Além de investir em produtos voltados para as suas necessidades, você pode olhar para a sua alimentação e verificar se está consumindo a quantidade certa de água por dia. Isso porque de nada adianta utilizar o melhor creme hidratante, se o seu organismo como um todo não está recebendo água para manter-se ativo.

6. Observação e retoque

Ao longo do dia, é importante prestar atenção nos sinais que o seu corpo dá. Por exemplo, é comum perceber as mãos ásperas ou sentir um leve incômodo nos cotovelos ao encostá-los em algum lugar. Isso é o seu corpo falando para você que precisa de hidratação.

Via de regra, essa necessidade pode ser suprida tomando água corretamente, ou seja, pelo menos dois litros de água por dia. No entanto, nada a impede de auxiliar o seu organismo e utilizar hidratantes para amenizar esse desconforto.

Ainda, outro retoque fundamental é o protetor solar. Mesmo que a sua rotina profissional envolva reuniões e trabalhos em salas fechadas, as próprias lâmpadas emitem radiações que alteram a estrutura da cútis. O ideal é aplicá-lo de três em três horas.

Rotina de beleza para o cabelo

Por fim, outra rotina que precisa fazer parte do seu dia a dia é o cronograma capilar 💆. Muito utilizado atualmente, esse procedimento fornece maciez e brilho para as madeixas, indo além da hidratação e investindo na reconstrução e nutrição dos fios, de acordo com suas necessidades.

Mas, então, como que um cronograma capilar pode ser feito e quais são seus benefícios? A seguir, nós listamos e separamos as três etapas do cronograma para você conhecer e aplicar no seu dia a dia. Confira!

7. Hidratação

rotina de beleza

A hidratação é a fase principal do cronograma, já que é ela que fortalece as madeixas e diminui a quebra dos fios. Isso acontece porque os produtos utilizados são capazes de repor a água e os nutrientes, trazendo a maciez desejada para o cabelo.

Para melhorar, a sua aplicação é muito fácil, visto que consiste somente no uso de produtos voltados para a hidratação do seu tipo de fio. Assim, basta aplicar a máscara hidratante logo após o shampoo e antes do condicionador — quando as cutículas ainda estão abertas.

8. Nutrição

A nutrição é o segundo passo do cronograma capilar, e deve acontecer com pelo menos 48 horas de distância da hidratação para que os fios não fiquem saturados e acumulem substâncias químicas prejudiciais.

Para realizá-la, basta utilizar óleos vegetais e cremes hidratantes ricos em lipídeos, para estimular a sua reposição. Vale lembrar que esses elementos são responsáveis por proteger o fio ao alinhar suas cutículas, trazendo o brilho e a leveza que os cabelos bem cuidados apresentam.

9. Reconstrução

Por fim, você deve terminar o seu cronograma capilar com a reconstrução. Nesse momento, é preciso ter uma atenção redobrada para não causar danos aos seus fios. Isso acontece porque a reconstrução tem como objetivo a reposição de queratina, e é indicada para pessoas que apresentam cabelos finos, porosos e quebradiços, ocasionados pelo uso de produtos químicos.

Dessa maneira, imagina o que aconteceria se você colocasse outros cosméticos prejudiciais, além dos químicos já utilizados? Provavelmente, suas madeixas perderiam o brilho, e todo o trabalho que você teve na hidratação e nutrição seria perdido. Por isso, o indicado é esperar no mínimo 72 horas para realizá-la, sempre após as duas etapas anteriores.

Você percebe como desenvolver uma rotina de beleza é desafiador? No entanto, ter esses novos hábitos de autocuidado se torna muito mais fácil se você seguir os passos que apresentamos, adaptando-os de acordo com o seu cotidiano de trabalho e vida pessoal.

E então, o que achou do nosso artigo? Aproveite para receber mais conteúdos como este no seu e-mail assinando a nossa newsletter!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-