Como escolher o tratamento adequado para olheiras escuras? Descubra!

6 minutos para ler

A velha base ou o corretivo não são as únicas ferramentas possíveis para atenuar o efeito das temidas “bolsas” na região dos olhos. Afinal, o tratamento para olheiras escuras é uma realidade possível para todos os públicos e orçamentos. Há diversas soluções práticas para disfarçar aquele efeito escuro e inchado da pele.

É importante dizer que, além das soluções estéticas oferecidas pelo mercado, adquirir hábitos saudáveis também é primordial para acabar de vez com as temidas bolsas abaixo dos olhos. Ficou super curioso para saber quais são os melhores métodos para dizer adeus as olheiras? Então, acompanhe o post a seguir e saiba tudo sobre o assunto 😍!

O que pode causar olheiras?

Como escolher o tratamento adequado para olheiras escuras? Descubra!
                                                                          Há muitas causas para olheiras escuras

As temidas olheiras podem surgir por inúmeros motivos que, na grande maioria dos casos, dependem de fatores genéticos e de hábitos que adquirimos ao longo dos anos. Vejamos quais são os casos mais comuns.

Hereditariedade

Assim como herdamos características físicas de nossos familiares, a tendência a ter olheiras também pode ser transmitida de geração em geração. Em casos como esse, o acúmulo de vasos sanguíneos nas pálpebras é visível, praticamente, 24h por dia.

Entretanto, a vermelhidão pode se acentuar no local quando a pessoa passa por situações de grande estresse, cansaço e, até mesmo, mudanças hormonais durante o ciclo menstrual, por exemplo.

As olheiras de origem genética têm, na sua grande maioria, a concavidade na região intraocular mais acentuada do que em casos de bolsas esporádicas. O envelhecimento precoce ou o emagrecimento acelerado são fatores externos que podem contribuir para evidenciar ainda mais a condição.

Excesso de pigmentação

As olheiras pigmentares são aquelas que surgem a partir do formato anatômico do côncavo (olhar mais fundo) e têm coloração acastanhada ou azulada, dependendo da quantidade de vasos sanguíneos na região. Este tipo de olheira é muito comum entre descendentes de árabes, indianos e japoneses 🧕.

Acúmulo de gordura

Algumas pessoas apresentam uma maior quantidade de gordura que protege o globo ocular — as famosas “bolsinhas de gordura” abaixo dos olhos. A proeminência adiposa tende a ocorrer com maior acentuação após os 35 anos, quando o metabolismo do corpo fica mais lento e a gordura começa a ceder.

Falta de proteção solar

É sabido que o sol pode causar infinitos problemas de pele, como manchas, queimaduras e, em casos extremos, o câncer de pele. Entretanto, um fato que muitos desconhecem é que a falta de proteção na região da face pode acentuar mais a coloração escura das olheiras. Por isso, é fundamental priorizar o cuidado na região investindo em filtros solares específicos para a proteção do rosto.

Cansaço extremo

Uma noite mal dormida já é o suficiente para que olheiras escuras apareçam. Isso acontece devido à alta produção do hormônio cortisol, que ocorre toda vez que o corpo se encontra demasiadamente cansado. O cortisol atua na dilatação dos vasos sanguíneos, causando manchas escuras na pele, principalmente, no rosto.

Por isso, além de soluções clínicas ou caseiras, recomenda-se, também, melhorar hábitos do sono para que as olheiras sejam amenizadas com maior precisão.

Quais são os principais tratamentos para olheiras escuras?

Como escolher o tratamento adequado para olheiras escuras? Descubra!
                                                                Confira os melhores tratamentos para olheiras escuras

Entre as opções paliativas — de rápida e efêmera durabilidade — as mais comuns e procuradas são as intervenções com laser, peeling e o preenchimento com ácido hialurônico.

O laser e o peeling são indicados para olheiras pigmentadas e de origem genética, pois auxiliam na redução visível da coloração e no tamanho das bolsas. São procedimentos realizados em clínicas de estética e consultórios dermatológicos. O preço tende a variar de R$800 a R$1.200, dependendo do profissional e procedimento escolhido💸💸.

Já o ácido hialurônico deve ser evitado em pacientes que possuem bolsas de gordura abaixo dos olhos pois, devido ao inchaço natural do procedimento, o efeito pode ser o inverso do esperado. Portanto, se você possui olheiras com excesso de gordura, consulte um especialista para indicar o melhor método para eliminar as saliências (cirurgia plástica pode estar entre eles).

Alguns cosméticos desenvolvidos com alta tecnologia também são ótimas ferramentas para auxiliar no tratamento de maneira nada invasiva.

BEYOUNG Instant  é um produto que promete suavizar olheiras, reduzir linhas de expressão e deixar a pele até 15 anos mais jovem. A fórmula do BEYOUNG Instant foi desenvolvida para a mulher brasileira, contemplando todas as particularidades de diferentes tipos e tons de pele. Pode ser usado em qualquer idade ou fase da vida, atuando tanto na prevenção de marcas de expressão e rugas, como no tratamento das mesmas.

O produto não é, necessariamente, um tratamento, mas pode ser utilizado diariamente e tem composição hipoalergênica, com excelente aceitação epidérmica.

Vale dizer que o BEYONG Instant não é um produto de efeito imediato nem permanente. A marca acredita tanto na eficácia do produto que, se você não ficar satisfeita com os efeitos prometidos pelo cosmético, o valor investido é devolvido 100%, de acordo com os termos e condições.

Dermocosméticos elaborados a partir de substâncias naturais também podem auxiliar na redução das olheiras escuras. Afinal, ao hidratar a pele com produtos à base de camomila ou pepino, por exemplo, a pele tende a ficar mais uniforme e iluminada, suavizando o aspecto cansado da região. Compressas frias na região com máscaras estéticas também podem auxiliar na redução do inchaço no local.

Vale dizer que, tanto os cosméticos quanto as opções clínicas não são permanentes e devem ser reaplicas ou refeitas de acordo com a indicação de profissionais da área. Afinal, olheiras podem surgir a qualquer momento da vida, dependendo das condições biológicas e comportamentais de cada um.

Viu como o tratamento para olheiras escuras pode ser simples e eficaz? É importante complementar que, além de investir em procedimentos estéticos, você também precisa mudar alguns hábitos para que o procedimento seja ainda mais duradouro.

Portanto, procure descansar e dormir bem, não fume, não exagere no consumo de bebidas alcoólicas🍻 e alimentos gordurosos 🍧. Utilize sempre o protetor solar e cuide diariamente da pele.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer receber dicas exclusivas sobre beleza, estilo de vida e cuidados com a pele, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no universo feminino 😊👄💅🤳!

 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-