7 tipos de produtos para cabelos essenciais para ter em casa

tipos de produtos para cabelos
6 minutos para ler

Ter um cabelo lindo e saudável é o desejo de toda mulher 💁‍♀️ e, para isso, os cuidados com os fios devem ser diários. Mesmo que você frequente o cabeleireiro com certa regularidade, ter os tipos de produtos para cabelos certos em casa garante a preservação e a continuidade dos tratamentos feitos em salão. 💇‍♀️

Na hora das compras, é importante atentar às necessidades do seu fio e qual o seu tipo de cabelo. As cacheadas e crespas precisam de mais hidratação, por exemplo, enquanto quem tem o cabelo descolorido deve apostar em produtos reconstrutores.

Quer montar o seu arsenal e começar, agora mesmo, a cuidar melhor dos fios? Descubra quais os 7 principais tipos de produtos para cabelo que toda mulher deve ter em casa. Confira! 🤩

1. Shampoo

Cabelo limpo é fundamental, tanto para evitar a proliferação de bactérias quanto para que os ativos presentes nas máscaras possam ser melhores absorvidos.

Na hora de escolher o seu shampoo ideal, é preciso ficar atenta à embalagem. 🧐Escolha produtos desenvolvidos especialmente para o seu tipo de cabelo, seja ele seco, oleoso, misto ou com química.

Shampoos transparentes, normalmente, são mais limpantes e perfeitos para quem tem cabelo misto ou oleoso. Já as versões peroladas costumam ser mais hidratantes, indicadas para cabelos cacheados e crespos.

Na hora da aplicação, espalhe primeiro o produto nas mãos e, depois, aplique somente na raiz, massageando suavemente. O comprimento deve ser lavado apenas com a espuma que escorre pelos fios. Cabelos secos não devem ser lavados todos os dias, esse hábito pode retirar a oleosidade natural dos fios e torná-los ainda mais ressecados. 😫

2. Máscara

Ao contrário do que muita gente acredita, a máscara deve ser aplicada logo após o shampoo e engana-se quem pensa que são todas iguais. Podemos dividi-las em três principais grupos, de acordo com sua composição.

Hidratação

As máscaras de hidratação são responsáveis por reter a água na fibra capilar. Elas deixam seus cabelos mais macios e brilhantes, contando com ativos hidratantes, como a aloe vera, o pantenol e a glicerina.

Se o seu cabelo está saudável e não tem químicas, você pode utilizar somente a máscara de hidratação uma vez por semana.

Nutrição

Já as máscaras de nutrição são as que repõem lipídios nos fios, sendo assim, são ricas em óleos vegetais e manteigas que deixam os cabelos mais encorpados, alinhados e sem frizz. São indicadas para utilização alternada com a hidratação em cabelos com químicas leves. 👩‍🔬

Reconstrução

tipos de produtos para cabelos

Por fim, as máscaras reconstrutoras são as que repõem aminoácidos e auxiliam na reestruturação dos fios danificados. Sua composição é rica em queratina, arginina, proteínas e aminoácidos e deve ser utilizada uma vez ao mês, em cabelos que passaram por processos químicos, como descolorações e mechas. Nas outras semanas, você deve alternar entre os demais tipos de tratamento.

Na hora da aplicação, é preciso consultar o rótulo e seguir o tempo de pausa indicado pelo fabricante. Existem máscaras rápidas que agem em apenas 3 minutos, enquanto outras precisam ficar no cabelo por mais tempo.

3. Ampolas

Está sem grana para ter 3 tipos de máscara em casa? As ampolas são soluções baratas e simples, que vão ajudar você a manter os fios saudáveis. Esse produto, concentrado, vem em uma dose única e pode ser encontrado de diversas marcas e componentes.

Seu cabelo está ressecado? Aposte em versões com óleo de argan e manteiga de karitê. Já quem está com a fibra danificada deve investir em uma boa recarga de queratina.

4. Condicionador

Esse é outro produto essencial que você precisa ter em casa e vamos explicar o porquê. Quando você aplica o shampoo, as cutículas do fio se abrem para que ele seja limpo corretamente. Em seguida, você aplica a máscara que será absorvida pelos cabelos, porém, ela não é capaz de fechar novamente as cutículas, para isso, existe o condicionador.

Na hora da escolha, a dica é a mesma do shampoo. Tenha em mente o seu tipo de cabelo e escolha um produto específico para ele.

5. Protetor térmico

Faz uso de secador e chapinha com frequência? Nesse caso, o protetor térmico é fundamental para proteger a estrutura dos fios dos danos causados pela temperatura elevada. Existem versões cremosas e em spray, e você deve aplicar o produto em toda a extensão dos fios antes de usar as ferramentas.

6. Óleo reparador

O famoso reparador de pontas é outro queridinho que você deve ter sempre em casa e na bolsa. 👜 Ele é um excelente produto para alinhar as pontas, selar a cutículas e dar brilho aos fios sem pesar. É um bom produto também para quem sofre com frizz e fios arrepiados.

7. Finalizador

Por fim, está o finalizador e, nessa categoria, as opções são inúmeras e o produto certo vai depender do seu tipo de cabelo e qual o objetivo buscado.

Creme de pentear

Os cremes de pentear são clássicos e ajudam os fios a ficarem hidratados por mais tempo. São encontrados em diversas texturas e mais indicados para cabelos cacheados e crespos.

Ativador de cachos

Para curvas bem definidas, a dica é utilizar também um ativador de cachos. As texturas variam e o produto pode ser encontrado em forma de cremes, géis, gelatinas e manteigas. No entanto, a função desse produto não é hidratar, por isso, é importante não abrir mão do creme de pentear e sim complementar utilizando os dois.

Mousse e leave-in

Os mousses e leave-in tem uma textura mais leve e são indicados para cabelos ondulados e que pesam facilmente. Eles evitam que o cabelo fique oleoso e ajudam a texturizar as ondas, deixando-as com um aspecto natural.

Pomada

Uma ótima opção para a estilização dos cabelos curtos e também para garantir penteados que durem por mais tempo. Além disso, esse produto pode ser utilizado por quem tem fios muito finos, para dar mais volume e tirar aquele ar certinho do visual. 🤓

Defrizante

tipos de produtos para cabelos

A melhor opção de finalizador para os cabelos lisos, o defrizante hidrata sem pesar, alinha e reduz os fios arrepiados. O produto também prolonga o efeito liso, criando uma barreira contra a umidade e o suor, além de facilitar a escovação.

Cuidar dos fios em casa, criando uma rotina de lavagem, tratamento e finalização é a melhor forma de garantir que eles fiquem saudáveis e bonitos. Agora, que você já sabe quais são os tipos de produtos para cabelos essenciais que você deve ter, é só iniciar a trilha rumo as madeixas incríveis. 👧

Gostou das dicas? Descubra também quais as causas da queda de cabelo e como tratá-la!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-