Qual é o impacto da rotina saudável para a beleza e o bem-estar?

rotina saudável

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Conquistar uma boa qualidade de vida é umas das maiores preocupações da atualidade. Para isso, é fundamental procurar manter uma rotina saudável. Esse é um conceito abrangente, não se tratando apenas de ter boa alimentação e praticar atividades físicas.

Portanto, é preciso manter hábitos que influenciem de maneira positiva no bem-estar físico, mental, social e espiritual.

Não é preciso fazer uma mudança radical de comportamento. São práticas simples, que podem ser facilmente adaptadas ao cotidiano e que trarão diversos benefícios para a sua vida. Quer saber quais são as vantagens e como ter uma vida mais saudável? Então, continue com a leitura! 😉

Quais as vantagens de adotar uma rotina saudável?

Conforme já mencionamos, aderir a uma rotina saudável causará impacto positivo em diversas áreas da vida. Veja, abaixo, em quais aspectos você perceberá melhoras incríveis!

Aumenta a disposição e a energia

O conjunto de hábitos mais sadios trará mais energia e disposição para realizar as tarefas do dia a dia e para fazer o que você gosta, como viagens, cuidar dos filhos, trabalhar, ir a passeios ou eventos.

Melhora o quadro de saúde em geral

A prática de exercícios promove aumento do condicionamento físico e equilíbrio hormonal. Uma alimentação balanceada promove o bom funcionamento do organismo. Por sua vez, momentos de relaxamento, descanso e de atividades prazerosas fazem bem à mente e ao corpo.

Desse modo, a rotina saudável melhora e mantém a boa saúde.

Resgata a autoestima

Quando o organismo está funcionando corretamente, há a nutrição adequada para melhorar o aspecto dos cabelos, unhas e pele. Cuidando da alimentação e praticando alguma atividade física, a estrutura do corpo tende a mudar.

Ou seja, será possível eliminar aqueles quilinhos extras e a tão indesejada celulite. Desse modo, você se sentirá bonita não somente para si como também para os outros.

Evita o envelhecimento precoce

Ao optar por alimentos saudáveis, com nutrientes adequados e ricos em antioxidantes, bons hábitos de vida e prática de exercícios, os ossos e articulações ficam fortalecidos, a pele fica mais jovem, há mais disposição e melhora do humor.

Esses e outros benefícios da rotina saudável contribuem para evitar o envelhecimento precoce. Ou seja, você não só se sentirá mais jovem como também estará mais jovem.

Valoriza a imagem pessoal

Ao cuidar de si, tanto externa quanto internamente, a sua imagem pessoal será valorizada. Como é o cartão de visitas, seus relacionamentos sociais e profissionais também serão melhorados.

Que hábitos adotar para ter uma rotina saudável?

Para aproveitar todas as vantagens descritas no tópico anterior, é preciso incluir algumas práticas em seu dia a dia. Veja quais são!

Exercite o cérebro

Cuidar da saúde da mente é contribuir para a sua longevidade. Afinal, é preciso poder realizar as tarefas mais simples sem depender da ajuda dos outros. Então, exercite seu cérebro com atividades como leitura, palavras-cruzadas, quebra-cabeças, jogos de lógica.

Pratique também a meditação, pois além de promover um grande relaxamento, é um excelente exercício para a mente. Descubra algum hobby ou, finalmente, passe a praticar aquele que você acabou deixando de lado devido à correria do dia a dia.

Coma melhor

Evite alimentos industrializados, ricos em gorduras saturadas, açúcar e sódio. Esse hábito, além de contribuir para o ganho de peso e o surgimento de doenças como diabetes e as cardiovasculares, ainda diminuirá sua disposição e impactará de forma bastante negativa em sua pele, unhas e cabelos.

Dê preferência aos alimentos naturais, que são ricos em fibras, vitaminas, antioxidantes, minerais e demais nutrientes essenciais à manutenção da saúde do organismo. 🍎🍌🍊

Garanta boas noites de sono

Um sono revigorante faz com que o dia seguinte seja produtivo. Também é fundamental para diversas funções endócrinas e metabólicas do corpo. Então, busque dormir no mínimo 8 horas por dia.

Desligue os aparelhos eletrônicos 1 hora antes de deitar, escolha um colchão de qualidade, deixe o quarto escuro e preze pela tranquilidade no ambiente. 💤

Exercite-se

A prática de atividade física faz com que você fique mais disposta, melhora seu condicionamento físico e contribui para a boa forma.

Mas os benefícios vão além: melhora o humor devido à produção de serotonina e noradrenalina, estimula o surgimento de novos neurônios, melhorando a capacidade cognitiva, diminui os níveis de cortisol (o hormônio do estresse).

Há inúmeras modalidades de exercícios. Procure alguma que seja prazerosa para você e que combine com a sua personalidade. 🚲🎾⚽

Beba água

A água tem papel importante na desintoxicação do organismo, na regulação da temperatura corporal, na sensação de saciedade, na hidratação de todo o corpo, na manutenção da beleza da pele e dos cabelos. Isso se deve ao fato de atuar em diversas reações dos nossos sistemas.

O ideal é beber, no mínimo, 2 litros de água por dia. Assim, tenha sempre uma garrafinha de água para beber ao longo do dia. Não espere sentir sede, pois isso já é um sinal de desidratação.

Não exija demais de si mesma

Traças metas e objetivos e ter foco em uma rotina saudável para manter ou melhorar a qualidade de vida é importantíssimo. Entretanto, o radicalismo gera uma grande frustração que, consequentemente, poderá levar tudo por água abaixo.

Para evitar que isso aconteça, crie objetivos alcançáveis e procure levar tudo tranquilamente. Caso não consiga atingir determinada meta, não desanime e recomece sempre que preciso.

Faça exercícios de respiração

Separar alguns minutinhos do dia para respirar profundamente é uma das receitas para combater os desgastes mentais e físicos, além de evitar a insônia. Desse modo, aumenta a sensação de bem-estar e promove o relaxamento do corpo todo. Ainda, estimula a oxigenação do organismo, contribuindo para a saúde.

Enfim, manter uma rotina saudável é o segredo da qualidade de vida e da longevidade. Como você viu, basta incluir alguns hábitos bastante simples no cotidiano para poder usufruir de todos os benefícios apresentados.

Então, se você ainda não iniciou seu planejamento de vida com mais saúde, nunca é tarde para começar!

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Tem mais dicas a acrescentar? Então, deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias e opiniões sobre o assunto!

 

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